Minutas
- Se existe alguém em nossa cidade que exerce inúmeras atividades é o conhecido e admirado José Duarte. Jornalista, presidente da AFI, radialista, formado em Filosofia e Teologia, ministro franciscano da Ordem dos Frades Menores, trabalhou nas rádios Fluminense, Capital, Bandeirantes, jornal Última Hora, Jornal Luso-Brasileiro e revista de futebol da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Hoje Zé Duarte coordena a Pastoral de Comunicação do Vicariato Sede da Diocese de Nova Friburgo e é assessor do bispo diocesano dom Rafael Llano Cifuentes. Colunista esportivo e chefe de redação de A Voz da Serra, este batalhador merece nossos aplausos. Um viva bem grande para o multifacetado José Duarte!
- Estão montadas duas brilhantes exposições no Centro de Arte. Uma explosão de beleza, acervo do Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), com gravuras, fotos, troféus, reproduções e fotografias de Guignard; e O lirismo de Guignard, de Marita Moschen, uma especialista no artista. Uma oportunidade rara de chegar ao universo desse maravilhoso pintor friburguense.
- No último dia 7 aconteceu a 3ª edição do troféu Guignard. Os agraciados – Luiz Murce e Marieta Moschen – foram recebidos com muito carinho por todos que comungaram com o magnífico momento. Aproveito para agradecer a Nelson Flores, Habitare Apart Hotel, Pizzaria Papillon, Livraria Papelote, Vidraçaria Ventura, Café 1930, Anderson da Destack e Serginho da Lokasom, Secretaria de Cultura e todos que fortalecem e torcem pela cultura friburguense. Obrigado!
Dicionário
BICARBONATO DE SÓDIO - Sal resultante da substituição incompleta do hidrogênio do ácido que se usa na cozinha como agente de fermentação da massa de bolos e pães. Quando misturado à água, fica efervescente e desprende óxido de carbono. Como as substâncias ácidas aceleram essa reação, costuma-se misturar suco de limão ou leite azedo. É indicado para bolos de frutas, de gengibre e bolos salgados de gordura, pois deixa-os mais úmidos. Ajuda também no cozimento de vegetais ácidos, como o ruibarbo, além de preservar as cores dos vegetais verdes. Entretanto, não deve ser utilizado indiscriminadamente com os vegetais, pois destrói os teores de vitamina C contidos nestes alimentos.
Perfil
JOSÉ DUARTE
JORNALISTA
NÃO COME: Nabo e comida requentada. Detesto!
COME DE JOELHOS: Feijoada completa.
GOSTA DE COZINHAR? Só sei fazer café e bolo de fubá.
SOBREMESA: Pudim de milho verde.
BEBIDA QUE APRECIA: Não bebo.
BOTECO PREDILETO: Não frequento.
RESTAURANTE PREDILETO: Cantina do Júlio.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: São Leopoldo (RS).
JANTAR INESQUECÍVEL: O último jantar de aniversário do meu pai.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Poder contar com a educação dos garçons.
O QUE É SERVIR BEM? Ser atencioso, sorridente, alegre.
SERRA OU MAR? Os dois.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, o carnaval e o esporte.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: A falsidade das pessoas, o trânsito, a falta de vida noturna.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Empresários mais competentes e com vontade de investir na cidade.
Receitas
Brevidade
INGREDIENTES: Dois ovos e mais duas gemas, duas xícaras de chá de polvilho azedo, duas xícaras de chá de açúcar, uma pitada de canela em pó, uma colher de sopa de manteiga e manteiga para untar.
MODO DE PREPARO: Separe os ovos e reserve as gemas. Bata as claras em neve; esfarele bem o polvilho com as mãos e misture com o açúcar. Acrescente essa mistura às claras batidas. Adicione as quatro gemas, a canela e a manteiga, batendo bem com uma colher de pau. Preaqueça o forno. Divida a massa entre forminhas untadas, deixando um espaço para que os bolinhos cresçam. Coloque as forminhas numa assadeira e leve ao forno quente. Deixe assar até que as brevidades fiquem douradas. Retire do forno, desenforme as brevidades e arrume-as em forminhas de papel.
RENDIMENTO: Depende do tamanho das forminhas. Pode-se também usar uma fôrma de buraco. Fica bonita e apetitosa!
NOTA: Esta receita eu escolhi a pedidos. Como veem, é bem fácil! E quem resiste à brevidade? Ainda mais caseira!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário