minutas
- Um papo pra lá de agradável! O querido amigo, pessoa mais que conhecida na cidade, principalmente por suas várias atividades, é muito bom de prosa. Com muitas histórias para contar, morou em vários países, a trabalho, e o papo pode render por muitas horas. Um apaixonado pela boa mesa e apreciador de bons pratos, gosta muito de enfrentar o fogão. Prepara para sua família – que mora nos Estados Unidos – deliciosos pratos. Seu currículo é bem vasto: coronel da Polícia Militar, professor universitário (pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Direito Civil Constitucional), foi coordenador do Procon, presidente da Junta de Recursos de Infrações, professor da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia e da Candido Mendes e atualmente responde como secretário municipal de Administração. Casado com Martha Christina Braga, tem dois filhos: Carla (jornalista na Flórida) e Carlos Augusto (publicitário na Filadélfia), e quatro netos: Bruno, Pedro, Gadhen e Julian.
dicionário
COZIDO – Prato à base de carnes e embutidos, legumes, verduras, ovos e, às vezes, banana, que são cozidos juntos, e com temperos, na mesma panela. Normalmente o prato é único na refeição, e tem como acompanhamento um pirão feito com o próprio molho do cozimento. O primeiro “cozinhado” ferveu, possivelmente em vaso de barro, no Neolítico ou nos finais do período anterior. Trazido de Portugal para o Brasil, já era comentado com entusiasmo por Debret no início do século XIX. Na Bahia, é servido um cozido de peru, previamente assado, em que entram legumes, verduras e linguiça. Em Portugal, prepara-se com carne de vaca, presunto, carne de porco salgada, salsicha, arroz, repolho picado, molho de tomate e grão-de-bico, e é servido em três etapas: primeiro, caldo com arroz; depois, repolho, grão-de-bico e molho de tomate; por fim, as carnes, acompanhadas de batatas cozidas. O caldo que sobra é usado para preparar uma sopa ou para cozinhar arroz.
perfil
CARLOS ALBERTO BRAGA
ADVOGADO/PROFESSOR
UNIVERSITÁRIO
NÃO COME: Beterraba eu nunca comi, não sei o gosto. Gosto de tudo, eu acho!
COME DE JOELHOS: Bacalhau e carne-seca.
GOSTA DE COZINHAR? Adoro. Faço tudo que você imaginar. Gosto de fazer peixes, bacalhau, carne seca e cozido.
SOBREMESA: Gosto de todas as sobremesas. É comigo mesmo!
BEBIDA QUE APRECIA: Vinho.
BOTECO PREDILETO: Não tenho um boteco predileto.
RESTAURANTE PREDILETO: Oca Maloca, Churrascaria Nova Friburgo e Chimarron.
O QUE O TIRA DO SÉRIO NUM RESTAURANTE: Falar alto, isso me tira do sério.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Port Orange, Flórida.
SERRA OU MAR: Os dois me atraem.
JANTAR INESQUECÍVEL: Um jantar na Estrada Froes, em Niterói, com minha esposa, quando éramos jovens. Foi a primeira vez que comi uma lagosta maravilhosa.
O QUE É SER BEM SERVIDO? A qualidade do prato e o carinho como é apresentado. O serviço é essencial.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, as pessoas e a gastronomia.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O desrespeito ao trânsito, às filas dos bancos e o desrespeito aos idosos.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Um roteiro mais esclarecedor e placas indicativas, para direcionar com presteza os turistas.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Para que possamos renovar Nova Friburgo é necessário e fundamental rever nossas atitudes como ser humano.
receitas
COZIDO À BRASILEIRA
INGREDIENTES: 1kg de coxão duro em pedaços ou ponta de peito, 4 dentes de alho espremidos, sal e pimenta-do-reino, ½ kg de lombo ou costelas de porco defumada, 4 paios em rodelas, ½ kg de linguiça curada em pedaços, 2 folhas de louro, 1 pimenta dedo-de-moça (opcional) picada, 1 maço de cheiro verde amarrado, cominho a gosto, 250g de bacon em cubos, 3 mandiocas em pedaços, 3 batatas doce em pedaços, 5 bananas-da-terra, 3 cenouras em pedaços, 1 pedaço de abóbora madura em pedaços grandes, 1 repolho cortado em quatro, 3 unidades de nabo branco em pedaços, 1 couve-flor em buquês, 6 cebolas pequenas inteiras, 5 ovos cozidos, azeite. Para o pirão: caldo do cozimento, farinha de mandioca e sal e pimenta-do-reino.
MODO DE PREPARO: Tempere o coxão duro, de véspera, com alho, sal e pimenta-do-reino. Numa panela grande, com bastante água, leve para cozinhar o coxão duro ou peito, o lombo ou costela, o paio e a linguiça. Tempere com sal, acrescente o louro, a pimenta e o cheiro verde. Junte o cominho e o bacon. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por cerca de uma hora, até as carnes ficarem macias (as que forem cozinhando reserve em local aquecido). Pré-cozinhe separadamente a mandioca, a batata-doce e a banana-da-terra com a casca. Junte à panela das carnes a mandioca, a batata-doce, a abóbora, o repolho, a cenoura, o nabo, a couve-flor. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo. Passado 10 minutos, junte a cebola. Em outra panela, coloque os legumes que forem cozinhando, mantenha-os aquecidos. PARA O PIRÃO: Coe um pouco do caldo do cozido. Deixe esfriar. Leve ao fogo, juntando a farinha de mandioca aos poucos até o ponto desejado. Corrija o sal e pimenta-do-reino. Cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Sirva o cozido separando as carnes com um pouco de caldo, os legumes, os ovos cozidos cortados ao meio e as bananas descascadas. Distribua os legumes e regue tudo com azeite. Sirva com o pirão.
NOTAS: Existem várias receitas de cozido, algumas bem complicadas. Esta é simples para os que querem se aventurar na cozinha. Como a feijoada, este prato rende muito e pode reunir uma quantidade grande de pessoas. O milho verde é muito usado. Quem aprecia pode também acrescentar três espigas cortadas em pedaços e cozinhar no caldo. O arroz branco é muito usado como acompanhamento, caso seja do seu agrado. No mais, reúna a família e divirta-se!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário