Minutas
- O multimídia Wanderson Nogueira é o cara! Com vários programas na Rádio Nova Friburgo AM, apresenta o Esportes TV Zoom, escreve sobre o tema no Portal IN360 da InterTV e ainda consegue tempo para suas outras duas colunas em A Voz da Serra, a diária Observatório e a semanal Palavreando. Sempre muito sorridente e simpático, este querido amigo é um defensor das coisas boas da cidade. Um viva bem grande a Wanderson! Um viva bem grande a toda a mídia friburguense!
- Um verdadeiro sucesso e emocionante a entrega do Troféu Benito di Paula, oferecido pelo Gama. O nosso querido mestre Jaburu, como sempre, deu um banho de competência em toda a estrutura do evento. Agora vamos aos agradecimentos dos maravilhosos parceiros: Habitare Apart Hotel, Hotel Bucsky, Hotel Maringá, Viva Rô, D. Mariquinha, Nelson Flores, Superpão, Pizzaria Papillon, Euterpe Friburguense, A Voz da Serra, Marcello Pinguim – Programa Bar’t’Papo (TVC), vereador Isaque Demani, Secretaria de Cultura e Prefeitura de Nova Friburgo.
- Muitos serão os Réveillons da cidade, opções não faltam! Um que é sempre muito bom é o do Auberge Suisse. Carne-seca suíça, queijo gruyère, tâmaras, quiche, contrafilé ao molho de ameixa, parfait de nozes e muito mais são algumas das iguarias. E ainda haverá taça de espumante e música ao vivo (R$ 120 por pessoa, telefone 2541-1260). Um que também todo ano é muito requisitado é o do Sanatório Naval, na Casa do Velho Marinheiro. Com coquetel, ceia, uma garrafa de espumante por mesa, fogos e muita animação, a festa de Réveillon está com preços bastante satisfatórios. A organização está a cargo da vice-diretora do SNNF, Maristela Araújo de Almeida (2525-9529, 2525-9537 e 9216-9803).
- Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal! Que tenhamos uma festa recheada de amigos e pessoas que amamos. E que Papai Noel lembre de todos nós!
Dicionário
PERU – Ave de grande tamanho, originária das Américas, foi levada para a Europa por Fernão Cortez, em 1519. Depois de aclimatação feita pelos jesuítas, a ‘galinha das Índias’ (como era conhecida então) começou a ser mais procurada após ter sido servida no casamento de Carlos IX, da França, com Isabel, da Áustria, em 1667. Hoje em dia é criada em diversas partes do globo. Sua carne é macia e saborosa e, dependendo da parte de onde provém, pode ser mais escura e úmida ou mais clara e seca. É encontrado inteiro ou em cortes, dos quais os mais usuais são o peito e a sobrecoxa. Geralmente é preparado assado no forno, recheado de castanhas ou sálvia e cebolas, ou ainda linguiça. Pode ser acompanhados de batatas, mandioquinha, couve-de-bruxelas, creme de milho verde, farofa, além de molho, com o de cranberries, ou de pão ou maçã. É prato tradicional do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e muito utilizado nas festividades de Natal e Ano-Novo no Brasil.
WANDERSON NOGUEIRA - JORNALISTA
NÃO COME: Frango cozido, camarão, mocotó e dobradinha.
COME DE JOELHOS: Estrogonofe, batata röstie e massas em geral.
GOSTA DE COZINHAR? Nem sei cozinhar, mas, às vezes, me arrisco.
SOBREMESA: Musse de maracujá e torta de limão.
BEBIDA QUE APRECIA: Cerveja.
BOTECO PREDILETO: Não é bem um boteco, mas, o Casarão de Minas.
RESTAURANTE PREDILETO: Massas Castel.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Nova Friburgo.
SERRA OU MAR? Serra.
JANTAR INESQUECÍVEL: Todos que tive ao lado das pessoas que amo.
O QUE É SER BEM SERVIDO: Receber a devida atenção.
O QUE É SERVIR BEM: Dispor toda a atenção.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Clima, gente e simplicidade.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Demagogia, frieza e falta de ousadia.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Incentivar o trabalho dos pequenos restaurantes.
Receitas
Peru à brasileira
Ingredientes: Um peru de 4kg a 5kg, sal, limão, bacon (fatiado) e manteiga a gosto, ½ xícara de chá de suco de limão, sal e pimenta-do-reino a gosto, uma cebola picada, uma xícara de cheiro-verde picado, cinco dentes de alho, picados, 600ml de vinho branco seco.
Recheio: Oito colheres de sopa de manteiga, 20 unidades de castanhas portuguesa cozidas sem casca, 200gr de uva-passa sem sementes, 500gr de farinha de mandioca crua, sal e pimenta-do-reino a gosto, dois dentes de alho picado, uma xícara de salsinha picada, miúdos de peru (ou frango) cozidos.
Modo de preparo dos recheios:
Para o papo: Coloque metade da manteiga numa frigideira grande e alta, deixe derreter e junte duas cebolas raladas. Refogue. Junte as passas e as castanhas. Refogue um pouco, junte 100gr de farinha e mexa para que a farinha absorva os sabores. Tempere com sal a gosto.
Para o corpo: Aqueça o restante da manteiga, refogue os miúdos picados finamente, o restante da cebola e o alho. Junte 400gr de farinha de mandioca e deixe que doure ligeiramente, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta. Por último, acrescente a salsinha e cebolinha e desligue o fogo.
Modo de preparo: Lave o peru, esfregue nele o limão e o sal para tirar qualquer cheiro; enxágue-o bem. Tempere e deixe-o, já de véspera, na geladeira, de molho nos temperos, virando a cada quatro horas. No dia seguinte prepare os dois recheios e recheie o peru com cuidado para não encher de mais o papo, costurando depois as cavidades. Se sobrar farofa, pode ser servida depois, junto com o peru. Prenda as pernas do peru uma na outra, decorando, se gostar, com papel recortado preso com uma linha. Besunte-o todo com manteiga, coloque-o na assadeira de papo para cima. Cubra todo o peito com fatias de bacon. Regue com metade da vinha d’alhos, passada na peneira. Cubra com papel alumínio e leve a assar em forno quente. Após uma hora e meia, descubra-o, regue com caldo da assadeira e volte ao forno ainda coberto. Uma hora depois, descubra-o e deixe até que tome um tom dourado escuro, regando a cada 15 minutos com o caldo da assadeira. Se o caldo secar, coloque mais da vinha d’alhos coada. Retire da travessa e decore com o resto da farofa, cheiro-verde e castanhas inteiras. Ou use a sua imaginação e decore com os ingredientes de sua preferência.
Rendimento: 25 porções.
Notas: Se usar o peru temperado, lave-o e tempere sem o sal. Esta é uma opção de carne bem tradicional no Natal. Faça outros acompanhamentos ou, se quiser uma coisa mais simples, sirva algumas frutas de época e aproveite a festa!
BOM APETITE E FELIZ NATAL!
Deixe o seu comentário