Gastronomia - 15/09/2012

Chico Figueiredo - chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 15/09/2012
Gastronomia - 15/09/2012

perfil


MARQUISON REIS GARUBA
FUNCIONÁRIO PÚBLICO ATUANDO
NA SECRETARIA DE TURISMO

NÃO COME: Jiló. 
COME DE JOELHOS: Massas e molhos variados.
GOSTA DE COZINHAR? Sim, muito.
SOBREMESA: Tiramisù. 
BEBIDA QUE APRECIA: Cerveja para dias quentes e vinhos para dias frios.
BOTECO PREDILETO: Vários.
RESTAURANTE PREDILETO: Restaurante do Hotel Bucsky.
PARA ALMOÇAR: Zaratustra. 
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Nova Friburgo. 
SERRA OU MAR? Serra.
O QUE É SER BEM SERVIDO? É não ficar mais de uma hora aguardando em uma mesa.
O QUE É SERVIR BEM? Servir bem é ser educado, atencioso e gentil.
UMA SAUDADE, UM SONHO: Ver Nova Friburgo resplandecer novamente! 
JANTAR INESQUECÍVEL: Comer feijoada após um ano morando na Alemanha.
O QUE PODE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Mau atendimento, e principalmente, a falta de higiene.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Os dias de inverno, as montanhas e a gastronomia.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O povo que insiste em jogar lixo nas ruas, a falta de educação no trânsito e os rios, que deveriam estar limpos, sem poluição.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Criar mais eventos específicos, festivais gastronômicos.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Antes de falar... escute! Antes de escrever... pense! Antes de criticar... examine! Antes de ferir... sinta! Antes de orar... perdoe! Antes de gastar... ganhe! Antes de render... tente de novo! Antes de morrer... Viva!”


minutas

- UM CARA MUITO LEGAL! O nosso querido amigo não é só funcionário da Secretaria de Turismo. Marquison é uma pessoa prestativa e querida por todos que o conhecem. Envolvido com montagem de eventos de todos os tipos, faz de tudo um pouco, e sempre com muita competência! Festas infantis, temáticas, montagem de mesa, barman, animação, enfim, está sempre de corpo e alma para mais uma empreitada! Um viva bem grande ao grande Marquison e sua família!

dicionário

TIRAMISÙ – Sobremesa de criação recente, o prato é uma variação italiana do pavê francês. É originário de Veneza ou de Treviso e tem diversas variantes. Alterna camadas de creme feito com mascarpone e zabaglione com camadas de biscoitos ingleses embebidos em café forte. Às vezes é acrescentado vinho também ao biscoito. A finalização da sobremesa é feita com cacau polvilhado. Deve ser servida gelada.

MASCARPONE – Laticínio italiano elaborado com a adição de ácido cítrico ao creme de leite que, depois de separado do soro, resulta numa massa alva, cremosa, muito saborosa, sem sal e levemente ácida. É mais semelhante à coalhada que a um queijo e tem a consistência de uma manteiga amolecida. Contém 90% de gordura. Deve ser guardado no frio e consumido rapidamente. Atinge sua melhor qualidade quando preparado nos meses de inverno. É ingrediente de doces e salgados muito utilizado em pastelaria. Sua aplicação mais conhecida é o famoso pavê italiano tiramisù. Em preparações culinárias, o mascarpone pode ser substituído por partes iguais de ricota e creme de leite misturados. É chamado também de maschepone.

ZABAGLIONE – Sobremesa muito antiga, de origem italiana, é um creme denso e espumoso, de consistência espessa e homogênea, à base de gemas de ovos, açúcar e Marsala (ou outro vinho fortificado, como o Madeira ou o Porto). Os ingredientes são misturados sobre o calor, até adquirirem uma consistência de musse. Normalmente é usado como acompanhamento de sobremesas ou como base para musses e pudins. Pode ser servido também sozinho, em xícaras, levemente aquecido.

receitas

TIRAMISÙ

Ingredientes: 2 caixas de biscoito champanhe com açúcar fino (40 biscoitos), 2 xícaras (chá) de água quente, ¼ de xícara (chá) de açúcar, 5 colheres (chá) de café solúvel, ¼  de xícara (chá) de licor de café, 2 colheres (chá) de essência de baunilha, 1 pote de queijo mascarpone (250g), 3 colheres (sopa) de açúcar, 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco gelado, 2 colheres (sopa) de cacau em pó e casca de 1 limão em tiras finas.
Acessório: Refratário de 22 cm x 35 cm
Modo de preparo: Forre o fundo do refratário com metade dos biscoitos e reserve. Numa tigela média, misture bem a água quente, o açúcar, o café solúvel, o licor e a baunilha. Regue os biscoitos com metade dessa mistura e reserve os dois. Numa tigela, misture o mascarpone com duas colheres (sopa) do açúcar e reserve. Na batedeira, bata o creme de leite até obter picos firmes. Acrescente o mascarpone reservado ao creme de leite batido e misture delicadamente com uma espátula. Espalhe metade dessa mistura sobre os biscoitos no refratário. Umedeça os biscoitos champanhe na mistura de café que sobrou e arrume-os numa camada só sobre o mascarpone. Cubra com o mascarpone restante e deixe na geladeira por duas horas. Misture o açúcar restante com o cacau. Polvilhe o tiramisù com essa mistura. Decore com a casca de limão e sirva.
Rendimento: 12 porções.
Notas: Caso não encontre o mascarpone, misture ricota e creme de leite na mesma proporção. Essa é uma receita bastante prática e muito saborosa. Mas, sem dúvida nenhuma, o mascarpone faz a diferença!

BOM APETITE!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade