Minutas
- Mariana Pietrobon, além de produtora cultural, é uma excelente fotógrafa e poeta. Acabou de realizar uma bela exposição com seus trabalhos no Centro de Arte, onde obteve uma excelente visitação. Para quem gosta de arte e entretenimento, nossa amiga tem uma videolocadora, a Fristar, perto do Cavalo Preto, na Avenida Euterpe Friburguense. Faz ainda trabalhos de fotografia voltados para espetáculos, fotos artísticas e também fotos de gastronomia, em especial dos doces feitos pela mãe. Por falar em doces, eles são realmente divinos! Experimentei o pão de mel e fiquei de joelhos com a qualidade do produto. Para aqueles que gostam de boas guloseimas e também querem conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Mariana é só visitar os sites www.fristar.com.br; www.diariodeumainsone.blogspot.com - textos imagens e poesias; www.marianapietrobonfotos.blogspot.com - meu mundo fotográfico. Vale a pena conferir. Viva a maravilhosa família Pietrobon e suas delícias!
- O Além do Jardim, em Mury, não é palco somente de boas delícias culinárias! É também de boas histórias! No último dia 28, grandes personalidades culturais se reuniram em volta do delicioso jardim. Uma tortinha maravilhosa foi elaborada pela chef Carla Carvalho (Crescente), regada a belíssimas histórias comandadas pelo secretário municipal de Pró-Leitura, Francisco Gregório Filho, e a subsecretária, Maria Clara Cavalcanti. Os que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o Além do Jardim não sabem o que estão perdendo!
Dicionário
CONGELAMENTO PERFEITO
* Aproveite os preços baixos dos produtos sazonais e compre-os em quantidade, congelando-os para usar mais tarde. A maioria congela bem. E armazenar molhos e massas para torta no congelador pode poupar tempo.
· Para evitar desperdício, congele os alimentos em porções, de modo que você descongele apenas o que precisar.
· Congele rapidamente, mas descongele os alimentos devagar.
· Nunca volte a congelar um alimento já descongelado.
· Ao comprar carne ou peixe para congelar, verifique se já não foi congelado antes.
· Use etiquetas nos recipientes com o conteúdo e a data do congelamento. Arrume os alimentos para que os mais antigos fiquem na frente do congelador ou freezer, para serem usados primeiro.
· Use os alimentos até dois ou três meses depois de congelar.
Perfil
MARIANA PIETROBON – PRODUTORA CULTURAL
NÃO COME: Abóbora e melancia.
COME DE JOELHOS: Uma bela massa e camarões, de qualquer forma.
GOSTA DE COZINHAR? Doces, em especial de chocolate, e massas.
SOBREMESA: Cupcake de banana caramelada e pão de mel “bêbado”, feitos pela minha mãe.
BEBIDA QUE APRECIA: Sucos diversos e vinho.
BOTECO PREDILETO: Cesar’s Bar.
RESTAURANTE PREDILETO: Crescente Gastronomia.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Machu Pichu.
SERRA OU MAR? Serra.
JANTAR INESQUECÍVEL: Uma truta que comi com meu tio, pouco antes dele falecer, feita com crosta de amêndoas, creme de espinafre e batata rösti, servida com um belo vinho e, de sobremesa, creme de maracujá com raspas de gengibre...
O QUE É SER BEM SERVIDO? É receber a atenção devida, num ambiente agradável e com uma comida feita com carinho e de sabor especial.
O QUE É SERVIR BEM? Saber doar atenção e bons momentos àquela pessoa.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a vista e os amigos.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O trânsito, a falta de opções culturais e a visão pequena em relação aos horizontes culturais, gastronômicos e turísticos do município.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Valorizar o que temos, com um trabalho sério de divulgação de nossas atrações, com a formação de bons guias turísticos, a criação de um site voltado à gastronomia da cidade, com dicas de onde ir, o que comer, receitas etc..
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Friburgo é um lugar especial para viver e para trabalhar, basta que as pessoas e as iniciativas públicas e privadas tenham a real dimensão das potencialidades desta cidade, onde turismo, gastronomia, cultura e economia podem ser trabalhados em conjunto, para que todos saiam ganhando.
Receitas
BANANAS ASSADAS
Ingredientes: uma laranja grande, quatro bananas firmes, uma colher de sopa de rum escuro ou conhaque (opcional), 1 ½ colher de sopa de açúcar mascavo, 25g de manteiga sem sal, cortada em pedaços pequenos.
Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Corte a laranja ao meio e esprema o suco das duas metades numa jarra pequena. Use um ralador para tirar raspas finas de uma metade da laranja. Descasque as bananas, fatie-as no sentido do comprimento e disponha-as numa assadeira rasa. Regue-as com o suco de laranja e o rum ou conhaque, caso queira usá-lo. Polvilhe açúcar e espalhe a manteiga nas raspas da laranja. Asse por 10 a 15 minutos, até que as bananas estejam levemente cozidas e o molho engrosse. Sirva em seguida.
Rendimento: Quatro porções
Notas: Simples bananas assadas ficam deliciosas servidas quentes, com sorvete de baunilha ou creme e, se preferir, creme de leite fresco. Fatias de abacaxi também ficam ótimas cozidas desta maneira. Para aumentar o sabor, salpique sementes de cardamomo moídas nas bananas, antes de assar.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário