Gastronomia - 13 de junho

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 12 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

Gabriel é um garoto sensível, muito admirado por quem o conhece e cheio de sonhos. Estuda na Escola Espaço Livre, gosta de ouvir música, de cinema e de passear de moto. É filho de Sandra e Carlos Xavier e tem 12 anos. Gabriel já está no comércio gastronômico: vende pão de mel da Nádia e tem facilidade para os negócios. Desejamos muito sucesso a ele e toda a sua família!

Dicionário

HIDROPONIA – Surgida nos anos 30, é uma técnica de cultura vegetal que utiliza uma solução líquida com nutrientes e dispensa o uso do solo. O nome significa “água trabalhando”. A técnica pode ser aplicada com combinações variadas das alternativas básicas: nenhum meio (substrato) para sustentar a planta ou um meio estéril e inerte, como o cascalho ou turfa; rega-se com solução nutriente, por gotejamento, sem reciclagem ou reaproveitamento da solução nutriente, em ambiente controlado. Um maior volume de vegetais é encontrado nesta cultura, comparando-se com a cultura comum, pois é possível plantar com um espaçamento menor. Sem riscos de pragas, é também livre do emprego de pesticidas. Com esta técnica passa a ser possível o cultivo de vegetais em regiões de solo e clima inóspitos, já que não depende de ambiente externo ou solo rico. Já existem mais de 30 tipos de cultura testados nesta técnica, porém, as que têm a maior preferência comercial são as de alfaces, tomates, pepinos, ervas finas e flores.

Dica - economize tempo para legumes e vegetais

· Muitos supermercados têm hoje prateleiras com saladas empacotadas, que minimizam o tempo de preparo de sua salada, já que as verduras estão lavadas e embaladas hermeticamente. Procure buquês de brócolis, pimentões e cogumelos com boa aparência e dentro do prazo de validade.

· Talos de brócolis cozinham mais rápido quando se tiram antes as fibras externas.

· Ervilhas congeladas não precisam ser cozidas quando usadas em saladas. Coloque-as em uma peneira e lave-as sob água quente, até descongelarem.

· Para amadurecer depressa tomates: faça alguns furos em sacos de papel pardo e ponha aí os tomates meio verdes, fora da geladeira, até ficarem prontos para o uso. O mesmo funciona com abacates, que amadurecem ainda mais rápido se você puser junto com maçã.

Perfil

GABRIEL MACHARET XAVIER

ESTUDANTE

NÃO COME: Peixe e berinjela.

COME DE JOELHOS: Macarrão. Um bom talharim gosto tanto, que não precisa nem de molho!

GOSTA DE COZINHAR: Gosto de ajudar.

SOBREMESA: Pudim e Chandelly.

BEBIDA QUE APRECIA: Coca-cola e sucos.

BOTECO PREDILETO: Os meus são McDonald’s e Bob’s.

RESTAURANTE PREDILETO: Spoletto e Cantina Camping.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Gramado.

JANTAR INESQUECÍVEL: O meu ainda não aconteceu...

O QUE É SER BEM SERVIDO: Ser bem atendido pelo garçom.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a comida e fazer compras.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Poucas atrações turísticas e parque de diversões, áreas de lazer para adolescentes e crianças.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Mais informações turísticas sobre a cidade.

Receitas

ABOBRINHAS RECHEADAS

Ingredientes: Quatro abobrinhas pequenas (cerca de 600g), duas colheres de sopa ou margarina, uma cebola pequena picada, ½ xícara de farinha de rosca, ¼ de xícara de salsa picada, uma colher de chá de tempero italiano de ervas, um ovo grande, duas colheres de sopa de parmesão ralado e sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 200°C (forno médio). Unte um recipiente refratário de 25x35cm. Corte cada abobrinha ao comprido. Retire e reserve as polpas, deixando uma concha de 0,5cm. Leve as abobrinhas à forma untada. Asse cerca de dez minutos, até ficarem macias e firmes.

2. Enquanto isso, corte as polpas de abobrinha em cubos. Numa panela média, derreta a manteiga em fogo moderado. Doure a cebola e refogue os cubos de abobrinha por cinco minutos, até que fiquem macios. Junte a farinha de rosca, salsa picada e o tempero italiano de ervas. Tempere com sal e pimenta. Retire a panela do fogo.

3. Em uma tigela pequena, bata levemente o ovo; adicione-o à mistura de farinha para incorporá-lo bem. Retire as conchas de abobrinha do forno, vire-as para cima e tempere-as com sal e pimenta. Recheie-as com a mistura de farinha de rosca e polvilhe-as com parmesão ralado. Asse-as até formar uma crosta fina dourada (por cerca de 15 minutos) e sirva.

Rendimento: Quatro porções.

Nota: Rápida e saborosa, esta receita pode ter vários recheios. Podem ser misturados atum, presunto, legumes, queijos, carnes e salsichas. Escolha ou crie sua própria abobrinha. Dobrando as quantidades, pode-se facilmente transformar esta refeição ligeira e de baixas calorias em um prato principal.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade