Gastronomia - 12 a 14 de novembro 2011

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 12 a 14 de novembro 2011
Gastronomia - 12 a 14 de novembro 2011

minutas

- Falar de Rusllon é um prazer. Além de estar fazendo um grande sucesso com sua exposição de aquarelas no Centro de Arte—A arte de pescar com moscas—nosso amigo e sua família são grandes parceiros da cultura em nossa cidade, apoiando sempre que podem: exposições, shows, eventos, discos, teatro, enfim nas coisas transformadoras da alma! Empresário da moda íntima, pintar e pescar são as coisas que mais agrada Rusllon. Tanto que usa a pesca para dar vida suas aquarelas, que realmente são encantadoras. Na pesca nosso amigo é um viajante por esses rios, mares e lagoas em busca de uma bela pescaria. Tanto que teve o prazer de pescar no Caribe, Venezuela, Chile, Mato Grosso, Patagônia, Amazonas, Minas Gerais, Bahia e muitos outros lugares. Quem quiser conhecer um pouco de sua arte, basta ir ao Centro de Arte e dar uma conferida! Viva as artes plásticas! Viva as famílias Vieira e Aguiar! Viva Rusllon e sua arte!

- O Blau Blau, lanchonete e ponto de encontro dos mais frequentados na cidade, está bombando! Ainda mais agora com as eleições chegando! O cafezinho tradicional no local, que já é concorrido, tende a ser disputado a tapa com os especuladores querendo saber das novidades dos bastidores da política! Haja café!

dicionário

SASHIMI

Prato japonês que consiste em fatias finas de lombo de peixe cru. Sem dúvida, a maneira de preparar conserva o sabor do peixe em toda sua essência. Qualquer peixe pode dar origem a um bom sashimi, mas é fundamental que os escolhidos estejam bem frescos. Os mais servidos são o atum, o pargo, o linguado, a cavalinha, a lula e o polvo, o sazae (um marisco) e o serra. De acordo com quatro técnicas básicas, o filé de peixe pode ser cortado em fatias retangulares (hira giri), em tiras (ito zukuri), em cubos (kaku giri) ou em lâminas finíssimas (uzu zukuri). Serve-se acompanhado por nabo cortado como se fosse macarrão finíssimo. Os temperos são o molho de soja (shoyu), gengibre em conserva (gari) e pasta de raiz-forte (wasabi).

perfil

RUSLLON VIEIRA AGUIAR

EMPRESÁRIO

NÃO COME: Não aprecio coisas ensopadas, mas até como...

COME DE JOELHOS: Sashimi de olho-de-boi, da barriga em especial!

GOSTA DE COZINHAR: Sim, massas...

SOBREMESA: Sorvete

BEBIDA QUE APRECIA: Leite.

BOTECO PREDILETO: Não tenho.

RESTAURANTE PREDILETO: Crescente Gastronomia.

PARA ALMOÇAR: Arroz, feijão e uma carne já resolvem... No dia a dia é self-service!

O QUE PODE TE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE: O atendimento.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: No final de semana Cabo Frio, Itaocara. Para uma viagem... Bonito-MS, natureza sem igual! Pucon-Chile é aconchegante! Los Roques-Venezuela, caliente!

SERRA OU MAR: Pra morar, serra...

UM JANTAR INESQUECÍVEL: Num acampamento em Itaocara, o macarrão instantâneo caiu na areia, meu amigo me serviu sem eu ver... Depois de comer metade reparei que os grãos do tempero estavam duros demais...

O QUE É SER BEM SERVIDO: Além de um bom tempero, bom atendimento, sem exageros, mas com simpatia...

O QUE É SERVIR BEM: Ter atenção aos detalhes...

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a tranquilidade e o ar puro!

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A dificuldade de um avanço na infraestrutura. Sabemos que hoje, devido ao trágico acontecimento das chuvas, vamos ter que reconstruir muita coisa, mas antes disso já estávamos parados no tempo, a cidade cresceu, precisamos de ações criativas, eficientes e realistas para preparar a cidade para o futuro. Eram três coisas, mas isso já vale por todas estas; é a raiz dos problemas que eu poderia citar...

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Boas ações já estão acontecendo, já possuímos bons restaurantes, o que pode melhorar é a divulgação do que temos a oferecer e assim atrair diariamente mais visitantes para desfrutar de nossa cozinha.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Temos que ser inovadores, depois do que sofremos precisamos ser mais fortes e agir em prol da coletividade, buscando cada um a sua maneira e nas suas possibilidades colaborar para o avanço de nossa sociedade. Ações simples, deixar de jogar um papel no chão, não trocar seu voto por um saco de cimento, ser gentil com o próximo, tornam uma cidade melhor. Vamos cobrar de nossos governantes ações eficientes para não só reerguer, mas também, alavancar a qualidade de vida em nossa cidade.

receitas

TUCUNARÉ RECHEADO COM LEGUMES

INGREDIENTES:

1 tucunaré grande, limpo, suco de 1 limão, sal, colorau, 4 dentes de alho amassados, 1 colher de sobremesa de pimenta-do-reino, 400 g de batata-doce, 400 g de cenoura e 4 colheres de sopa de manteiga.

MODO DE PREPARO:

Lave bem o tucunaré e tempere com o suco de limão, sal, colorau, o alho e a pimenta-do-reino. Deixe tomar gosto por 30 minutos. Enquanto isso cozinhe a batata-doce e a cenoura sem deixar que amoleçam de mais. Corte a batata-doce e a cenoura em cubinhos, tempere com sal e a manteiga. Recheie o tucunaré e prenda com palitos. Asse em forno médio.

RENDIMENTO: 6 porções

NOTA: Esta receita é para os amantes da pesca. É claro que se não tiver o tucunaré, use outro peixe de água doce. Se também você não tiver um peixe de água doce, faça com um de água salgada e me fale o resultado. Terei um imenso prazer de saber sua opinião!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade