Minutas
A Dirce foi a minha segunda entrevistada nesta coluna. São quase quatro anos e, como os leitores podem perceber, esta seção já mudou bastante, cresceu e vem sendo bastante apreciada. Resolvi fazer esta retrospectiva em homenagem à querida amiga Dirce, destacando ainda a brilhante exposição realizada por ela no Centro de Arte, num verdadeiro sucesso! Sob o título Dirce mostra tudo, realmente a artista não se esqueceu de nada: deu um banho de competência e bom gosto e deixou todos os visitantes apaixonados por seu trabalho. Não poderia deixar de registrar este momento dirceano, que foi uma explosão de cores e criatividade. Quem não teve a felicidade de apreciar, perdeu a oportunidade de viver um dos melhores encontros culturais do Centro de Arte deste ano. Parabéns à Dirce por todo o talento e por nos dar o prazer de apreciar suas obras. E muitos vivas para toda a família Montechiari!
Dicionário
ABAFAR – Técnica de cozimento em que os alimentos vão cozinhando lentamente em panela untada com óleo, que permanece tampada ao longo de todo o processo. O alimento cozinha no próprio suco. Em alimentos mais secos se acrescenta um pouco de água.
REFOGAR – Método de cozimento que emprega calor úmido, através do qual o alimento é parcialmente assado ou cozido em líquido. É ferver em gorduras com temperos, carnes, aves, peixes ou legumes, até ficarem tenros ou dourados, de acordo com a receita. Diferencia-se de ensopar, porque utiliza menos liquido.
SALTIAR – Processo culinário que consiste em fritar carnes, aves ou legumes em fogo forte e com gordura, sacudindo a panela para que o alimento não grude no fundo. O processo deve ser rápido.
Perfil
DIRCE MONTECHIARI
ARTISTA PLÁSTICA
RETROSPECTIVA
Chico – O que não comeria por nada?
Dirce – Como de tudo, principalmente doces, sou apaixonada!
Chico: O prato predileto, que comeria de joelhos?
Dirce – A massa especial da Tânia e a paella da Sandra, minhas filhas. Adoro também uma sobremesa de goiabada quente, catupiry, sorvete e calda de chocolate.
Chico – O que gosta de cozinhar?
Dirce – Uma sobremesa de abacaxi que faço e todos adoram!
Chico – Restaurante predileto?
Dirce – Frequento todos... Cada um tem um toque e tempero especiais.
Receitas
PENNE AO ATUM
E REQUEIJÃO CHICO FIGUEIREDO
Ingredientes:
400g de Penne (se for como prato único), uma lata de atum sólido, 70g de alcaparras lavadas e picadas, 70g de azeitonas pretas picadas, 400g de molho de tomate, 50ml de vinho branco seco, 40ml de azeite extravirgem, uma cebola média, picada, dois dentes de alho, inteiros, 150ml de requeijão cremoso, sal, pimenta e manjericão fresco.
Modo de preparo:
Cozinhe a massa em dois litros de água fervente com sal e o fio de azeite, enquanto prepara o molho. O tempo de cozimento da massa fica a critério do leitor. Aqueça o azeite e acrescente o alho e a cebola até que fiquem transparentes. Acrescente o vinho e deixe reduzir um pouco e descarte os dentes de alho. Acrescente o molho de tomate e deixe encorpar por cinco minutos. Coloque as alcaparras, as azeitonas e, por último, o atum, previamente amassado. Deixe em fogo baixo por mais cinco minutos, acrescente o manjericão, o sal e a pimenta. Escorra a massa e acrescente ao molho e por cima distribua o requeijão. Enfeite com um ramo de manjericão.
Rendimento: Quatro porções.
Notas: As alcaparras e as azeitonas contêm sal, portanto, nada de exageros, cuidado!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário