Gastronomia - 16/02/2013

Chico Figueiredo - chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

PERDAS DOLOROSAS


Só reparamos que a vida passa rápido, muito rápido, quando pessoas queridas morrem. Aí, nos damos conta da falta que elas fazem. Não é só a ausência física que dói, mas o afeto que emanavam delas, de quem sempre recebíamos uma atenção respeitosa e generosa. Não há como esquecer. O “desaparecimento” de alguém próximo abre uma fenda no nosso coração e na memória de uma cidade. 
Tem pessoas que conseguem articular sem manipular, tem pessoas que sabem acariciar sem usar as mãos, tem pessoas que dão a vida por um ideal sem atropelar ninguém. Nossa cidade, de uns anos para cá, tem perdido pessoas especiais, que faziam e continuarão fazendo a diferença. Tem gente que ama, trabalha, luta, briga por uma Nova Friburgo mais generosa. 
Infelizmente, perdemos um homem que amava tanto sua cidade que abriu mão de inúmeros valores para destacar, alavancar, enaltecer, colocar em evidência uma cidade tão cheia de sonhos e desejos. No dia 3 de fevereiro, nos últimos minutos de um domingo, abriu-se uma cratera em nossa terra. Mais uma. Fez-se um rombo na imprensa friburguense! E, infelizmente, outros poderão se abrir se não começarmos a valorizar mais as pessoas que tanto trabalham por uma Nova Friburgo mais digna e mais feliz, sem tanta miséria cultural. 
Um viva bem grande ao senhor Laercio Ventura, que jamais morrerá na memória friburguense!

dicionário

GRANDEZA – S. f. 1. Qualidade ou caráter de grande. 2. Tratamento honorífico dos antigos grandes do reino. 3. Nobreza de ânimo; generosidade, liberalidade. 
GENEROSO – (Do lat. generosu) Adj. 1. Que gosta de dar; pródigo. 2. Que perdoa com facilidade. 3. Nobre, leal, valente. 4. Que revela generosidade, nobreza, liberalidade; próprio de que é generoso: procedimento generoso; atitude generosa.

receitas

SALADA DE MASSA DE VERÃO

Ingredientes: 2 berinjelas, 2 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta-do-reino, 1 abacate grande, 1 ½ colher de sopa de suco de limão, 300g de fussili ou outra massa curta, 1 pimentão vermelho sem sementes, em cubos, ½ xícara de ricota temperada em cubos.

Modo de preparo:
1. Preaqueça o forno a 200ºC. Corte uma berinjela no comprimento em fatias de 1 cm de espessura. Coloque-as numa forma antiaderente, unte os dois lados de cada fatia com 1 colher de azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe cada lado até que dourem e amoleçam. Reserve.
2. Corte o abacate, retire o caroço, descasque-o e corte-o em cubos. Tempere com 1 colher de sopa de limão e sal.
3. Coloque uma panela grande com água levemente salgada para ferver. Junte o macarrão e cozinhe por 10 minutos até que a massa fique al dente.
4. Corte a outra berinjela em cubos. Retire a pele e reserve 1 colher de sopa de água em que você cozinhou a massa. Descarte o restante. Ponha a massa em uma tigela grande e funda com a água reservada. Adicione a berinjela, o abacate, o pimentão e a ricota. Misture devagar. Regue com o restante do azeite e o suco de limão. Tempere com pimenta-do-reino e misture. Sirva quente ou à temperatura ambiente.

Rendimento: 4 porções como prato principal.

Notas: Com o verão ainda é tempo de saborear boas saladas!
                                           BOM APETITE!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade