Gastronomia - 12 de Setembro

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

As entrevistadas de hoje são as maravilhosas garçonetes Lilis! Trabalham com muita competência no 1930 Café & Pub, no Cônego. Eliane Cardoso começou seu trabalho no Hotel Caledônia, como ajudante, e foi desenvolvendo seu talento, prestando muita atenção e lendo bastante. Trabalhou no Excalibur e no Willisau Café durante um bom período. É casada com o Edson, também garçom do 1930, com quem tem três filhos: Ingrid (13), Yuri (10) e Bruna (9). Eliane Pacheco também trabalhou no Willisau Café e tem duas meninas: Ana Beatriz (6) e Ana Carolina (4). É namorada do Natan, que também é garçom no 1930. Como podem ver, é uma verdadeira família de bom atendimento. Um viva bem grande a todos esses profissionais, que tratam a gente com tanto carinho! Nova Friburgo agradece!

Dicionário

PARFAIT – 1. Sobremesa de consistência semelhante à da musse, feita com calda de açúcar e ovos batidos, cozidos e acrescidos, depois de frios, de creme chantilly, purê de frutas e nozes. 2. Sobremesa feita de camadas de frutas, xarope, sorvete e creme batido, arrumada em taças altas e estreitas.

Perfil

ELIANE CARDOSO

ELIANE ALVES PACHECO

GARÇONETES

NÃO COMEM:

Eliane Cardoso: Jiló, e não posso comer abacaxi. Na verdade, não posso comer nada ácido.

Eliane Pacheco: Cenoura, berinjela, jiló. Não sou chegada a legumes!

COMEM DE JOELHOS:

Eliana Cardoso: Gosto muito de frango à parmeggiana.

Eliana Pacheco: Gosto muito de fritas, arroz e bife.

GOSTAM DE COZINHAR?

Eliane Cardoso: Adoro! Sou uma excelente cozinheira. Faço feijoada, frango ao forno e muitas coisas mais!

Eliana Pacheco: Não, só sei fazer o básico, e olhe lá!

SOBREMESA:

Eliana Cardoso: Parfait de chocolate com morangos. A Marlene, que é uma cozinheira maravilhosa em Friburgo, faz divinamente!

Eliana Pacheco: Musse de maracujá.

BEBIDA QUE APRECIAM:

Eliana Cardoso: Cerveja.

Eliana Pacheco: Vinho.

BOTECO PREDILETO:

Eliana Pacheco: O Jabar, do Abimael, e o Mais 1.

RESTAURANTE PREDILETO:

Eliana Cardoso: Gosto da comida do Excalibur e do 1930 Café & Pub.

Eliana Pacheco: Comida Brasileira, na Rua Oliveira Botelho.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER:

Eliana Cardoso: Minha cidade tem muitos lugares bons. Adoro Nova Friburgo!

Eliana Pacheco: Nova Friburgo, minha cidade.

SERRA OU MAR:

Eliana Cardoso: Mar.

Eliana Pacheco: Gosto de serra.

JANTAR INESQUECÍVEL:

Eliana Cardoso: Um aniversário meu, que passei com meu marido. O lugar é segredo!

Eliana Pacheco: Os almoços na casa da minha avó são inesquecíveis!

O QUE É SERVIR BEM:

Eliana Cardoso: Fazer o máximo possível para o cliente se sentir à vontade. E estar sempre pronta para atendê-lo e ajudá-lo!

Eliana Pacheco: Atender aos clientes sempre com bom humor e dar a atenção que o cliente merece.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO:

Eliana Cardoso: Os eventos no Sesc, poder sair ainda com certa segurança e o clima excelente da cidade.

Eliana Pacheco: Estar trabalhando no 1930; também gosto de ir ao boliche e namorar aos domingos!

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS:

Eliana Cardoso: O trânsito, o transporte dos ônibus, sempre lotados e sem opções de horários à noite, e poderia haver mais eventos para o grande público.

Eliana Pacheco: Ir a um lugar e ser mal atendido; esperar ônibus, que é um sacrilégio, e o trânsito, que é péssimo e violento.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO?

Eliana Cardoso: Mais divulgação. Temos que divulgar tudo!

Eliana Pacheco: Há falta de bons eventos para atrair mais turistas à cidade. E incrementar mais ainda a gastronomia local.

Receitas

SUFLÊS DE CHOCOLATE - MEIO AMARGO

Ingredientes:

Uma colher de sopa de manteiga ou margarina, 100g de chocolate meio-amargo, ½ de xícara de açúcar dividida, 3 colheres de sopa de licor de cereja (cherry brandy) ou conhaque, 8 ovos grandes, separados, à temperatura ambiente e 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 230°C (forno alto). Unte com manteiga o fundo e toda a lateral de quatro fôrmas, ou pirex, para suflês individuais. Ponha-os em um tabuleiro. Encha com um pouco de água a parte inferior de uma panela para banho-maria e deixe ferver em fogo alto. Enquanto isso pique o chocolate bem fino. Deixe a chama da panela de banho-maria inferior. Em fogo baixo, derreta na panela de cima do banho-maria os pedaços de chocolate. Acrescente ¼ de xícara de açúcar e o licor; misture bem. Retire da água a panela de cima do banho-maria. Adicione as gemas dos ovos ao chocolate e misture bem. Refrigere o creme de chocolate apenas enquanto prepara a próxima etapa. Numa tigela grande, com uma batedeira elétrica, bata as claras em neve. Junte aos poucos ¼ do açúcar restante e bata em ponto de suspiro. Incorpore, com leves movimentos circulares, o suspiro ao creme de chocolate; misture bem. Adicione o creme de chocolate ao restante das claras. Distribua a mistura nas formas de suflê e asse por 12 a 15 minutos, até crescer e ficar espumante (não abra o forno durante o processo). Polvilhe o açúcar de confeiteiro nos suflês antes de servi-los.

Rendimento:

Quatro porções

Nota:

Ganhe tempo derretendo o chocolate no micro-ondas; interrompa o processo várias vezes para verificar a textura e misturar o chocolate. Quem gosta muito de doce e não tem problema com peso pode deixar o suflê ainda mais gostoso acompanhado de uma saborosa bola de sorvete de creme ou pistache, ou ainda de creme chantilly!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade