Gastronomia - 18 a 20 de junho 2011

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 17 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 18 a 20 de junho 2011
Gastronomia - 18 a 20 de junho 2011

minutas

- Nova Friburgo não é apenas a cidade das bandeiras. É também a cidade das fábricas de bandeiras! A ABS Bandeiras, situada na Rua Rosa Ribeiro 229, Conselheiro Paulino, é uma delas! Há 14 anos no mercado friburguense, empresta seus serviços para todo o Brasil. Mendes, como é conhecido em nossa cidade, é um dos proprietários da fábrica e um lutador das causas ambientais da cidade. Tanto que coordena várias frentes: faz parte da Agenda 21 de Nova Friburgo, como coordenador adjunto, e também é coordenador da Agenda 21 do Comperj/Petrobras de Nova Friburgo, além de presidente do Instituto de Educação Socioambiental Brasileiro – IES Brasil; relator da Câmara Técnica do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios; coordenador da Câmara Técnica da Acianf de Conselheiro Paulino.

Mendes é casado com Ana Angélica Vaz Mendes da Silva e tem dois filhos: João Victor (17) e Lucas (13), ambos estudantes. Um viva bem grande para a ABS Bandeiras e um viva bem grande a toda a família!

- Muito agradável, gostoso, poético e prazeroso o Além do Jardim. Com uma música boa de ouvir, degustar as delícias do lugar faz com que o dia seja bem mais leve e que a vida corra com muito mais poesia. Vale a pena passar e conhecer o Além do Jardim, em Mury!

dicionário

BOBÓ – Prato de origem africana preparado com feijão-mulatinho e banana-da-terra cozidos e reduzidos a um creme, depois temperados com azeite de dendê.

BOBÓ DE CAMARÃO – Prato da culinária baiana à base de mandioca cozida e amassada, camarões frescos, alho, azeite de dendê, cebola, coentro, leite de coco e sal. Com textura de uma pasta grossa, é muito saboroso, e deve ser acompanhado de arroz branco e farofa de dendê.

perfil

JOÃO MENDES DA SILVA NETO

ABS BANDEIRAS

NÃO COME: Jiló. Já tentei e não desce.

COME DE JOELHOS: Bobó de camarão eu adoro!

GOSTA DE COZINHAR? Não. E nem levo jeito.

SOBREMESA: Pavê de abacaxi.

BEBIDA QUE APRECIA: Vinho tinto.

BOTECO PREDILETO: Não frequento muito. Gosto da Mais 1.

RESTAURANTE PREDILETO: Amigos do Júlio, gosto muito das sopas.

O QUE PODE TIRAR VOCÊ DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? A pressa dos garçons para tirar as coisas da mesa. Isso me incomoda bastante.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Vila Velha.

SERRA OU MAR? Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: O aniversário do meu pai antes dele falecer. Foi muito bom.

O QUE É SER BEM SERVIDO: Atenção, boa educação e certa discrição no serviço.

O QUE É SERVIR BEM? Atender o desejo da pessoa, seja em que setor for. Temos que atender às expectativas.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: As montanhas, o clima e os amigos.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O desastre ambiental, a indefinição política e a arrogância de algumas pessoas.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Precisa de maior entrosamento no turismo com os empresários, maior investimento no setor, já que Nova Friburgo já tem uma rica gastronomia.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Acredite que tudo vai dar certo!

receitas

BOBÓ DE CAMARÃO

INGREDIENTES: ½ kg de mandioca, sal, 1 kg de camarão, suco de 1 limão, 4 colheres de sopa de óleo, 1 cebola picada, 3 dentes de alho picados, 5 tomates picados, sem pele nem sementes, 1 ramo de coentro, pimenta-do-reino, 1 xícara de chá de camarão seco, 1 vidro de leite de coco e 6 colheres de azeite de dendê.

MODO DE PREPARO: Descasque a mandioca, corte em pedaços e leve ao fogo em uma panela com água e sal. Enquanto a mandioca cozinha, limpe o camarão e borrife-o com o suco de limão. Numa panela, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Junte o camarão, o tomate, o coentro e a pimenta-do-reino a gosto e deixe cozinhar até que o camarão esteja rosado e o molho espesso. Torre o camarão seco no forno e bata no liquidificador, juntando água aos poucos até obter um creme grosso. Escorra a mandioca e bata também no liquidificador, juntado a água do cozimento aos poucos até obter um creme grosso. Acrescente a esse creme o leite de coco e o azeite de dendê, leve ao fogo e aqueça bem. Despeje numa forma refratária, cubra com refogado de camarão e peneire por cima o pó de camarão seco. Sirva a seguir.

RENDIMENTO: 4 porções

NOTA: Esta é uma verdadeira receita de bobó baiano. Existem muitas receitas mais leves sem o camarão seco. Caso não encontre, não deixe de fazer. Bobó é sempre bobó e com qualquer receita. Para acompanhar, um bom e fresquinho arroz branco.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade