Gastronomia - 20/04/2013

Chico Figueiredo chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 19 de abril de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 20/04/2013
Gastronomia - 20/04/2013

SIMONE NEVES 
GERENTE DO RESTAURANTE VIVA RÔ!

NÃO COME: Tomate.
COME DE JOELHOS: Bacalhau. 
GOSTA DE COZINHAR: Uma massa para minha família. 
SOBREMESA: Qualquer doce com banana ou abacaxi. 
BEBIDA QUE APRECIA: Vinho.
BOTECO PREDILETO: ShowRasquinho.
RESTAURANTE PREDILETO: Viva Rô!
PARA ALMOÇAR: Uma boa comida caseira. 
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Cabo Frio.
SERRA OU MAR: Serra.
UM JANTAR INESQUECÍVEL: No Galápagos, em Cabo Frio, um jantar feito pelo meu sobrinho Danilo.
O QUE SER BEM SERVIDO: Simpatia, educação e agilidade. 
O QUE É SERVIR BEM: Atender os clientes sempre com um sorriso. 
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Os shoppings, os restaurantes, Country Clube.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Falta de respeito no trânsito, os rios poluídos, os lixos nas ruas.  
UMA SAUDADE: Meu pai.
UM SONHO: Ver meus filhos bem encaminhados.  
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO?: Ter mais restaurantes com bons chefes.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Uma cidade para amar, curtir e adotar”! 


minutas

- AS MENINAS ENCANTADORAS DA CIDADE – Que o restaurante Viva Rô! é excelente, ninguém tem dúvidas! Mas não é só pela gastronomia, ou o aconchegante espaço, ou o carisma e a simpatia do casal Harald e Rô! É também e muito, pelas maravilhosas meninas que sempre nos atende tão bem! Simone, irmã da Rô, está para o restaurante assim como o encantador casal proprietário. Ela está ali desde quando o restaurante tinha outro endereço. Simone comanda o salão com maestria, atendimento, carinho e conhecimento de tudo que se passa ali. É simpática e sabe receber o cliente na medida certa sem a intromissão bastante conhecida de alguns garçons em determinados espaços. É uma excelente gerente! Fora do seu local de trabalho, Simone é uma pessoa caseira, amante da leitura, bons filmes e ainda gosta muito de curtir seus filhos e netos. Gosta muito também, de conhecer lugares novos e fazer belas caminhadas com seu marido e ultimamente está às voltas com as compras para mais um netinho que, aliás são os xodós de Simone! Um viva para todas as garçonetes e gerentes da cidade! Um viva bem grande para o delicioso Viva Rô! E um viva maior ainda para Simone Neves e sua linda família!

dicionário

GNOCCHI – Prato típico da culinária italiana é preparado à base de batatas cozidas e amassadas com um pouco de farinha de trigo, manteiga e ovos. A massa, depois de pronta, é cortada em pequenos cilindros que são, então, cozidas em água e sal. Consta ser esta uma das primeiras massas caseiras italianas. Inicialmente feita com semolina de trigo, a partir do século XVII passa a ser preparada com batata, que, associada à farinha de trigo, torna-se a base da fórmula utilizada hoje. Sua massa permite uma série de variações que são conseguidas pela adição de diversos ingredientes: pão, polenta, espinafre, ameixa, abóbora, castanha, ricota, cenoura e muitos outros. Existem dois outros pratos tradicionais de gnocchi: o gnocchi alla romana, elaborado com semolina; e o da Toscana, feito com polenta cozida em água e sal e aromatizada com queijo. Tradicionalmente, usa-se comer gnocchi no dia 29 de cada mês, com uma nota de dinheiro debaixo do prato. Segundo a crença popular, isso traz riqueza.

receitas

PIZZA DE POLENTA

Ingredientes: 3 xícaras de água divididas, 1½ xícara de farinha de milho, 1 pitada de sal, 2 colheres de sopa de azeite, 1 cebola média, 150g de cogumelos, 1 xícara de molho simples de tomate para espaguete ou pizza, ¼ de xícara de azeitonas pretas fatiadas, 100g de linguiças defumadas em fatias finas e 100g de mussarela ralada.

Modo de preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 200°C (forno médio). Unte levemente uma fôrma para pizza, ou tabuleiro, de 30 cm. Base da pizza de milho: em uma panela média, ferva 1½ xícara de água. Enquanto isso, em uma tigela média, misture o resto da água, a farinha de milho e o sal. Usando um batedor de arame, misture a farinha de milho na água fervendo.
2. Cozinhe a farinha de milho até engrossar (cerca de 2 minutos), mexendo de vez em quando. Estenda-a formando uma camada uniforme, de 30 cm de diâmetro, na forma ou assadeira, e faça uma borda fina. Cozinhe no forno por 15 minutos.
3. Enquanto isso, fatie a cebola e os cogumelos. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite em fogo moderado. Junte a cebola; refogue 3 minutos e acrescente os cogumelos, refogando até amaciá-los (cerca de 3 minutos). Retire a frigideira do fogo.
4. Retire a base para pizza do forno e cubra-a com o molho para espaguete ou pizza. Distribua sobre o molho a cebola, o cogumelo, a linguiça e as azeitonas. Polvilhe a pizza com a mussarela e asse até a cobertura borbulhar (cerca de 15 minutos). Corte a pizza em fatias e sirva.

Rendimento: 4 fatias.

Notas: Outro dia saboreei essa delícia feita com farinha de milho, receita essa já dada por mim há alguns anos. Mais achei tão gostosa que resolvi repeti-la! Experimentem! É uma delícia!


GNOCCHI COM MOLHO FONTINA

Ingredientes: 200g de queijo fontina, finamente picado, 125ml de natas, 80g de manteiga, 2 colheres de sopa de Parmesão ralado na altura e 400g de gnocchi fresco de batata.

Modo de preparo:

1. Misture o queijo fontina, as natas, a manteiga e o parmesão numa panelinha em banho-maria. Mexa de vez em quando, durante 6 a 8 minutos, ou até que o queijo tenha derretido e o molho esteja homogêneo e quente.
2. Faça o gnocchi como de costume: numa panela grande com água fervente e sal, cozinhe durante 2 minutos, ou até que o gnocchi flutue.
3. Escorra o gnocchi com uma escumadeira, e sirva com o molho por cima. Pode guarnecer com folhas frescas de orégano, ou outra erva fresca.

Rendimento: 4 porções.

Notas: O queijo fontina é um queijo semi-duro dos Alpes italianos, tem uma textura cremosa e um sabor adocicado. Come-se como queijo de mesa, mas é também ideal para cozinhados, pois derrete completamente, dando um creme rico e grosso. Usa-se em molhos para massa e legumes e é o ingrediente principal do famoso fonduta, a versão piemontesa da fondue. Em caso da falta do queijo, faça uma fondue de queijo tradicional, não é a mesma coisa, mais se quebra um galho! 

                                             BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade