Gastronomia - 13/07/2013

Chico Figueiredo · chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 12 de julho de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Fondue: para comer a dois ou com amigos e aquecer a alma e o coração

 

Até pouco tempo, o fondue era pouco divulgado e muitos não sabiam como degustar esta iguaria. Outros achavam que eram caros demais. Agora, porém, tudo isso ficou para trás. Existem no mercado fondues pré-preparados de queijo e de chocolate, com preços bem acessíveis, o que facilita bastante. Os restaurantes da cidade também oferecem ótimas opções para todos os gostos e bolsos. Acompanhado de bons vinhos e uma boa companhia, o fondue fica ainda melhor nestas noites de inverno.

Com esse frio, nada como preparar bons fondues e convidar os amigos para degustar. É só ter o material necessário e usar a criatividade para prepará-los. Aqui estão algumas dicas para você chamar os amigos e arrebentar em casa! Viva Nova Friburgo e suas noites de inverno!


Um pouco de história

O fondue é um prato típico suíço, muito conhecido no mundo inteiro, para ser degustado no inverno. Sílvio Lancellotti define o fondue como "uma iguaria coletiva, de ritual e de celebração”. Deve ser preparado em uma panela própria (coquelon) sobre um fogareiro próprio (réchaud) a álcool, onde se derretem os queijos (ementhal e gruyère), kirsch e vinho branco. 

O fondue surgiu na Idade Média, em função da superprodução de queijos. Para evitar a perda, veio a ideia de derreter a sobra em um grande caldeirão, acrescentando-se álcool, de forma a conservar os queijos. Enquanto o preparavam, iam provando com pão, para determinar o tempero adequado. Esta operação coletiva da comunidade acabou perdendo o caráter de conservação e passou a ser uma celebração em conjunto.

Hoje existem outros tipos de fondue, inclusive de frutas e de chocolate. O fondue "bourguignonne”, à base de carne, com diversos molhos, é de origem francesa. Há também um fondue chinês, preparado com ingredientes cozidos em caldo grosso e a panela sobre um braseiro de carvão. Depois de o cozimento terminar, o caldo é servido aos participantes. 

Também se chama de fondue uma espécie de purê feito com alho-poró, cenoura, aipo, tomate ou outros legumes, cozidos lentamente em manteiga ou óleo, utilizado como base de preparo de diversos pratos.


Arrase com estas receitas


Cozido à maneira de fondue 

(Seis pessoas)


Ingredientes principais: 

250g de pernil de vitela

250g de pernil de cordeiro

250g de filet mignon

2 litros de caldo de carne

2 colheres de sopa de molho de soja

Sal e pimenta-do-reino


Corte as carnes em tiras, tempere com molho de soja, sal e pimenta-do-reino e reserve.


Ingredientes da guarnição do caldo

Um maço de cheiro verde / Um alho-poró pequeno / Uma cebola média espetada com cravo da Índia / Uma folha de louro / Dois talos de salsão


Preparo do caldo de carne de acordo com sua receita predileta. Meia hora antes de o caldo estar pronto faça um amarrado com os ingredientes acima e acrescente ao caldo. Coe e reserve o caldo


Guarnição: Três cenouras cortadas em rodelas de meio cm / 3 talos de salsão cortados em quadrados grandes

Estes ingredientes devem ser aferventados no caldo pronto durante cinco minutos e retirados para serem servidos à mesa

30 cebolas pequenas tipo picles e 200g de ervilha torta

Estes ingredientes devem ser servidos crus


Para servir: leve as carnes à mesa numa travessa. Arrume os legumes em outra travessa. Sirva os molhos de sua preferência. Sirva pão ou batatas cozidas. Cada convidado vai espetando pedaços de carne e legumes, cozinhando até o ponto desejado, no caldo fervente.


Notas: No final da refeição, sirva o caldo em pequenas tigelas ou em taças de consomê. 

Acompanha um bom vinho, tinto ou branco, a seu gosto.

 


Fondue de queijo


Ingredientes: 900g de queijo (metade do reino e metade estepe), 1 ½ copa de vinho branco seco, um dente de alho, um cálice de kirsch ou conhaque, uma colher de sobremesa rasa de maisena, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto.


Modo de preparo: Esfregue o dente de alho no interior da panela, coloque o vinho e 1/3 do queijo picadinho miúdo. Vá derretendo em fogo brando e acrescentando o restante do queijo mexendo sempre até formar um creme liso. Dissolva a maisena no kirsch e acrescente ao creme, sem parar de mexer até que o creme fique espesso. Tempere com noz-moscada e pimenta-do-reino. Regule a chama para que o creme se mantenha quente sem ferver. Cada pessoa espeta um pedaço de pão francês e o mergulha na fondue para que o creme cubra o pão.


Notas: 

• Pode-se substituir o queijo por outro de sua preferência. 

• Os garfinhos servem apenas para levar à panela, não o coloque na boca, para evitar queimaduras. 

• Caso queira pode-se substituir uma parte do pão por batatas cozidas e cortadas em cubos. 

• Nunca tente encher o réchaud enquanto estiver acesa ou quente. Espere alguns minutos até que esfrie um pouco. 

• O fondue pode ser pré-preparado no fogão convencional e depois colocado no réchaud, tomando sempre o cuidado para não ferver.

 

E... bom apetite!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade