perfil
CHICO FIGUEIREDO
POR ELE MESMO – ATOR, PROFESSOR E CHEF DE COZINHA
NÃO COME: Não gosto de carnes muito exóticas e nem de rim. Não gosto muito de batata e inhame fritos...
COME DE JOELHOS: Comidas regionais, como costelinha de porco com tutu e couve, carne-seca com abóbora, dobradinha, rabada com agrião, galinha com quiabo e angu, pato no tucupi, feijoada. Gosto muito de nossa gastronomia brasileira e também da italiana.
GOSTA DE COZINHAR? Muito!
SOBREMESA: Morangos com creme chantilly.
BEBIDA QUE APRECIA: Boas cachaças e vinho tinto.
BOTECO PREDILETO: Gosto de “pé sujo”. Se eu estiver a fim de entrar e beber e comer um tira-gosto eu o faço sem restrições de lugar, ambiente, mas que tenha poesia!
RESTAURANTE PREDILETO: Realmente não saberia escolher um. Gosto da gastronomia friburguense e praticamente cada restaurante tem algo de bom que aprecio.
PARA ALMOÇAR: Não gosto muito de comida a quilo e nem de self-service. Infelizmente, para comer no dia a dia nossa cidade está sem opções para empratados. Costumo almoçar no Califórnia, na Rua Portugal, por ser perto do meu trabalho. Gostava muito de almoçar no Bar’t Papo, que tinha uma comida feita por minha amiga, Marlene, muito boa! Mas eles não estão servindo almoço.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Cidades mineiras. Mas só de falar em viajar já estou indo para qualquer lugar. Todo lugar tem algo para se olhar!
SERRA OU MAR? Serra, é claro. Amo Nova Friburgo!
O QUE É SER BEM SERVIDO? Ser atendido com respeito.
O QUE É SERVIR BEM? Respeitar o cliente e atendê-lo da melhor forma possível.
JANTAR INESQUECÍVEL: Hum, não saberia dizer. Foram tantos e em tantos lugares! Mas gosto muito de quando recebo amigos em minha casa!
O QUE PODE TIRAR VOCÊ DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Televisão ligada, clientes que não respeitam os espaços e falam alto demais, muito barulho vindo da cozinha e garçons e equipes que não conseguem trabalhar em silêncio.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, as montanhas, as pessoas e suas culturas, e meus amigos!
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: A falta de respeito com o dinheiro público, a cidade parada no tempo e sem rumo, e a falta de qualificação profissional em todas as áreas.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Investimento! Investimento e investimento!
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: A verdade é filha do tempo, e não da autoridade! (Bertold Brecht)
minutas
- Muitas pessoas já me perguntaram quais seriam minhas respostas às minhas perguntas aqui. Então resolvi respondê-las. Sou um apaixonado por minha terra, mesmo tendo vivido por 25 anos no Rio. Jamais fiquei longe, pois trabalhava sempre que podia aqui em Nova Friburgo. Nesses sete anos de coluna sempre admirei muito meus entrevistados, buscando perfis diferentes para apresentar aos leitores esses “personagens” que vivem aqui na cidade que tanto amamos. O que me faz escrever e manter essa coluna é justamente isso: essas pessoas! Sem elas e sem essa brilhante gastronomia e empresários que aqui investem e ainda acreditam nesta cidade de tantos sabores e com diversificada cultura talvez não tivesse mais nada para mostrar e retratar dessa minha terra. Todos que por aqui passam ficam encantados com essa diversificação de temperos e aromas. Nova Friburgo ainda continua sendo um grande polo gastronômico. Sem dúvida alguma, quando houver mais investimentos, cursos, festivais sérios e um calendário feito e seguido por todos que acreditam na transformação de um povo, através da cultura e do turismo, nossa cidade poderá, sim, vir a ser uma das mais brilhantes e disputadas do Brasil. Não podemos desistir! Precisamos perseverar e mudar com a luta e o trabalho de todos nós, friburguenses, e com os que aqui escolheram viver. Viva nossa cidade! Viva o seu povo! E parabéns, Nova Friburgo, pelos seus 194 anos!
dicionário
CARNE DE SOL – Alimento muito popular no Nordeste do Brasil, é uma carne salgada e seca ao sol e ao vento que mantém a cor avermelhada. Tem salgação mais leve que a carne-seca. Deve ser consumida no máximo uma semana depois de curada. Antes de ser utilizada, deixa-se de molho por algum tempo, com sua água sendo trocada várias vezes. É também chamada carne de vento e carne do sertão.
CARNE-SECA – Conhecida também como charque, carne do Ceará ou jabá, tem uma salga mais forte que a carne de sol. É secada também ao sol e ao vento ao através de estufas apropriadas. Contém apenas 10% de água. Colocada em água para dessalgar, perde grande parte de suas substâncias nutritivas. É muito utilizada, principalmente no Nordeste do Brasil. No Sudeste, entra no preparo de feijoada.
receitas
CARNE-SECA COM ABÓBORA
INGREDIENTES: Duas colheres de sopa de óleo, 1 cebola cortada em cubos pequenos, 6 dentes de alho amassados, 1 pimentão verde pequeno cortado em cubos, 4 tomates sem pele e sem sementes picados em cubos, pimenta-do-reino a gosto, 1 kg de carne-seca cortada em cubos, dessalgada e escaldada, sal se necessário, 1 kg de abóbora cortada em cubos de 3 cm aproximadamente, 2 colheres de sopa de cebolinha e 2 colheres de sopa de salsinha picada.
MODO DE PREPARO: Numa panela, coloque o óleo e doure levemente a cebola e o alho. Junte o pimentão, os tomates, a pimenta-do-reino e a carne-seca. Acerte o sal. Refogue e acrescente água quente aos poucos até a carne ficar macia e um molho formar na panela. Coloque a abóbora e deixe cozinhar até ficar macia e sem desmanchar. Sirva em seguida.
RENDIMENTO: 6 porções.
NOTA: Prática e muito boa esta receita! Adoro! Sirva com arroz branco e uma pimenta saborosa!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário