Gastronomia - 15/12/2012

Chico Figueiredo - chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 15/12/2012
Gastronomia - 15/12/2012

perfil


EDMILSON LIMA SCHINEID
INSTRUTOR /PRODUTOR DE EVENTOS

NÃO COME: Jiló.
COME DE JOELHOS: Torresmo.
GOSTA DE COZINHAR? Faço uma gostosa feijoada.
SOBREMESA: Frutas.
BEBIDA QUE APRECIA: Vinho.
BOTECO PREDILETO: Com música ao vivo.
RESTAURANTE PREDILETO: Natural.
PARA ALMOÇAR: Saladas.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio de Janeiro.
SERRA OU MAR? Serra.
UM JANTAR INESQUECÍVEL: Pode ser o próximo, quem sabe? 
O QUE SER BEM SERVIDO? Receber carinho.
O QUE É SERVIR BEM? Ser atencioso.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a hospitalidade e a histórica colonização (que precisa ser mais valorizada).
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A poluição do rio Bengalas, a falta de atenção com a população de rua e o trânsito que, a curto prazo, parece não oferecer solução! Urgência com a Estrada do Contorno, Avenida Brasil e solução para a Praça Marcílio Dias.  
UMA SAUDADE, UM SONHO: Da infância – Uma Nova Friburgo recuperada e referência no desenvolvimento turístico, econômico e cultural da região.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Dinamizar a informação no contexto da democracia. O que é bom é para todos.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!”

minutas

- UM CARA QUE CORRE ATRÁS – Nosso querido amigo é promotor de eventos e juntamente com a AFI (Associação Friburguense de Imprensa), acabou de promover o 3º Fórum do Carnaval de Nova Friburgo com o tema “Resgatando a Identidade”, que é uma necessidade para o sambista de nossa terra, que precisa ser mais valorizado e ganhar visibilidade num contexto cultural. “Quem e quais são os nossos verdadeiros valores na folia? Está faltando criatividade, originalidade e capacitação de mão de obra para a execução da folia. Precisamos olhar para o futuro e desenvolver as competências do carnaval para o crescimento turístico e cultural”, avalia Edmilson. Como instrutor, ele desenvolve um trabalho direcionado à preservação ambiental com o aproveitamento dos retalhos do polo de moda. “É um lixo que não é lixo. É um resíduo limpo e virgem, que devemos transformar em geração de emprego e renda. Agregando valores ao polo de moda e valorizando o empresariado da cidade com a tão falada “Responsabilidade Socioambiental”. Este lixo pode ser um luxo!”, desabafa nosso querido amigo. É ou não é um cara antenado com o futuro de nosso carnaval? Um viva há todos que realmente se preocupam com o reaproveitamento de matéria-prima para a folia! Um viva maior ainda ao Edmilson com seu belíssimo trabalho por Nova Friburgo!

- COMO PROMETIDO – Teremos receitas saborosas nesse mês de festas e confraternizações! Espero que curtam e saboreiam todas elas com o espírito de comunhão e companheirismo!

dicionário

PERU – Ave de grande tamanho originária das Américas, foi levada para a Europa por Fernão Cortez, em 1519. Depois de aclimação feita pelos jesuítas, a “galinha-das-índias” (como era conhecida então) começou a ser mais conhecida e procurada após ter sido servida no casamento de Carlos IX da França com Isabel da Áustria, em 1667. Hoje em dia, é criado em diversas partes do mundo. Sua carne é macia e saborosa e, dependendo da parte de onde provém, pode ser mais escura e úmida ou mais clara e seca. É encontrado inteiro ou em cortes, dos quais os mais usuais são o peito e a sobrecoxa. Geralmente é preparado assado no forno, recheado de castanhas ou sálvia e cebolas, ou ainda linguiça. Pode ser acompanhado de batatas, mandioquinha, couve-de-bruxelas, creme de milho verde, farofa, além de molho, como o de cranberries (o mesmo que mirtillo vermelho), ou o de pão, ou maçã. É prato tradicional do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos (Thanksgiving Day), e muito utilizado nas festividades de Natal e Ano-Novo, no Brasil.

receitas

PERU DE NATAL

Ingredientes: 1 peru de 5 kg, 1 xícara de chá de fubá, suco de 2 limões, 2 cebolas, 3 dentes de alho, 4 latas de cerveja, 4 folhas de louro, 4 ramos de tomilho, 100 g de manteiga cortada em cubos, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo: 
1. Descasque, corte em metades e, sobre uma tábua, pique fino as cebolas. Faço o mesmo com os dentes de alho. Reserve.
2. Numa chaleira, coloque 1 litro de água e leve ao fogo para esquentar.
3. Lave o peru sob água corrente. Esfregue bem o fubá e o suco de limão na ave. Lave novamente sob água corrente, para retirar o fubá. Regue a ave com água fervente. Esse procedimento serve para tirar o gosto da morrinha. 
4. Numa tigela ou saco plástico, ou na assadeira descartável, coloque o peru e tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione o alho e a cebola. Regue com a cerveja e acrescente as folhas de louro e as de tomilho. Cubra com papel-alumínio (ou dê um nó, se estiver usando um saco plástico) e leve à geladeira. Deixe marinar de 2 a 12 horas.
5. Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta).
6. Transfira o peru com o peito para baixo para uma assadeira, regue com a marinada e acrescente a manteiga. Se o peru ficou marinando na assadeira, apenas vire as costas para cima e acrescente a manteiga.
7. Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno para assar por aproximadamente 4 horas. Com uma concha, regue a ave com a marinada de hora em hora.
8. Após 4 horas, retire o papel-alumínio e vire o peru para dourar o peito por 1 hora. Retire do forno, transfira o peru para uma travessa, com o peito voltado para cima, e cubra com o papel-alumínio para não esfriar.
9. No liquidificador, bata o molho que formou na assadeira e transfira para uma molheira.
10. Se quiser decore o pernil com folhas de alface roxas e corações ou sinos de beterraba ou amarre as coxas com laços de fita... Use sua criatividade! Sirva com o molho quente.

Notas: Assados dão muito trabalho! Ainda mais hoje em dia com ofertas de aves congeladas enormes. Mas ainda existem pessoas que gostam de preparar pratos especiais para pessoas especiais em ocasiões especiais! Uma dica boa é rechear o peru com uma farofa de frutas secas. Pegue amêndoas, castanhas-do-pará, de caju, portuguesas cozidas, pistache, passas, tâmaras, damascos secos... Enfim! Pique tudo grosseiramente, passe rapidamente numa frigideira com manteiga e, antes de decorar ou amarrar as coxas, enfie a farofa no peito e deixe cair na travessa de serviço. Cuidado para não usar muita manteiga! As frutas secas são bem oleosas! Fica um escândalo!

BOM APETITE E ATÉ A PRÓXIMA
RECEITA DE BOAS FESTAS!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade