Gastronomia - 2 a 4 de abril 2011

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 01 de abril de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 2 a 4 de abril 2011
Gastronomia - 2 a 4 de abril 2011

minutas

- O querido amigo Gustavo é diretor regional dos bairros Cônego e Cascatinha — bairros estes que estão sendo tratados com muito carinho. Frequentador dos bares e restaurantes do local, Barroso é incansável em conscientizar as pessoas para manter as ruas, calçadas e rios limpos e cuidar bem de nossa cidade. Um viva bem grande à família Barroso, ao Gustavo! E um viva também para o Circuito Gastronômico do Cônego e Cascatinha!

- O maravilhoso Auberge Suisse está funcionando a todo vapor, de quarta a domingo. Com os já deliciosos pratos que só o local oferece, agora o restaurante está com duas boas novidades e com preços bem convidativos. Vale a pena conferir e aproveitar não só a comida, como também a beleza do lugar.

dicionário

CHOURIÇO – 1

Tradicional linguiça portuguesa feita com carne de porco cortada em pedacinhos e curtida, durante uma semana, com sal, alho, pimenta e vinho branco. Depois da carne ser escorrida e temperada com páprica, ela é misturada com gordura e colocada nas tripas. Leva-se a defumar por quatro dias. Enquanto não é utilizada, é conservada em azeite de oliva. De aspecto semelhante a uma linguiça preta, no Brasil o chouriço é feito com sangue de porco temperado com açúcar e diversos condimentos, podendo receber também banha de rama e miúdos. É embutido em tripa grossa e cozido na temperatura de 70°C. Serve-se em fatias fritas dos dois lados, para se tornar levemente crocante. Esta linguiça é feita também na Irlanda, onde recebe o nome de black pudding, em outros países da língua inglesa, onde é chamada de blood pudding ou blood sausage, e na França, onde é conhecida por boudin noir. Mencionado por Petrônio, na Roma imperial, existia um chouriço também de sangue de porco chamado botulus.

perfil

Gustavo Dutra Barroso — Bacharel em Direito

NÃO COME: Chouriço.

COME DE JOELHOS: Frutos do mar.

GOSTA DE COZINHAR? Não.

SOBRE-MESA: Pavê de doce de leite da minha mãe.

BEBIDA QUE APRECIA: Cerveja.

BOTECO PREDILETO: Casarão de Minas.

RESTAURANTE PREDILETO: Truta & Boa Cia..

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio de Janeiro.

SERRA OU MAR? Mar.

JANTAR INESQUECÍVEL: Sempre que estejam reunidos grandes amigos.

O QUE É SER BEM SERVIDO? Não ficar esperando atendimento.

O QUE É SERVIR BEM? Servir com educação.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a natureza e o ar puro.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A falta de educação no trânsito, o desmatamento e a falta de consciência ambiental.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Um calendário único de eventos, melhor divulgação fora do município e festivais que valorizem a culinária local, como o da truta.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Dias melhores para sempre!

receitas

CALDEIRADA DE FRUTOS DO MAR

INGREDIENTES: 1kg de badejo limpo e picado em cubos, 500g de camarão médio e limpo, 500g de polvo cozido, 400g de lula em anéis, 2 cebolas em rodelas, 4 tomates em rodelas, 200ml de vinho branco seco, 2 tabletes de caldo de peixe, 500 ml de agua fervente, 2 xícaras de chá de cheiro verde picados, 1 xícara de chá de azeite, 300g de mariscos limpos, 2 folhas de louro e sal e pimenta-do-reino a gosto.

MODO DE PREPARO: Numa panela alta, arrume camadas intercaladas de frutos do mar, cebola, tomate e cheiro verde até que se acabem os ingredientes. Regue então os ingredientes com vinho branco e o azeite. Coloque as folhas de louro e leve para cozinhar em fogo médio, com a panela tampada, por cerca de 5 minutos. Dissolva os caldos de peixe na água fervente e despeje sobre os frutos do mar. Volte a tampar a panela e aumente o fogo. Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Desligue o fogo, corrija sal e pimenta e sirva bem quente.

RENDIMENTO: 6 porções.

SUGESTÃO DE ACOMPANHAMENTO: Arroz branco.

NOTA: Cuidado com o sal, pois o caldo industrializado já é bem salgado. Caso tenha um caldo feito com as cabeças dos camarões, do polvo e tudo mais, use-o e dispense água fervente. Fica bem mais gostoso. No Rian (restaurante de Copacabana), a caldeirada é muito boa e vem com ovos cozidos inteiros. Querendo, aproveite a dica. E, querendo mais ainda, cozinhe batatas inteiras. Fica muito bom!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade