Minutas
Este belíssimo artista, que conta e escreve histórias, ama a literatura e o teatro e é o nosso secretário municipal do Pró-Leitura. Uma tarde muito agradável e encantadora marcou a inauguração da Sala Infantil de Leitura Carlito Marchon, da Biblioteca Municipal, numa iniciativa de Álvaro Ottoni. Os palhaços Abelito (Léo Abelha) e Girassol (Patrick) e um grupo de contadores deram um verdadeiro show para a criançada. Ottoni é casado com Ângela Macedo, artista plástica, e tem três filhas: Cacá, 17, atriz, Eliza, 15, cantora de MPB, e Fábio, 13. Parabéns e muitos vivas a este incansável contador e criador de histórias!
- A SUPER RIO EXPOFOOD – RIO CENTRO foi muito bem representada pelos friburguenses. Coordenado por David Massena, com exposição de Juran Santos e gastronomia deste colunista, os expositores e proprietários da 4MIX - Maurício, André, Fábio Ferreira e Luiz - ficaram muito satisfeitos com o resultado do staff friburguense. É Nova Friburgo marcando presença numa das maiores feiras do país!
Dicionário
PAELLA – Prato típico espanhol, é conhecido no mundo todo. É um risoto encontrado em diversas versões. A paella valenciana é feita com arroz, pimentões, açafrão, frango, carne de porco, lingüiça, frutos do mar, vagens, coelho, azeite, cebola, alho, dentre outros ingredientes. A paella marinera é uma versão que acrescenta peixes, lagostas e mexilhões à base de arroz. Prepara-se em uma frigideira especial, com duas alças, bordas altas, geralmente de ferro, chamada paellera. É considerada uma refeição completa.
Perfil
ÁLVARO OTTONI
ESCRITOR E EDUCADOR
NÃO COME: Rabada e qualquer coisa com coentro.
COME DE JOELHOS: Vatapá e paella valenciana.
GOSTA DE COZINHAR: Gosto, mas sou péssimo, faço muita bagunça! Ainda assim, faço um bom peixe.
SOBREMESA: Frutas, com destaque para os morangos.
BEBIDA QUE APRECIA: Cervejas e uísque.
BOTECO PREDILETO: Bistrô 53.
RESTAURANTE PREDILETO: Vinho & Cia..
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Paraty.
JANTAR INESQUECÍVEL: Uma homenagem a Darcy Ribeiro, na Academia Brasileira de Letras e, recentemente, na casa de Dalva Brust, uma comida alemã maravilhosa.
O QUE É SER BEM SERVIDO: Ter afeto e presteza.
SERRA OU MAR: Serra, embora seja carioca.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Fim de semana em Lumiar e São Pedro, encontros com pessoas bacanas e estar no palco em Nova Friburgo.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O trânsito, guarda-chuva embaixo de marquise e as enchentes.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Festivais gastronômicos e divulgação externa, para cidades vizinhas, como Rio e Niterói.
Receitas
PAELLA DO RESTAURANTE MAJÓRICA
Ingredientes: Um frango de 1 ½ kg, 800g de carne de porco, 1kg de polvo, 1kg de mexilhões ou mariscos, 1kg de lula, 1kg de camarões, duas latas de ervilhas, oito dentes de alho, três cebolas grandes, 1kg de arroz, duas folhas de louro, azeite, quatro envelopes de açafrão, dois pimentões para enfeitar o prato e sal a gosto.
Modo de preparo:
Lulas – Depois de limpas, corte-as em pedaços não muito pequenos; só despreze os olhos e barbatanas; use os corpos e os pequenos tentáculos, que são saborosos. Faça um refogado de cebola, alho e azeite, refogue as lulas, junte um pouquinho de água quente para cozinhar; tempere com sal e deixe em fogo regular e a panela tampada. Nos últimos minutos os mexilhões ou mariscos se juntarão a elas. Retire do fogo e reserve.
Frango – Corte-o à passarinho.
Porco – Corte em cubos de 2cm. Soque o alho, junte o sal, louro e suco de um limão e deixe os pedaços de frango e porco durante duas horas neste tempero. Depois refogue a cebola batidinha, doure em óleo ou azeite essas carnes. Pingue água até ficarem macias e reserve.
Polvo – Cozinhe em água fervendo com uma cebola, cortada em quatro pedaços, mas sem separá-los. Quando amaciar, retire-o imediatamente da água, corte em pedaços de cerca de 2cm e refogue em alho, cebola, azeite e sal, se faltar.
Mexilhões ou mariscos – Se quiser aproveitar a água dos mariscos e mexilhões, lave-os bem, esfregue com uma escovinha e leve-os ao fogo numa panela sem água ou abra-os ao forno. O calor abre as conchas e assim é possível retirá-los e aproveitar o líquido natural (descarte os que não abrirem). Depois disso, quando as lulas estiverem refogadas e macias, jogue dentro os mariscos, deixando de três a cinco minutos no fogo, só para tomar o gostinho dos temperos.
Camarões – Depois de limpos, junte-os por cinco minutos a qualquer dos refogados já citados ou refogue-os com os mexilhões, que será um processo rápido também.
Arroz – Use-o sem lavar (como muita gente faz em paella), ou lave-o só na hora exata de prepará-lo. Refogue alho, cebola em azeite e, então, o arroz. Junte dois copos de água fervendo para cada copo de arroz. Junte o açafrão e todos os refogados de frango, porco, lula, camarões, mexilhões ou mariscos, ervilhas, polvo etc.. Cuidado para que o arroz não fique cru nas bordas da caçarola, que deve ser meio rasa e bem larga (paellera). É preciso mexer o arroz algumas vezes, mas sem amassá-lo. Há quem apague o fogo e embrulhe a paellera em toalhas por uns 15 minutos antes de servir. Enfeite o prato com pimentões, alguns mexilhões e alguns camarões.
Notas: Esta receita foi divulgada em minha primeira coluna, no dia 19 de março de 2005, numa homenagem ao saudoso Restaurante Majórica e ao nosso querido Sebastian Carrió Moranta. Achei que valia a pena repeti-la.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário