minutas
- O grande amigo, coronel Robadey, nascido em Cantagalo, mas friburguense por opção, mora em Nova Friburgo há 25 anos. Com a incumbência e a responsabilidade de cuidar das encostas, principalmente depois dessa tragédia, Robadey conta com a ajuda de todos nós. Afinal de contas, somos nós os responsáveis por nossas montanhas e rios. E se começarmos a cuidar com mais amor e carinho, certamente muitas outras tragédias poderão ser evitadas ou amenizadas. Oficial do Corpo de Bombeiros, estudante do Colégio Anchieta, cursou também Direito, profissão esta que pretende exercer muito em breve. Pai de Júlia, Robadey tem um grande carinho por nossa cidade e certamente fará de tudo para que Nova Friburgo seja ainda mais bela e que atraia cada vez mais turistas e amigos que amam esta região. Um viva bem grande à família Robadey! Um viva bem grande à mais formosa flor das montanhas do Brasil.
dicionário
MOLHO – Basicamente, molho é um líquido espesso e saboroso que acompanha um alimento, com a finalidade de acentuar seu sabor. Nascido da necessidade de salgar (sauce, salsa), temperar por igual um alimento, passou depois a apenas “molhar” e completar o alimento. Aspecto muitíssimo importante de um prato, o que é corroborado por um axioma francês, “La sauce fait manger”. Pode chegar a ser até mais importante do que o próprio prato, como sugere um dito popular nordestino: “Faça molho e bote pedras”. Antigamente os molhos eram usados mais para disfarçar o odor desagradável do alimento que, muitas vezes, já começava a se deteriorar, do que para realçar seu sabor. Eram feitos inicialmente de vinagre e sal e, depois, acrescidos de azeite, cebola e outros temperos. Os franceses foram os responsáveis por refinar e sofisticar a arte de fazer molhos. Foi o chef francês Antonin Carême que, no século XIX, criou uma metodologia pela qual todos os molhos existentes são classificados vinculados a cinco básicos: molho espagnole, um caldo básico escuro; molho velouté, caldo básico leve, molho béchamel, molho básico branco, maionese e hollandaise, molhos emulsificados; e vinaigrette, combinação de vinagre e óleo.
perfil
CEL. ROBERTO ROBADEY JÚNIOR
DEFESA CIVIL
NÃO COME: Jiló.
COME DE JOELHOS: Abóbora com carne seca.
GOSTA DE COZINHAR? Não. Não cozinho nada.
SOBREMESA: Pudim de leite.
BEBIDA QUE APRECIA: Jack Daniel’s.
BOTECO PREDILETO: Bar América.
RESTAURANTE PREDILETO: Crescente Gastronomia.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Paris.
SERRA OU MAR? Serra.
JANTAR INESQUECÍVEL: O jantar de ontem.
O QUE É SER BEM SERVIDO: Simplicidade e atenção.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, os amigos e a minha mãezinha querida.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Calor, calor e calor.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Divulgar mais os eventos. Quando ficamos sabendo, já passou. Nossa gastronomia é maravilhosa e meus amigos ficam apaixonados.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: No final dá tudo certo. Se não está tudo certo, é porque não chegou ao final.
receitas
MOLHO DE HORTELÃ
Ingredientes: 1 maço de hortelã (apenas as folhas), uma xícara de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto, uma colher de sopa de limão ou vinagre.
Modo de preparo: Pique a hortelã bem miudinha (é desaconselhável bater no liquidificador ou processador, pois muda o sabor, deixando com gosto de mato). Acrescente o limão. Junte o azeite aos poucos, batendo com um batedor de arame ou garfo, para que fique cremoso. Tempere a gosto.
Acompanhamento: Carneiro, saladas.
MOLHO GOLF
Ingredientes: 3 colheres de maionese (light, se preferir), ½ colher de sopa de catchup, gotas de limão.
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes. Querendo, acrescente gotas de molho inglês ou shoyu.
Acompanhamento: Saladas de folhas ou verduras, iscas de peixe etc...
MOLHO DE TOMATE
Ingredientes: 2kg de tomate maduro (débora ou italiano), cortado ao meio, sem semente, 6 colheres de azeite, uma cebola pequena, 2 dentes de alho amassados, uma pitada de cominho (opcional), sal e pimenta-do-reino a gosto e folhas de manjericão.
Modo de preparo: Numa panela, coloque os tomates e deixe amolecer bem. Depois passe pelo passador de legumes ou peneira. Leve ao fogo 6 colheres de azeite e refogue a cebola e o alho. Junte os tomates processados e a pitada de cominho. Cozinhe por 15 minutos em fogo baixo. Acerte o sal e a pimenta e finalize com folhas de manjericão.
Acompanhamento: Massas, pão com alho, etc..
MOLHO 4 QUEIJOS
Ingredientes: Duas colheres de sopa de azeite extra virgem, uma colher de chá de alho picado, 200g de mussarela ralada, 200g de parmesão ralado, 200g de gorgonzola ralado, 500ml de creme de leite fresco, 200g de catupiry e 1 copo de leite.
Modo de preparo: Aquecer ligeiramente o azeite no fogo baixo, dourar o alho e acrescentar o leite; em seguida (antes que o leite ferva), acrescentar os quatro queijos (sempre no fogo baixo). Mexer sem parar, até virar uma pasta. Depois acrescentar o creme de leite e mexer mais, até que fique bem homogêneo. Tirar, servir quente sobre massas, carnes, legumes, pão, ou o que preferir.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário