Gastronomia - 17 de abril.

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 16 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

- Fiquei encantado com a exposição Cálice, de Marcelo Auad, no Centro de Arte. É realmente um precioso artista plástico e para aqueles que ainda não conhecem seu trabalho vale a pena dar uma passadinha no Centro de Arte e apreciar os quadros expostos na Sala Villa-Lobos. Marcelo, que gosta de pintar desde criança e que há dez anos pinta e comercializa profissionalmente suas obras, possui o Ateliê Auad, em São Pedro da Serra. Nosso querido amigo já expôs em Armação de Búzios, Rio de Janeiro e em galerias da cidade. Aproveitem para também visitar a exposição de Lucileia Noel, na Sala Guignard. Em breve estarei falando um pouco mais sobre esta artista. E, na Sala Nego, a exposição Olhai os lírios do campo e olhai os lírios da mente, um acervo da Clínica Santa Lúcia. 

- Com muito carinho e simplicidade a família Rezende recebeu em seu sítio, na estrada do Amparo, para comemorar o aniversário do empresário Braulio Rezende Filho. Foi uma tarde muito agradável, onde descontração e bom atendimento marcaram a bonita festa, tudo acompanhado de perto pela querida e admirada por todos Simone Costa, esposa de Braulio. E, é claro, tudo com muito bom gosto e quitutes maravilhosos! Parabéns ao Braulio e a toda a sua família por tudo que fazem por Nova Friburgo! 

Dicionário

SEQUILHO – Biscoito caseiro, feito de manteiga, açúcar, farinha de trigo e ovos. Acrescentados à massa básica ingredientes como coco ralado, queijo ou nata, fazem variar o sabor do biscoito. Seu formato e tamanho também são variáveis. O resultado é uma massa muito saborosa, delicada, leve e quebradiça. De origem portuguesa, os sequilhos eram feitos nos conventos e na corte. 

Perfil

MARCELO AUAD - ARTISTA PLÁSTICO 

NÃO COME: Jiló.

COME DE JOELHOS: Salmão cru. E sashimi de salmão eu amo!

GOSTA DE COZINHAR? Gosto, mas não sei fazer muitas coisas não. Só faço o que gosto.

SOBREMESA: Mousse de Maracujá.

BEBIDA QUE APRECIA: Vinho tinto.

BOTECO PREDILETO: Estação Glória e Botequim Gourmet, ambos em São Pedro da Serra.

RESTAURANTE PREDILETO: Botequim Gourmet, em São Pedro da Serra, e o Crescente Gastronomia, no centro de Friburgo.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: João Pessoa.

SERRA OU MAR? Serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: Foram muitos. Mas não esqueço um jantar de aniversário há quatro anos. Só tinha pessoas que eu amava!

O QUE É SER BEM SERVIDO? Um garçom que não se intrometa muito com o cliente. E a comida ser aquilo que foi pedido e, se possível, que me surpreenda mais.

O QUE É SERVIR BEM? Dar atenção sem muito exagero, no ponto certo.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, o cheiro e as montanhas.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O trânsito, o excesso de farmácias e sapatarias, que poderiam ser trocadas por cinemas, por exemplo.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? As pessoas terem muito treinamento e ambientes compatíveis com o que se quer oferecer. 

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Que Friburgo continue tranquila e agradável! Não é mais como antigamente, mas, ainda é uma cidade muito agradável. 

Receitas

SEQUILHO SIMPLES 

Ingredientes:

Uma xícara de chá, bem cheia, de farinha de trigo, três ovos, 150g de margarina, 150g de açúcar e 300g de maisena. 

Modo de preparo:

Ligue o forno em temperatura média (180ºC). Coloque o açúcar e a margarina numa batedeira e bata até obter uma pasta bem cremosa. Acrescente os ovos, um a um, e continue batendo. Desligue a batedeira, acrescente a farinha e a maisena no creme de manteiga e misture até obter uma massa (a massa fica um pouco mole, mas isso é normal). Divida a massa em porções. Faça um rolinho com cada porção e se for preciso, polvilhe um pouco de maisena na mesa. Corte cada rolinho em rodelas de 1 centímetro de espessura. Unte uma forma grande com manteiga e enfarinhe, sacuda-a e jogue fora o excesso de farinha. Coloque os biscoitos sobre a forma, deixando uma distância entre eles (se preferir aperte ligeiramente a superfície dos biscoitos com um garfo, para ficarem com um desenho). Coloque a forma no forno pré-aquecido e deixe assar até que os sequilhos fiquem com um leve tom dourado, aproximadamente uns 20 minutos (os sequilhos devem ficar um tom mais brancos do que para dourados). Retire do forno, espere esfriar e sirva.

Nota:

Esta receita é prática e pode ser até comercializada, pois rende um bom dinheirinho! Se quiser guardar, coloque os sequilhos frios num recipiente com tampa e guarde-o em local seco e arejado. Costumo chamar esses biscoitinhos de mentirinhas! Quanto mais a gente come, mais tem vontade de continuar comendo. Mas, cuidado: eles engordam de verdade!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade