Gastronomia - 11 a 13 de junho 2011

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 10 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 11 a 13 de junho 2011
Gastronomia - 11 a 13 de junho 2011

minutas

- Encantadora, simpática, carismática, dócil, gentil, meiga, amiga, prestativa e muitos outros adjetivos qualificam a minha querida Janayna! Sempre pronta a ajudar, nos cativa com seu jeito doce de ser. Jaja, como também é chamada pelos amigos, é formada em Pedagogia, Letras e pós-graduada em Assessoria de Comunicação e em Gestão de Pessoas — e muitas outras graduações —, e presta seus serviços ao Colégio Cêfel - IGP. Atualmente é subsecretária de Comunicação da Prefeitura e braço direito do secretário David Massena. Janayna é casada com o empresário Marcelo Martins, filha de Luiz Eduardo Saade e sobrinha do saudoso mestre de teatro, Jorge Saade. Um viva bem grande à família Saade! Um viva bem grande à maravilhosa Janayna Saade!

dicionário

CHOCOLATE – Alimento apreciado em todo o mundo, é elaborado a partir da fruta do cacaueiro, num processo bastante técnico. A palavra chocolate deriva do asteca xocolatl, que significava “água amarga”. A bebida asteca era realmente amarga e considerada afrodisíaco. Por esta razão, Montezuma, rei asteca, tomava cerca de 50 xícaras por dia de uma mistura de cacau em pó, água, farinha de milho e mel. O cacaueiro é uma árvore nativa da América do Sul e do México, onde foi descoberto pelos espanhóis no século XVI. Levado para a Espanha, o chocolate faz sua aparição na Europa em 1580, onde rapidamente se difunde. As sementes do cacau, secas e meio fermentadas, são assadas e depois moídas. O chocolate é feito da gordura de cacau extraída das bagas moídas. O teor de gordura é determinante na qualidade do cacau. Assim, os chocolates mais caros são também os que têm mais alto teor de gordura. Como as bagas não são doces é necessário que se seja adicionado açúcar durante o processo de fabricação do chocolate. O cacau em pó também não contém açúcar. Existem diversos tipos de chocolate. O amargo é mais escuro e brilhante e menos doce. O meio-amargo de qualidade contém alto teor de manteiga de cacau e também é bastante escuro. O chocolate ao leite é mais doce e mais claro. O branco é feito com manteiga de cacau e leite e tem um sabor excelente. É encontrado também o chocolate para coberturas, com menos manteiga de cacau. Vende-se em tabletes, em pó ou em lascas ou gotas e no formato de bombons. De uma maneira geral, o chocolate pode ser guardado por vários meses, em lugar fresco, desde que seja adequadamente acondicionado. Os brancos têm menor durabilidade. Com o chocolate são preparados licores, caldas, leites achocolatados e outras bebidas.

RÉCHAUD – Pequeno fogareiro, que pode ser a álcool, à vela, elétrico ou à base de água quente. Usados pelos maîtres para preparar pratos e sobremesas à frente dos clientes ou para manter aquecidos os pratos, quando servidos em bufê. Esta é uma prática muito antiga, da qual foram encontrados vestígios entre as ruínas de Pompeia.

perfil

JANAYNA SAADE

NÃO COME: Carne vermelha.

COME DE JOELHOS: Chocolate, eu adoro!

GOSTA DE COZINHAR? Muito. Meu camarão com catupiry é muito gostoso.

SOBREMESA: Gosto de todos os doces, mas amo pavê de bombom.

BEBIDA QUE APRECIA: Água, a bebida dos deuses!

BOTECO PREDILETO: Bar América, Casarão de Minas e o do Machado.

RESTAURANTE PREDILETO: Viva Rô!

O QUE PODE TIRAR VOCÊ DO SÉRIO NUM RESTAURANTE: Ser mal atendida.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Veneza.

SERRA OU MAR? Ambos têm seus encantos.

JANTAR INESQUECÍVEL: Sempre os almoços e jantares de família. Adoro a casa cheia e a turma reunida.

O QUE É SER BEM SERVIDO? Uma comida feita com amor.

O QUE É SERVIR BEM? Também servir com amor.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: As pessoas, o clima aconchegante e a tranquilidade de nossa cidade.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Hoje eu prefiro citar o que é agradável, para que juntos possamos construir uma cidade mais bela e gostosa de viver. Tenho orgulho de ser friburguense.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Poderiam abrir restaurantes de culturas mais diversificadas, para que o friburguense pudesse conhecer novos sabores.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Eu acredito em Nova Friburgo!

receitas

FONDUE DE CHOCOLATE

INGREDIENTES: 100g de chocolate meio-amargo picado ou ralado, 100g de chocolate ao leite picado ou ralado, 1 copo americano de creme de leite (fresco de preferência), ou em lata, sem soro, ou caixinha, 4 colheres de sopa de conhaque (se forem só adultos), 1 caixa de morangos, 1 rodela de abacaxi picada, 3 bananas picadas em rodelas, pedaços de bolo cortados em cubos pequenos e o que mais preferir.

MODO DE PREPARO: Aqueça uma panela própria para fondue. Coloque o creme de leite e adicione os dois tipos de chocolate aos poucos e vá mexendo sem parar. Quando estiver derretido desligue o fogo e acrescente o conhaque e misture bem. Passe a panela para o réchaud e acerte a chama. Os garfinhos da fondue, caso queira, podem ser substituídos por espetinhos de churrasco. Sirva com frutas e pedacinhos de bolo.

NOTAS: Os chocolates podem ser trocados pelos os de sua preferência. Deve-se ter um pouco de cuidado com a temperatura dos garfinhos, para não queimar a boca. De resto, é só degustar e se lambuzar! É excelente pedida para as noites frias friburguenses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade