Gastronomia - 2 a 4 de outubro.

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 01 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

minutas

- Fiz questão de fazer esta coluna com Dalva na semana dos festejos da colonização alemã. Colônia esta que muito representa o desenvolvimento de nossa cidade. Temos o privilégio de sermos abraçados por vários povos e se tem uma coisa que Nova Friburgo possui é sua capacidade de atrair pessoas, coisa comprovada por sua origem – Cidade das Nações. E Dalva não poderia ficar de fora, já que é a representante maior e atual da colônia alemã. Mulher ativa e lutadora, se dedica aos trabalhos sociais, tendo a cultura como elemento transformador, educando cinco filhos (com mais um chegando), administrando a vice-presidência de serviços, cultura e turismo da Acianf, a presidência da colônia alemã, através do Centro Cultural Teuto Friburguense, e tendo como única fonte de renda sua formação clínica, em 32 anos de consultório. Com muito prazer, Dalva estampa no rosto sua alegria de viver. Estamos em festa! Viva a colonização alemã! Viva a Cidade das Colônias! Viva Dalva Brust e sua maravilhosa família!

- O Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) está com seu site no ar! Quem quiser saber um pouco mais de uma das maiores expressões culturais da cidade basta acessar www.ogrupogama.com.br. Com 46 anos de atuação, os interessados poderão matar a saudade de amigos, de pessoas e de grandes montagens do grupo. Vale a pena conferir! Falando nisso, Palhaçadas continua em cartaz no Centro de Arte, aos sábados e domingos, às 17h. Mais um sucesso do Gama!

dicionário

CHUCRUT (SAUERKRAUT) – Prato alemão que consiste em repolho branco fermentado (sauer = azedo; kraut = repolho). Depois de cortado bem fino, o repolho é cozido e fica a fermentar, com sal e sementes de alcaravia, em uma barrica hermeticamente fechada. Após três ou quatro semanas, remova-se qualquer resíduo que tenha subido, acrescentando-se mais água. Importante acompanhamento da cozinha alemã, em português, chama-se chucrute, uma derivação de choucroute, seu nome em francês. Embora se afirme correntemente sua origem alemã, na verdade o repolho fatiado e fermentado em vinho de arroz era a ração fornecida aos trabalhadores na construção da Grande Muralha da China. É grande fonte de vitamina C e B.

perfil

DALVA BRUST – PSICÓLOGA-SEXÓLOGA-ARTICULADORA CULTURAL

NÃO COME: Carne crua.

COME DE JOELHOS: Ganso do Burgomestre e carne de porco na lata.

GOSTA DE COZINHAR? Amo cozinhar, considero uma troca de energias positivas.

SOBREMESA: Aprecio muito cremes e frutas, mas nada muito doce.

BEBIDA QUE APRECIA: Vinho branco verde.

BOTECO PREDILETO: Não sei se classificaria como boteco: o Bar do Vovô, em Lumiar.

RESTAURANTE PREDILETO: Para o dia a dia tem o Gourmet Brazil; para momentos especiais, o restaurante da Casa Suíça, no Rio de Janeiro.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: O Brasil tem muitas, mas gosto especialmente do jeito mineiro de receber.

SERRA OU MAR? Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: O Dia dos Namorados, em março, na Suíça.

O QUE É SER BEM SERVIDO? Simpatia, qualidade e higiene. Sofisticação é detalhe.

O QUE É SERVIR BEM? É o prazer de servir, aí está o diferencial.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O friburguense, o céu de inverno, as matas de Macaé de Cima.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: As calçadas irregulares e as ruas ainda de paralelepípedo, porque são um risco constante de acidentes e impedem a acessibilidade; e quem diz que em Nova Friburgo não tem nada e, quando é convidado, fica em casa na frente da TV.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Discutir menos e agir mais.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: O desenvolvimento só acontece pela interação de opostos. Não existe uma verdade ou alguém detentor dela, somos vários pensadores, vários produtores, e somando as diferenças vamos dividir as dificuldades e colocar Nova Friburgo onde ela devia estar: no coração de quem vive ou visita nossa terra.

receitas

CARRÉ DE PORCO COM CERVEJA

Ingredientes: 2kg de carré inteiro, três latas de cerveja preta, duas cebolas médias picadas, duas colheres de sopa de alecrim picado, duas folhas de louro, uma cenoura picadinha, cinco dentes de alho amassados, 300ml de caldo de carne, 100ml de molho de soja, duas colheres de sopa de açúcar mascavo, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo: Tempere o carré com sal, pimenta-do-reino, cenoura, cebola e as ervas picadas. Adicione a cerveja, o caldo e o shoyo. Deixe marinar por no mínimo duas horas, coloque numa travessa e cubra com papel alumínio. Leve ao forno para assar por 1h30. Retire o papel e deixe dourar até o ponto desejado.

Rendimento: 8 porções.

Notas: Confesso que pensei em ensinar uma receita de chucrute, de joelho de porco e até mesmo de salada de batata. Mas, em se tratando da semana de aniversário da colônia alemã, não me atreveria! O que mais temos em nossa cidade são restaurantes especializados nesta culinária. Então, publico esta receita para os amantes do porco, e que façam o acompanhamento que melhor lhes apetecer!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade