Gastronomia - 18 de julho

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 17 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

Jornalista, tradutor, formado em filosofia, pintor e também crítico de arte é sempre muito bom e prazeroso bater papo com o Roberto. Tanto que esse perfil foi bastante longo e proveitoso. Resolvemos fazer uma homenagem ao espetacular pintor Luciano Maurício e então acabamos conseguindo com isso, reunir um grande acervo do pintor. Grey é casado com a Thereza e o casal tem uma filha Luiza (21) que estuda Ioga e faz teatro com Daniela Santi. E Grey ainda tem mais 2 filhos: José, músico, e Pedro, engenheiro de som, ambos morando em NovaYork. Roberto mora desde 76 em nossa cidade e é carioca. Um viva bem grande a toda essa família e a todos os artistas plástico de nossa cidade! E não percam a exposição de Luciano Maurício no Centro de Arte!

Dicionário

VATAPÁ – Prato típico baiano, glória de sua culinária, é à base de creme de farinha de mandioca ou de arroz, temperado com camarão defumado, amendoim torrado, castanha-de-caju moída, peixe, cheiro-verde, pimenta,, tomate, coentro, leite de coco, azeite doce e azeite-de-dendê. Não se tem certeza de sua origem exata, embora, por suas características, deva ser banto ou sudanês.

ARROZ DE COCO – Sobremesa de origem bastante antiga foi adaptada e trazida para o Brasil pelos portugueses que, por sua vez, a conheceram em Goa, na Índia, no decorrer do século XVI. Em Goa, não era um prato doce, mas apenas a mistura de arroz com coco, servida como acompanhamento para carnes e peixes. Os portugueses acrescentaram-lhe açúcar e passaram a servi-lo arrematando a comida salgada.

Perfil

ROBERTO GREY - TRADUTOR

NÃO COME: carne vermelha.

COME DE JOELHOS: Vatapá com arroz de coco.

GOSTA DE COZINHAR: não. Gosto mesmo é de comer uma boa comida e não sei cozinhar. Porém, sou um torcedor para quem tá cozinhando e sou bom de palpite!

SOBREMESA: soberano para mim é o Pudim de Leite. Mais aquele pudim feito com leite gordo, fresco!

BEBIDA QUE APRECIA: gosto de vinho e cervejas também.

BOTECO PREDILETO: boteco que eu gosto para tomar um chope é o Bolero.

RESTAURANTE PREDILETO: gosto do Viva Rô.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Pirenópolis, em Goiás. É uma cidade antiga e preservada. Gosto muito também de Ouro Preto.

SERRA OU MAR: nem tanto a serra e nem tanto ao mar. Os dois se completam!

JANTAR INESQUECÍVEL: em Paris, um jantar na Rue Bach, com amigos e vinhos excelentes e algumas extravagâncias boas da vida.

O QUE É SER BEM SERVIDO: a pessoa que serve ter sensibilidade e não exagerar no serviço e causar constrangimento. Ter a medida certa.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Rio Bonito de Cima, o Grão-Café e a vista do alto do Caledônia.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: o trânsito, a falta de restaurantes abertos aos domingos à noite e a multiplicação dos outdoors nos prédios.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Mais eventos gastronômicos, troca de experiências de chefs locais com chefs de fora, festivais. Enfim, usar mais a criatividade.

Receitas

VATAPÁ

Ingredientes: 8 pãezinhos, 2 vidros de leite de coco, 1 kg de peixe em postas, ½ kg de camarão fresco, já limpo, suco de 1 limão, sal, 8 colheres de sopa de azeite de oliva, 4 tomates maduros, 1 cebola, ½ kg de camarão seco, já limpo, 1 xícara de chá de castanha de caju, torrada e moída, 1 xícara de chá de amendoim, torrado e moído, 1 pedaço de gengibre, noz-moscada ralada e 1 xícara de chá de azeite-de-dendê.

Modo de preparo:

1.Junte os pãezinhos numa tigela grande, regue com o leite de coco e deixe descansar.

2.Tempere o peixe e o camarão fresco com o suco de limão e sal. Cozinhe numa panela com metade de azeite de oliva e reserve.

3.Elimine a pele dos tomates e bata no liquidificador.

4.Aqueça o azeite de oliva restante e refogue o tomate batido e a cebola, junte o camarão seco, a castanha de caju e o amendoim. Tempere com raspas de gengibre a gosto, noz-moscada ralada e sal.

5.Passe o pão umedecido por uma peneira e adicione ao refogado. Vá mexendo e regando com azeite-de-dendê até obter um creme grosso.

6.Acrescente o peixe e o camarão reservados, mexa bem e sirva acompanhado de arroz branco ou de arroz de coco.

Rendimento: 12 porções.

ARROZ - DE- COCO

Ingredientes: 2 ½ vidros (½ litro) de leite de coco, sal, 3 cebolas picadas, 2 ½ xícaras de chá de arroz, lavado e escorrido.

Modo de preparo:

1.Numa panela média, coloque o leite de coco e 2 xícaras de chá de água e leve ao fogo.

2.Tempere com sal a gosto e junte a cebola.

3.Adicione o arroz, misturando bem. Tampe parcialmente e deixe cozinhar até que o arroz seque e fique macio.

4.Sirva acompanhado de moquecas, xinxins e vatapá.

Rendimento: 4 porções.

Notas: bom, pessoal, é claro que como várias receitas essas também variam muito de lugar para lugar. Ou melhor, de região para região. Muitos preferem comer vatapá com arroz branco, farinha ou arroz-de-coco. Ou até puro se preferir. Enfim se você é adepto da boa comida baiana, essas receitas já podem fazer parte do seu caderninho. Experimentem!

BOM APETITE!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade