Gastronomia - 20 a 22 de agosto 2011

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 20 a 22 de agosto 2011
Gastronomia - 20 a 22 de agosto 2011

minutas

- Um jovem com muito talento! Jander Nogueira está com uma brilhante exposição de fotografias no Centro de Arte, e sobre um tema raramente visto e que tem deixado os visitantes maravilhados. A exposição, com o nome “Fotojudaísmo”, além de muito bem clicada, ainda nos dá uma aula sobre o tema. Formado em fotografia pela Estácio/Rio, nosso amigo já possui excelentes trabalhos na área institucional, publicidade e gosta muito de fotografar objetos. Em sua primeira exposição, Jander nos proporciona conhecer um pouco mais desta religião e de uma forma muito criativa e bela. O amigo é casado com Caryole Schumaker. Um viva bem grande a todos os fotógrafos! Um viva bem grande a Jander e sua família! Um viva bem grande a toda a comunidade judaica friburguense!

dicionário

KUGEL – Tradicionalmente servido no Sabbath judaico, é um pudim salgado, feito com batatas ou macarrão, incluindo, eventualmente, carne ou legumes. Serve-se como prato de acompanhamento. Existe também uma versão doce, com passas e especiarias.

CHALAH – Tradicional pão judaico é servido no Sabbath, em ocasiões cerimoniais e mesmo no dia a dia. É um pão fermentado feito com ovos, com textura aerada. Embora exista em diversos formatos, sua forma original é a trança.

perfil

JANDER NOGUEIRA FOTÓGRAFO

NÃO COME: Carne nenhuma. Sou vegetariano.

COME DE JOELHOS: Sinceramente, arroz e feijão!

GOSTA DE COZINHAR? Gosto. Faço comidas exóticas, doces e comidas judaicas.

SOBREMESA: Pavê de qualquer sabor.

BEBIDA QUE APRECIA: Suco. Não gosto de bebidas alcoólicas.

BOTECO PREDILETO: Não frequento.

RESTAURANTE PREDILETO: Massas Castel.

O QUE PODE TIRAR VOCÊ DO SÉRIO NUM RESTAURANTE: Ser mal atendido e ver alguém ser mal atendido. Não gosto de diferenças de espécie alguma.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Friburgo. Eu amo São Pedro da Serra.

SERRA OU MAR? Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: O meu jantar de noivado, organizado pelo Condomínio Serraville.

O QUE É SER BEM SERVIDO? Ser bem compreendido quando está num restaurante.

O QUE É SERVIR BEM? Conseguir atender além dos desejos a quem estou servindo.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a história e a arquitetura.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A falta de infraestrutura, o descaso do poder público e a falta de lazer cultural.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? São excelentes esses restaurantes étnicos que a cidade tem. Falta um curso técnico e até mesmo acadêmico. A cidade é muito rica gastronomicamente para ser tão mal aproveitada.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: O povo e até mesmo a cidade precisam aprender a olhar pra fora... Precisamos pensar no futuro!

receitas

BOLO DE BATATA DOCE – KUGEL

INGREDIENTES: 6 batatas doce (cerca de 1 kg), 1 cebola grande bem picada, 2 ovos batidos, ¼ de xícara de fécula de batata, ¼ de xícara de farinha de matzá, ¼ de óleo (pode ser substituído por schmmalt) e sal e pimenta-do-reino.

MODO DE PREPARO: Descasque as batatas e rale-as no ralo fino. Pré-aqueça o forno (375°C). Unte uma forma alta com margarina e uma colher de sopa de óleo. Misture a batata com todos os ingredientes, mexa bem e enforme. Asse até ficar dourado e escuro, por cerca de 1 hora. Desenforme e sirva acompanhado de assados.

CHALAH – PÃO JUDAICO

INGREDIENTES: Uma colher de chá de sal, 1 colher de sopa de açúcar, 8 xícaras de farinha de trigo, ½ xícara de mel, 30 g de fermento biológico, sementes de papoula, 1 e ½ xícaras de óleo vegetal, 4 ovos e uvas passas (opcional).

MODO DE PREPARO: Coloque o fermento em uma tigela e dissolva com 1 xícara de água morna e o açúcar. Deixe descansar por 3 minutos. Bata 3 ovos com o mel e adicione a água morna restante, o óleo e o sal. Acrescente a esta mistura a mistura com o fermento, misturando bem com uma espátula. Vá acrescentando farinha a esta mistura, encorpando 1 xícara de cada vez, misturando bem a cada adição. A massa ficara pegajosa. Acrescente as uvas passas, se for utilizá-las, acrescente mais um pouco de farinha e amasse até que a massa se solte das laterais da tigela. Despeje a farinha restante numa mesa ou bancada e coloque a massa, vá amassando até obter uma consistência lisa e macia, absorvendo a farinha da bancada. Coloque novamente na tigela e cubra com um pano. Deixe a massa crescer por volta de 1 hora, ela deverá dobrar de volume. Amasse novamente a massa por 2 minutos. Divida a massa em 3 partes iguais e role sobre a bancada de trabalho para fazer 3 tiras. Transe a massa. Coloque em uma assadeira untada, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Bata o ovo restante com um pouco de água e pincele o pão. Salpique as sementes de papoula e leve o pão para assar no forno pré-aquecido a 190°C. Asse por cerca de 25 minutos ou até que esteja bem dourado.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade