minutas
- Assim que comecei a escrever esta coluna, há alguns anos, conheci este poema de Carlos Drummond de Andrade, mineiro de Itabira. Drummond achava a comida brasileira a melhor do mundo, especialmente a mineira – “Melhor culinária do Brasil” - por sua terra rica em sabores, misturas e com sua cozinha rústica de fazenda. Vale a pena ler o poema!
POEMA CULINÁRIO
No croquete de galinha,
A cebola batidinha
Com duas folhas de louro
Vale mais do que um tesouro
Também dois dentes de alho
Nunca serão espantalho.
(Ao contrário)
E três tomates,
Em vez de causar dislates,
Sem peles e sem sementes,
São ajudas pertinentes
Ao lado do sal, da salsa,
(A receita nunca é falsa)
Todos boiam na manteiga
De natural doce e meiga.
E para maior deleite,
copo e meio de leite.
Ah, me esqueci: três ovos
Bem graúdos e bem novos
Junto à farinha de rosca
(Espante-se logo a mosca)
a pitada de óleo,
Sem se manchar o linóleo,
E mais farinha de trigo...
Ai, meu Deus, deixa comigo!
dicionário
CROQUETE – Bolinhos pequenos, moldados de forma oval ou cilíndrica, que podem ser feitos de carne de boi, peixe ou galinha, moída e temperada. Depois de moldados devem ser deixados por algum tempo na geladeira, para adquirir consistência. Passados no ovo e na farinha de rosca, são fritos em óleo quente. A massa do croquete pode ser enriquecida com molho de tomate, molho branco, arroz, semolina, queijo ou molho vélouté (molho clássico cremoso francês). O nome vem do francês croquette.
receitas
CROQUETE DE GALINHA
Ingredientes: 3 xícaras de chá de frango desfiado, duas a 3 colheres de farinha de trigo, duas colheres de sopa de salsinha picada, uma cebola pequena picada, 2 tomates, uma colher de sopa de azeite, uma xícara de chá de água quente, 2 ovos batidos, sal e pimenta-do-reino a gosto, farinha de rosca para empanar e óleo para fritar.
Modo de preparo: Refogue a cebola no azeite. Junte o frango desfiado, o tomate sem pele e sem sementes, a salsinha, a água, o sal e a pimenta. Deixe em fogo baixo até formar um caldo e quando começar a secar adicione a farinha, aos poucos com as mãos, sem parar de mexer, até obter um ponto mais firme, mas sem ficar duro. Separe em porções (com uma colher) e deixe esfriar. Enrole os croquetes com as mãos, passe na farinha de rosca, no ovo (temperado com sal) e novamente na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente até dourar. Sirva frio ou quente com uma boa pimenta.
Rendimento: 12 porções
CROQUETE DE TRUTA DEFUMADA
Ingredientes: 500g de batatas descascadas e cortadas em pedaços médios, 1 dente de alho grande esmagado, ¼ de xícara de azeite de oliva, 200g de filé de truta defumada despedaçado, sal e pimenta-do-reino, farinha de rosca, 2 ovos batidos, óleo para fritar e fatias de limão.
Modo de preparo: Cozinhe as batatas em água com sal. Quando estiver cozido escorra a água, devolva a batata pra panela, acrescente o alho e amasse a batata. Acrescente a truta, o azeite, o sal e pimenta-do-reino e misture tudo. Deixe esfriar. Molde os bolinhos de truta com uma colher, passe-os pela farinha de rosca, pelos ovos batidos e depois na farinha de rosca novamente. Reserve. Aqueça o óleo em fogo médio e frite os croquetes até ficar dourados. Escorra-os. Sirva com rodelas de limão.
Rendimento: 12 porções
Nota: Podemos fazer croquetes de vários sabores. Com sobras de carne ele fica muito bom. É o velho ditado: “A carne assada de segunda é o croquete da sexta”. Enfim, o ano começou! Aproveite este poema e cozinhe mais. Cozinhar é uma arte e agrega as pessoas.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário