Minutas
Este é um momento muito difícil: escrever sobre o Licínio. Ainda mais tendo uma esposa como a Beth! Licínio e Beth são espetaculares! O casal é de um carisma e de uma generosidade que sempre nos surpreendem. O querido amigo é um anfitrião nato e sua esposa não fica atrás. Eu e o Felga de Moraes (leia-se Gama) fomos recebidos com tanto carinho no jantar da Soamar, no Sanatório Naval, que ficamos emocionados. Tive o imenso prazer de ser aluno de Beth e de assistir a seu casamento com Licínio, quando ainda estudava em Nova Friburgo. Anos depois encontrei-os no Rio e os revi casadíssimos e felizes! Hoje são essas pessoas admiráveis que poucas cidades têm. Licínio (Soamar) recebeu uma homenagem do Gama com uma escultura especialmente feita por Felga, junto ao monumento a Dom João VI, de que há muito era merecedor. Enfim, esse casal é amável, representativo, admirado, dançarino, beijoqueiro, presente, envolvente, respeitado, amigo e parceiro! Um viva bem grande ao Licínio, à Beth do Licínio, ao casal! E à Soamar!
- Os empresários da gastronomia marcaram um bolão (ou panelas) na inauguração do Monumento a Dom João VI. Estiveram presentes Jorge Bräuniger (Bräun & Bräun), Rô e Harald (Viva Rô), Roberto Botto (restaurante Botto’s) e o Helinho (Pizzas do Cônego). É disso que precisamos, uma comunhão entre todas as artes!
Dicionário
HADOQUE – Peixe da família do bacalhau, embora de tamanho menor, pescado no mar do Norte, na costa da Alemanha, da Inglaterra a da Holanda. Usado quase sempre defumado, quando fresco é branco e tem sabor leve. Por sua carne firme, pode ser preparado de inúmeras maneiras. Seu processo de defumação originou-se numa aldeia escocesa, Findon, perto de Aberdeen. No Brasil, é facilmente encontrado já defumado. Serve-se geralmente com molho branco ou de manteiga. Muito apreciado no mundo todo, é considerado um prato de alta categoria.
De minuta
(Para este espaço, envie e-mail à coluna com 20 dias de antecedência).
- A confeitaria Paraíso Verde está com um cardápio especial para a ceia de Natal. Telefones: 2542-2100 e 2542-2111.
- O Crescente Gastronomia também está com cardápio para sua ceia de Natal. Tel.: 2523-4616.
- A Nelson Flores tem arranjos e buquês apropriados para o Natal. Tel.: 2522-7758.
- Correção: O nome do marido de minha amiga Joelma, perfilada nesta coluna, é Paulo Prati, funcionário do Banco do Brasil em Sumidouro.
Perfil
LICÍNIO JOSÉ DA SILVA
ADVOGADO/PRESIDENTE
DA SOCIEDADE DOS AMIGOS DA MARINHA DE NOVA
FRIBURGO - SOAMAR
NÃO COME: Comida mal feita.
COME DE JOELHOS: O bacalhau feito pela Beth do Licínio, receita de família.
GOSTA DE COZINHAR? Não, mas faço um hadock que é um luxo!
SOBREMESA: Frutas.
BEBIDA QUE APRECIA: Vinho.
BOTECO PREDILETO: O do Chuchu.
RESTAURANTE PREDILETO: Truta & Boa Cia.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Lisboa.
JANTAR INESQUECÍVEL: O que aconteceu em Cabo Frio em plena lua-de-mel, à luz de velas.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Receber tratamento refinadamente simples, em uma refeição exemplar.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A natureza, o povo e a cultura, que é muito boa.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Ter que assistir a pessoas atirando lixo pelos logradouros da cidade e nos rios e as calçadas mal conservadas.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Divulgar, principalmente entre os friburguenses, as excelentes opções gastronômicas de Nova Friburgo.
Receitas
PERU COM RECHEIO DE NATAL
Ingredientes: Um peito de peru pronto para assar, 200g de fígado de galinha e 300g de carcaça de frango, uma cebola graúda picada, cheiro-verde à vontade e duas folhas de louro, 4 xícaras de farinha de mandioca torrada, 2 e ½ xícaras de farinha de milho flocada e 100g de manteiga, 150g de ameixa preta, 150g de passas sem caroço, 150g de amêndoas torradas, 500g de castanha e 1 copo de vinho do Porto ou similar.
Modo de preparo:
1. Asse o peito de peru conforme as instruções do fabricante. Tempere os fígados com uma colher de sopa de cebola bem picada, sal, pimenta, louro e uma parte do Porto. Refogue num pouco de manteiga e reserve. Retire os caroços de ameixa preta e coloque macerando junto com as passas no restante do vinho do Porto. Cozinhe as castanhas e descasque-as ainda quentes. Numa panela grande, refogue a carcaça de frango com o restante da cebola na metade da manteiga. Junte cheiro-verde, louro, um pouco de água e tampe a panela, deixando em fogo brando. O objetivo é formar um bom molho. Numa vasilha grande, coloque a farinha de milho, esfarelando bem com a mão, e a de mandioca. Misture bem e tempere com sal. Derreta a manteiga numa panelinha, despeje nas farinhas e também misture bem. Regue com o molho, reservando uma parte, e misture bem. Junte o fígado, o cheiro verde, as ameixas, as passas, metade das castanhas e as amêndoas. Misture tudo e corrija o tempero. Coloque a mistura numa panela para cozimento a vapor, ou cuscuzeira, e deixe cerca de 15 minutos, para aquecer e ficar mais úmido. Coloque numa forma grande, desinforme num prato redondo bem bonito e decore com as castanhas inteiras, amêndoas e, em volta, as fatias de peito de peru, regadas com o restante do molho.
Rendimento: 8 porções.
Nota: Pode ser usada a ave inteira, recheando o peru com a farofa. Se desejar, acrescente outros miúdos de frango, como moela e coração.
FELIZ NATAL E BOM APETITE!
Deixe o seu comentário