Gastronomia - 11/08/2012

Chico Figueiredo - chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 11/08/2012
Gastronomia - 11/08/2012

perfil

VERA VERONESI

PROFESSORA/SUBSECRETÁRIA DE LEITURA

NÃO COME: Rabada.

COME DE JOELHOS: Comida baiana. Principalmente o vatapá e o xinxim de galinha.

GOSTA DE COZINHAR? Sim.

SOBREMESA: Doce de pera com calda de chocolate quente.

BEBIDA QUE APRECIA: Prosecco.

BOTECO PREDILETO: Não frequento.

RESTAURANTE PREDILETO: Viva Rô.

PARA ALMOÇAR (CASO ALMOCE FORA CITAR UM LUGAR): Oca Maloca, no Centro.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Cumuruxatiba – BA.

SERRA OU MAR? Mar.

O QUE É SER BEM SERVIDO? A eficiência do atendimento.

O QUE É SERVIR BEM? E ter o prazer de receber amigos em minha casa.

UMA SAUDADE UM SONHO: Saudade da juventude dos anos 70. Transformar Friburgo em uma cidade “leitora”.

JANTAR INESQUECÍVEL: Um jantar com o meu marido no restaurante Trapiche Adelaide, na ladeira do contorno, em Salvador.

O QUE PODE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? A demora no atendimento.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A população, a geografia e o clima.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: A falta de compromisso com a preservação da cultura, patrimônio e memória de nossa cidade.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Intensificar e divulgar os festivais gastronômicos atrelados a mais eventos culturais.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “O caminho para Nova Friburgo resgatar a sua memória e a confiança de seu povo será através da cultura”.

minutas

- Vera Veronesi está subsecretária municipal de Leitura, desde abril de 2012. É formada em Letras, nascida em Nova Friburgo, mas divide seu coração entre Salvador e Nova Friburgo. Sua especialização é Leitura e Projetos ligados à educação e cultura. Vera é casada com o engenheiro Cláudio Carvalho (Tado), tem um casal de filhos (Maíra e Igor) e uma netinha de dois anos, Laís. Atualmente está desenvolvendo projetos para a subsecretaria, juntamente com a secretaria de cultura, sendo o último, o projeto “Amado—100 anos de Jorge”, com exposição no Centro de Arte que traz uma resumida história, em ordem cronológica, da vida e obra desse respeitado autor. A exposição ficará em cartaz até o dia 27. Não se trata de uma exposição de um artista plástico. Tem como foco a leitura. É uma homenagem da Secretaria de Cultura, através da subsecretaria de Leitura, ao escritor Jorge Amado, referência para a literatura brasileira. Um viva bem grande para a Biblioteca Municipal! Um viva maior ainda para nossa querida Vera Veronesi e sua família!

- TOUR DA EXPERIÊNCIA – O maravilhoso restaurante Viva Rô! vem recebendo amigos para que os turistas possam participar ativamente do preparo de seus pratos! Tive o prazer de participar e foi uma noite encantadora! Em se tratando de Harald e Rô não poderia ser diferente. Recebem os convidados como se literalmente estivéssemos em sua casa! No cardápio: patê de truta defumada, champignon recheado e truta no envelope! Tudo preparado por nós com o auxílio do chef Harald! Viva Rô! Viva a gastronomia friburguense!

dicionário

TRUTA – Um dos melhores peixes de água fria tem os mesmos hábitos do salmão. Existem trutas de rio, mar e lagos. Sua pele é marrom com reflexos prateados e seu tamanho varia, chegando a pesar entre poucas gramas e alguns quilos. Sua carne é muito delicada e saborosa. É encontrada fresca inteira ou em filés ou congelada. Pode ser preparada frita, assada, cozida no vapor ou grelhada. Em conserva, pode ser encontrada defumada ou enlatada. Em qualquer dessas formas pode ser utilizada também em saladas e sanduíches.

receitas

PATÊ DE TRUTA DEFUMADA (VIVA RÔ!)

Ingredientes: 500 g de truta defumada desfiada, 200 gramas de maionese, 1 copo (250 ml) de requeijão, sal, pimenta-do-reino a gosto e tempero verde (dill/aneto), manjericão ou ciboullette.

Modo de preparo:

1. Coloque em um multiprocessador a truta desfiada e a maionese, aos poucos acrescente o requeijão, sal, pimenta e o tempero verde.

2. Bata até ficar homogêneo.

3. Sirva com torradas.

CHAMPIGNON RECHEADO

(VIVA RÔ!)

Ingredientes: 500 g de truta defumada, 32 champignons frescos, 1 cebola, 100 g de manteiga, 300 g de palmito, 100 g de creme de leite fresco e temperos à gosto ( sal, pimenta-do-reino, dill e ciboullette.

Modo de preparo:

1. Refogar o palmito na manteiga com cebola.

2. Acrescentar o creme de leite e os temperos.

3. Por último misturar a truta defumada.

4. O champignon (temperado com sal e pimenta) é só lavar, tirar o talo (que vai para o recheio) e grelhar no azeite.

5. Recheá-los e assar por 10 minutos.

Notas: Essas duas receitas foram preparadas por nós no encontro “tour da experiência”. São deliciosas e muito rápidas de fazer. Caso não queiram se arriscar em fazê-las, os amigos podem saboreá-las no restaurante Viva Rô!

BOM APETITE!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade