minutas
- UMA HISTÓRIA SURPREENDENTE – Formado pela Escola Nacional do Circo, mais com sua criação, nas lonas circenses, o envolvente, apaixonante, competente e amante dos picadeiros, o friburguense Carlos Campanucci se dedica há 52 anos a levar alegria ao público com sua arte. Nosso amigo foi adotado, ainda pequeno, por uma família circense de Campos dos Goytacazes, que era dona do Royal Dumbar Circus, de onde fugiu e logo começou sua peregrinação por mais de 27 outros circos ao longo desses anos, rodando todo o Brasil por mais de uma vez. Quando criança iniciou-se como acrobata, que é a base de todos que se iniciam no circo. Passou por todas as áreas: trapezista, palhaço, malabarista etc. Só não foi mágico, apesar de saber desenvolver alguns truques. Casado com Sônia Silva Souza, o casal tem um filho, Francisco (meu xará!), de 3 anos. Atualmente Carlos dá aulas de técnicas circenses na Oficina-Escola de Artes, paixão deste mestre que nossa cidade tem orgulho de ter. Um viva bem grande aos artistas de circo! Um viva bem grande ao Carlos, à Sônia e ao Francisco!
dicionário
SOJA
GRÃO – O uso mais comum é em saladas, mas pode substituir o feijão. Depois de cozido, bata um pouco no liquidificador para engrossar o caldo e tempere a gosto. Prefira grãos que se quebram facilmente—são novos e mais macios. Em 100g há 38g de proteína.
SHOYU – Molho conhecido por acompanhar o sushi e o sashimi. A cor escura vem da fermentação do missô ou do koji, pastas feitas com o grão. Sua composição também leva milho ou trigo. Tem minerais, um pouquinho de proteína e vitamina B, mas não isoflavonas. Substitui o sal no tempero de legumes, carnes peixes, queijos e saladas.
LEITE – É feito do grão fervido em água com bicarbonato de sódio e processado. Possui mais proteínas (14g em cada 100g) que leite de vaca. Ideal para quem não tolera a lactose, para diabéticos, pelo baixo teor de açúcar, e para anêmicos, pelas altas taxas de ferro. Pode ser servido com água ou suco de frutas.
PROTEÍNA – A proteína texturizada é o resíduo que sobra da extração do óleo de soja. Pela textura e pela cor, faz às vezes de carne. Cada 100g tem 54g de proteína. É usada na preparação de salsicha, mortadela, linguiça, salame, patê, almôndega, feijoada, hambúrguer, molhos, massas e pães. Deve ser hidratada antes do uso.
perfil
CARLOS CAMPANUCCI
PROFESSOR DE ARTE CIRCENSE
NÃO COME: Como de tudo. Só que 80% comida natural.
COME DE JOELHOS: Gosto muito de saladas.
GOSTA DE COZINHAR? Gosto muito. Acho que cozinhar é uma arte tão linda e, principalmente, quando feita com amor.
SOBREMESA: Não sou de comer sobremesa.
BEBIDA QUE APRECIA: Leite.
BOTECO PREDILETO: Não frequento.
RESTAURANTE PREDILETO: Não frequento.
PARA ALMOÇAR: Almoço em casa. Minha esposa, Sônia, faz uma comida integral muito boa.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Nova Friburgo.
SERRA OU MAR? Serra.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Servir com carinho, respeito, educação...
O QUE É SERVIR BEM? Quando dou minhas aulas, sirvo meus alunos com muita dedicação e respeito.
JANTAR INESQUECÍVEL: Gosto muito das festas de Natal. Estamos mais descontraídos e sem a correria do dia a dia.
O QUE PODE TIRAR VOCÊ DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Não frequento.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a Oficina-Escola (adoro ficar lá) e a minha profissão, que amo.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Não gosto das pessoas negativas, não gosto das pessoas que vivem sob pressão e não gosto quando não consigo cumprir os horários por causa do trânsito.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Pensar positivo! Estamos precisando demais disso!
receitas
SALADA DE GRÃO DE SOJA
INGREDIENTES: Duas xícaras de grão de soja cru, ¼ de xícara de azeite, 3 colheres de sopa de vinagre, duas colheres de sopa de salsa picada, duas colheres de sopa de cebolinha picada, duas cenouras médias ralada grosso, 2 tomates grandes picados, uma cebola média picada, 1 pimentão verde médio picado e 1 pimentão vermelho médio picado.
MODO DE PREPARO: Numa panela, ferva 1 litro de água, junte a soja e mantenha no fogo por 5 minutos. Retire e deixe descansar por 15 minutos. Escorra, acrescente água fria e esfregue os grãos com as mãos para retirar a pele. Escorra novamente. Numa panela, ponha 2 litros de água e cozinhe a soja por 40 minutos ou até ficar al dente. Descarte a água, transfira os grãos para uma travessa e deixe esfriar. Acrescente o tomate, a cebola, os pimentões e a cenoura à travessa com a soja. Polvilhe com a salsa e cebolinha e tempere com sal, azeite e o vinagre. Mantenha na geladeira até o momento de servir.
RENDIMENTO: 10 porções.
CROQUETE DE SOJA ASSADO
INGREDIENTES: ¾ de xícara de pimentão verde picado, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de salsa picada, 1 colher de sopa de orégano, 500 g de proteína texturizada de soja (PVT), 4 litros de água fervente, 7 fatias de pão integral, 2 dentes de alho bem picados, 2 tomates médios picados, 1 cebola grande picada e sal a gosto.
MODO DE PREPARO: Num recipiente fundo, cubra a PVT com água e deixe por 15 minutos até que fique macia. Escorra e passe pelo processador. Transfira para uma tigela e acrescente a salsa, o orégano, metade do azeite e sal. Misture e reserve. À parte, retire a casca do pão, pique-o e reserve. Numa panela, aqueça o azeite restante e doure o alho e a cebola por 5 minutos. Junte a PVT reservada, o pimentão e o tomate. Misture bem e deixe no fogo por dez minutos, mexendo às vezes. Retire do fogo e junte o pão. Misture e, com uma colher de sopa, molde croquetes. Ponha na forma untada com óleo e leve ao forno em temperatura média até secar.
RENDIMENTO: 74 unidades.
NOTA: Estas receitas são para amantes da comida mais natural. E são muito saborosas e rápidas de serem feitas!
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário