minutas
- A nossa querida Patricia, simpatia e determinação, seu potencial, nos revela que “saber mais nunca é demais”! Graduada em Comunicação Social com habilitação em publicidade e pós-graduada em Consciência e Educação, possui o coração de educadora e a alma de cozinheira. Formada pelo CVT e com um curso em Buenos Aires, nossa amiga pretende alcançar voos mais longos! Está de partida para a Alemanha, onde pretende se aperfeiçoar ainda mais e, como se não bastasse, Patrícia ainda é barista. É mole? Trabalha na Pousada Ecológica Itororó e faz parte da diretoria do Circuito Sabor Mury. Um viva bem grande a minha querida amiga! Um viva bem grande aos empresários e chefs friburguenses!
- Uma comunhão de amigos e empresários! Sabores do Mundo—Festival Gastronômico - Circuito Sabor Mury—é uma soma de união! Os mais ricos sabores em um só lugar! Assim esse grupo de amantes da boa mesa vem fazendo por nós friburguenses! Alta gastronomia! É a nossa colonização mostrando qualidade e excelente bom gosto. O festival reúne mais de 20 restaurantes, hotéis e pousadas em mais uma iniciativa para alavancar a gastronomia de Nova Friburgo! É só escolher entre os mais variados pratos e degustações. Além do Jardim – França/Provence, Bräun & Bräun – Alemanha, Budha Garden – Tailândia, Dom Quixote – Espanha, Empório do Dengo – Brasil, Le Bon Bec – França, Miditerrâneo – Argentina, Truta & Boa Cia – Portugal, Trilhas do Araçari – Itália, Restaurante Viva Rô!! – Áustria, Hotel Bucsky – Hungria, Pousada Andorinhas – Japão, Pousada Maravilha Inn – Romênia, Pousada Itororó – Índia, Too Much – EUA, Amanteigados Thomé – Suíça, Sal e Doce – Líbano, Rainha da Serra – África do Sul, Mercadinho Gama – Mundo e Refúgio dos Falcões – Inglaterra. Então? Não é um espetáculo gustativo? Cada um desses lugares está com pratos especiais esperando por vocês... Aproveitem! Contato para reservas e para conhecer o que nossos amigos têm para oferecer: www.sabormury.com.br. Consulte as datas e horários de funcionamento.
O lançamento aconteceu na Carrapeta, também em Mury, numa noite fria e chuvosa, mais com muito calor e sabores! Nova Friburgo realmente é uma cidade especial! E esses nossos empresários são mais especiais ainda! Um viva enorme para o maravilhoso Circuito Sabor Mury!
perfil
PATRICIA GOUVÊA – COZINHEIRA/EDUCADORA/COMUNICÓLOGA
NÃO COME: Evito os alimentos que podem conter agrotóxico, mas nem sempre é possível.
COME DE JOELHOS: Moqueca de camarão, pudim de leite, queijos, pão com azeite de oliva...
GOSTA DE COZINHAR: Eu amo cozinhar, desde pequena trocava qualquer coisa por panelinhas... Quando perguntavam o que eu queria de presente eu dizia: “Panelinhas!”. Aí vinha a bronca: “Não, panelinha não, pede um tênis, pede roupa...”.
Não tenho preferência por um estilo culinário. Gosto de testar receitas. Gosto de ver que estou me aperfeiçoando em uma técnica, que estou preparando com ingredientes novos. A cozinha para mim é um laboratório... Nem sempre dá certo, mas o bom mesmo é continuar fazendo e servindo.
SOBREMESA: Sorvete de mangaba e brigadeiro.
BEBIDA QUE APRECIA: Vinho branco da casta Torrontés.
BOTECO PREDILETO: Bar América.
RESTAURANTE PREDILETO: Crescente Gastronomia.
O QUE PODE TE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE: Se levar o meu último gole. Às vezes dá até vontade de ficar segurando o copo pra não levarem por engano...
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio de Janeiro.
SERRA OU MAR: Amo a serra, mas sou baiana, de Salvador, então não posso negar que ver o mar, as águas verdes cristalinas, navegar nele, mergulhar, é muito bom. Mas morar na serra me faz sentir bem, muito bem.
UM JANTAR INESQUECÍVEL: Gosto das luzes das velas, com meu marido.
O QUE É SER BEM SERVIDO: Ser atendido com gentileza, sentindo que dentro do possível, há um esforço para que todos se sintam bem.
O QUE É SERVIR BEM: é dar atenção respeitando a privacidade, é saber ouvir e tentar sempre proporcionar a melhor experiência.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Clima, natureza e pessoas.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Posso resumir essas três coisas em apenas um ponto? Incomoda-me, não só aqui, mas no Brasil, perceber que muitos de nós ainda dão mais atenção aos interesses pessoais que aos do coletivo. O Japão vem impressionando a gente pelo exemplo da ação individual com foco no coletivo, todos ganham e com certeza, são verdadeiramente mais felizes.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Acredito que os friburguenses reconhecem a qualidade de sua gastronomia, acho que Friburgo precisa ser divulgada a partir desse aspecto como de tantos outros como, por exemplo, suas riquezas natural e cultural.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Um mais um é sempre mais que dois”. Precisamos aprender a sair do foco do interesse pessoal para o do coletivo. Todos ganham.
receitas
Ingredientes: 100g de cogumelos pequenos, 1 cebola pequena, 2 pães árabes (com cerca de 15cm de diâmetro), 2 colheres de sopa de manjericão fresco picadinho (ou 2 colheres de chá de folhas de manjericão seco moído), 100g de queijo mozarela ralado grosso, 2 colheres de sopa de parmesão ralado.
Modo de preparo:
1. Pré-aqueça o forno a 215ºC (forno médio). Fatie os cogumelos e corte a linguiça em rodelas bem fininhas. Corte a cebola também em rodelas finas e separe os anéis.
2. Com uma faca afiada, separe ao meio pela borda os pães árabes para fazer as bases das pizzas. Coloque-as, com o lado cortado para cima, numa assadeira sem untar. Espalhe sobre as bases das pizzas uma quantidade igual de cogumelos, linguiça, cebola e manjericão. Por último, polvilhe-as com a mozarela e o parmesão ralados.
3. Asse as pizzas até derreter o queijo, por cerca de 10 a 12 minutos. Corte cada uma em quatro fatias, arrume os triângulos em uma travessa e sirva logo.
Rendimento: 16 porções.
Notas: muito simples e rápida essa receita. E você pode variar os ingredientes de acordo com seu gosto. Uma coisa não pode faltar: um bom azeite para regar bem esses pedacinhos de pizzas!
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário