minutas
- Em uma breve visita a Nova Friburgo, para prestigiar a entrega da Comenda do Barão de Nova Friburgo a Jaburu, Myrthes e Natan tiveram a oportunidade de me conceder essa entrevista. Natan Marques tocou com Elis Regina durante 8 anos, participando dos grandes shows e discos da cantora. Para relembrar esses anos de grande sucesso, Natan elaborou o show “Felisidade” (assim mesmo, com “s”) para homenagear a cantora. E quem interpreta as lindas músicas antes cantadas por Elis é a brilhante Myrthes Aguiar. Esse show já foi mostrado no CCBF—Centro de Cultura Brasileira em Frankfurt—e no momento pode ser visto em diversas casas em São Paulo. Já estão preparando o segundo disco. Meus queridos amigos, que já atuaram com diversos interpretes e compositores, são realmente muito especiais. Um viva bem grande a “Felisidade”! Um viva bem grande a Myrthes Aguiar e Natan Marques!
- Muitos são os botecos que vêm brotando na cidade! Um dos mais frequentados e com um público bem diversificado é o “Bar Batana” Bar e Restaurante. Dei uma conferida no local e pretendo voltar mais vezes! E já estão se preparando para servir almoço. Local: Rua José Namen (continuação da Augusto Spinelli)—Tel: 2522-5985—www.barbatanarestaurante.com.br. Vale a pena conferir!
- Outro espaço que está arrebentando é a Choperia Bar’t Papo, dos meus queridos Marcelo Pinguim e Pablo Machado. O almoço está a todo o vapor. Vale a pena conferir as sugestões! E o preço é pra lá de sugestivo!
dicionário
CARPACCIO – Prato italiano, servido como entrada ou refeição leve, foi criado no Harry’s Bar, em Veneza, por seu dono, Giuseppe Cipriani. Segundo ele, a receita surgiu para que a condessa Amalia Nani Mocenigo, sua cliente, pudesse comer carne sem romper a severa dieta médica. Foi feito com fatias finíssimas de carne crua, acompanhadas de um molho à base de maionese, mostarda, óleo de oliva e molho inglês. Hoje já se encontra carpaccio preparado com diversos tipos de carne, peixes, frutos do mar, alguns legumes e até queijo, e molhos diversos, sendo o comum elaborado com azeite, limão, alcaparras, salsinha, sal e pimenta.
perfil
MYRTHES AGUIAR/NATAN MARQUES – CANTORA E MÚSICO COMPOSITOR/ARRANJADOR
NÃO COME:
MYRTHES: Aliche, rã.
NATAN: Dependendo da forma que é feita, eu como de tudo. Gosto de experimentar.
COME DE JOELHOS:
MYRTHES: Camarão.
NATAN: Pão francês, manteiga e ovo frito.
GOSTA DE COZINHAR?
MYRTHES: Gosto. Faço um rosbife de tirar o chapéu.
NATAN: Gosto. Cozinho pouco, mais o meu carpaccio de salmão é uma unanimidade. E minha massa parafuso com calabresa debulhada é um escândalo.
SOBREMESA:
MYRTHES: Não gosto de doce e não me faz falta.
NATAN: Não me faz falta nenhuma.
BEBIDA QUE APRECIA:
MYRTHES: Vinho e cerveja.
NATAN: As três coisas: uma boa cachacinha, uma boa cerveja e um bom vinho.
BOTECO PREDILETO:
MYRTHES E NATAN: Ainda não tivemos a oportunidade de conhecer algum aqui em Friburgo, mas adoramos botecos.
RESTAURANTE PREDILETO:
MYRTHES: Auberge Suisse e o Bräun & Bräun.
NATAN: Tenho a certeza que são vários. E gostei muito do Sushi ban.
O QUE PODE TE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE:
MYRTHES: Sujeiras e criaturas estranhas na comida.
NATAN: Comida fria.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER:
MYRTHES: Gosto de cidades praianas. Mesmo as pequenas! E gosto de serra também. Sem nenhuma específica.
NATAN: Natal! Tem lazer, diversão...
SERRA OU MAR:
MYRTHES E NATAN: Mar.
UM JANTAR INESQUECÍVEL:
MYRTHES E NATAN: Hotel Trocadero, em Copacabana, quando começamos a namorar.
O QUE SER BEM SERVIDO:
MYRTHES: Ser acolhido, ser respeitado e se sentir a vontade. É saber que o prato foi feito pra você. Se sentir especial.
NATAN: É sentir que o cara que te serve tá feliz, um serviço todo feliz! Na vida “faça” e se sinta feliz!
O QUE É SERVIR BEM:
MYRTHES: Fazer com que a pessoa que está sendo servida se sinta especial.
NATAN: Ter a certeza de estar fazendo o melhor. É fazer o melhor. Não ter dúvidas! Receber!
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO:
MYRTHES: Minhas lembranças me dão alegria de vir aqui, a gastronomia e a natureza.
NATAN: O frio, o carinho das pessoas por mim e a gastronomia.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO:
MYRTHES: A lentidão para iniciar as ações necessárias de recuperação da cidade, trânsito e o abandono da cidade. Acabaram com a beleza da cidade.
NATAN: Acho tudo isso! E a falta de sinalização turística. É um absurdo!
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO?
MYRTHES E NATAN: Festivais!!!
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO:
MYRTHES: “Força, determinação para retomar seu rumo e ser de novo—a velha Nova Friburgo!”
NATAN: “Espero que Nova Friburgo consiga bons políticos e bons governantes, que tenham realmente interesse em fazer a cidade ressurgir!”
receitas
CARPACCIO DE ABOBRINHA
Ingredientes: 2 abobrinhas finas e bem verdes, ½ xícara de azeite de oliva, gotas de suco de limão, 2 colherinhas de sobremesa de mostarda, 2 colheres de café de orégano, 2 colheres de pimenta dedo-de-moça picada e sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de Preparo: Com cortador fatie as abobrinhas até obter rodelinhas bem fininhas. Misture o azeite, a mostarda, o suco de limão, o orégano e a pimenta picada. Tempere o carpaccio de abobrinha em camadas e deixe na geladeira por 1 hora antes de servir. É importante que fique bem coberto com o molho.
Rendimento: 4 porções.
Notas: são ótimos os carpaccios servidos com pão italiano ou outro de sua preferência. Se não quiser fazer com as abobrinhas cruas, passe-as na frigideira antiaderente rapidamente com um fio de azeite. Ficam maravilhosas!
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário