LIQUIDIFICADOR! Vamos facilitar a vida!
Desde 1910, com o surgimento do liquidificador, tudo mudou na cozinha! Mas demorou ainda três décadas para que esse insubstituível eletrodoméstico chegasse ao Brasil.
Com uma evolução espantosa, o liquidificador, que hoje é feito para "digerir” os produtos mais pesados de um prato, em determinados locais funciona quase 24 horas por dia. Nele colocamos frutas, legumes, ingredientes variadíssimos para vitaminas, bolos, pudins, sopas, cremes, molhos, grãos, massas, carnes e outras infinidades de preparações que só Deus duvida!
Os modelos de hoje diferem bastante dos antigos. Os atuais possuem controles eletrônicos, coadores internos, sistema de autolimpeza, são leves, silenciosos e, sem sombra de dúvida, revolucionaram os preparos de uma cozinha, dando agilidade e rapidez nos preparos de delícias inacreditáveis. A pergunta que mais se ouve, hoje, a respeito é: "Esse bolo é feito em liquidificador? Essa delícia que estou comendo é feita no liquidificador?” E por aí vai...
Bem, mas nem tudo é perfeito! A única limitação desse maravilhoso eletrodoméstico é não bater claras em neve. Suas lâminas trituram e misturam muito bem, mas não têm a capacidade de dar volume a um ingrediente. Um problema que pode ser resolvido adaptando as receitas. Os resultados são diferentes mas igualmente gostosos. O liquidificador tem que ter em média 50% de ingredientes líquidos, 30% a mais do que a batedeira. Só assim as pequenas lâminas conseguem misturar tudo. No resto é só saborear preparações inacreditáveis feitas por esse nosso insubstituível aparelho. Ninguém vive sem ele! Viva o nosso querido e amado liquidificador!
O eletrodoméstico que está em quase todos os lares facilita – e muito – a vida na cozinha.
Dicas para usar o aparelho da melhor maneira possível:
• Na hora de despejar os ingredientes da receita no copo, comece pelos mais líquidos.
• Antes de triturar alimentos sólidos, como coco, carne e pão torrado, pique-os para facilitar o trabalho da máquina.
• Não é aconselhável bater alimentos muito quentes no copo de plástico, pois o calor provoca pequenas rachaduras internas. O ideal é deixar o alimento esfriar por 15 minutos. Ou então misturar um pouco de água fria.
• Para receitas líquidas, o ideal é não ultrapassar a metade do volume do copo, de cada vez. Para receitas sólidas, bata o equivalente a uma xícara por vez.
• Use o orifício na tampa para acrescentar gelo e alimentos sólidos com o motor em funcionamento. Isso facilita o trabalho do aparelho.
• Não limpe os modelos de plástico com materiais abrasivos, como palha de aço. O ideal é lavá-los com água e detergente.
BOLO BRANCO
Ingredientes: 3 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de leite, ½ xícara de óleo de milho, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de chá de essência de baunilha e 3 ovos.
Cobertura: 1 xícara de açúcar de confeiteiro, ¼ de xícara de leite e 1 colher de sopa de suco de limão.
Para decorar: açúcar de confeiteiro.
Acessório: forma de buraco no meio com 22cm de diâmetro, untada com manteiga.
Modo de preparo:
1. Aqueça o forno em temperatura média. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea.
2. Transfira para a forma e leve ao forno por 35 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Desenforme.
Cobertura: Misture todos os ingredientes até obter uma pasta. Derrame sobre o bolo e espere 15 minutos ou até a cobertura endurecer.
ROCAMBOLE DE LARANJA
Ingredientes: 2¾ de xícara de açúcar, ¾ de xícara de suco de laranja, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de casca de laranja ralada, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de sopa de manteiga e 6 ovos.
Para polvilhar: açúcar e farinha de rosca.
Para untar: manteiga
Para decorar: açúcar de confeiteiro e tirinhas da casca de laranja.
Acessórios: assadeira de 36cmx24cm, papel-manteiga e pano de prato limpo.
Modo de preparo:
1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Unte a assadeira com manteiga e forre o fundo e a lateral com papel-manteiga.
2. Pincele o papel com manteiga e polvilhe com farinha de rosca. Aqueça o forno em temperatura baixa. Ponha a massa na forma e asse por 50 minutos ou até dourar.
3. Abra o pano de prato e polvilhe sobre ele o açúcar. Com cuidado, vire a assadeira sobre o pano e desenforme o bolo. Retire o papel-manteiga.
4. Com a ajuda do pano de prato, enrole a massa como um rocambole. Transfira para uma travessa, polvilhe com o açúcar e decore com a casca de laranja.
Rendimento: 12 fatias.
Notas: Se preferir, esse rocambole pode ser servido com sorvete de creme ou de baunilha. Fica delicioso!
Deixe o seu comentário