Gastronomia - 11 a 13 de dezembro.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

minutas

- Simpática, carinhosa, bom astral! É o que posso dizer da Leila. De volta à cidade, abriu em setembro o charmoso Salaam Kebab, um delicioso restaurante de comida árabe, que em poucos meses já é um sucesso. Desde pequena ela é voltada à gastronomia árabe, aprendeu tudo com sua avó e, certamente, com sua mãe. Uma curiosidade revelada por Leila é que sua avó teve que aprender a culinária árabe para poder casar com seu avô, já que ele era um homem apreciador da cultura sírio-libanesa. Leila é casada com Dieter Paatsch (sócio no restaurante), com quem tem dois filhos: Jan, de 12, e Jasmin, de 3 anos. Apaixonada por artes e cultura, Leila é historiadora, musicista e professora, e já andou às voltas com teatro também. Morou alguns anos na Alemanha, onde aprendeu mais sobre a comida síria e também a alemã. Para quem quiser conhecer seu restaurante aí vai o endereço: Travessa Eugênio Thurller, 194/196 (ao lado da Lealtex), telefone 2523-8470; site www.salaamkebab.com. Vale a pena conhecer a primeira kebaberia de Nova Friburgo! Viva a cultura sírio-libanesa! Viva Nova Friburgo e sua cultura gastronômica!

- As ceias de Natal estão a todo o vapor! O Crescente Gastronomia, o Oca Maloca e a Majórica Delivery apresentaram seus cardápios. Tem para todos os gostos e preços. Para quem não tem tempo ou não é chegado ao fogão é uma excelente pedida!

dicionário

JANTAR – Palavra vinda de Portugal e derivada do termo latino jentaculum, é nossa terceira refeição. Denominação das últimas décadas do século XVIII, indica uma refeição feita no fim da tarde. No resto da Europa, entretanto, o jantar era a refeição do meio dia, comparável ao nosso almoço. Jentaculum, aliás, em latim, quer dizer almoço. A partir do século 20, com as modificações ditadas pelos horários de trabalho, o jantar foi empurrado para mais tarde, entre 19h e 21h.

perfil

LEILA PAATSCH – SALAAM KEBAB

NÃO COME: Carne de porco.

COME DE JOELHOS: Uma boa jadra (arroz com lentilha), ovos mexidos com hortelã e alho e salada de sardinha com cebola.

GOSTA DE COZINHAR? Sim. Comida árabe é meu forte. Mas cozinho de um tudo... Em comida alemã também sou excelente!

SOBREMESA: Ninho de nozes com calda de flor de laranjeiras. É um doce árabe muito bom!

BEBIDA QUE APRECIA: Suco de abacaxi com hortelã.

BOTECO PREDILETO: Não frequento boteco.

RESTAURANTE PREDILETO: O meu, Salaam Kebab!

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Turquia.

SERRA OU MAR? Serra, muita serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: Todos com minha família e com minha mãe cozinhando!

O QUE É SER BEM SERVIDO? Ser recebida com simpatia, alegria, bom humor...

O QUE É SERVIR BEM? Estar atento aos desejos dos clientes.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: As cachoeiras, as montanhas e as matas.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Eu adoro Nova Friburgo e não consigo pensar em coisas desagradáveis. Mas, como em todo lugar, os problemas sociais são inevitáveis.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Bons cursos para formação de mão de obra especializada.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Com a quantidade de artistas em nossa cidade poderíamos ter mais música, artes plásticas, mais cultura nas ruas. Merecemos mais, nossa cidade merece muito mais ainda!

receitas

TERRINE DE BETERRABA COM QUEIJO MINAS

Ingredientes: 500g de beterraba, óleo para untar, 1 ½ de xícara de creme de leite fresco, 1 envelope de gelatina em pó branca, sem sabor, 2 colheres de sopa de casca de limão ralada, ½ xícara de gergelim claro torrado, 400g de queijo Minas fresco, cortado em fatias, sal e pimenta-do-reino a gosto, suco de limão, folhas de agrião, azeite para regar, rodelas de limão para decorar.

Modo de preparo: Cozinhe a beterraba com casca. Depois descasque e corte em fatias grossas. Unte com óleo uma forma de 18cm de diâmetro e forre o fundo com papel-manteiga. À parte, bata o creme de leite em picos firmes. Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem e misture-a ao creme de leite batido. Junte a casca ralada de limão. Coloque na fôrma uma camada dessa mistura. Por cima, arrume algumas fatias de beterraba e polvilhe com gergelim. Cubra com mais creme e algumas fatias de queijo. Polvilhe com sal, pimenta-do-reino e gergelim. Repita as camadas até terminarem os ingredientes. Leve para gelar por quatro horas, ou até ficar firme. Desenforme e retire o papel. Enfeite com as folhas de agrião temperadas com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Na hora de servir, regue com azeite e decore com as rodelas de limão.

Rendimento: Dez porções.

Notas: Para aqueles que gostam de sair das mesmices de Natal e fim de ano, esta entrada é refrescante, saudável e muito fácil de fazer. E, melhor ainda, muito barata! Querendo, sirva com mix de folhas e crótons. E também pode-se trocar o queijo, caso prefira a terrine mais forte. Use a imaginação, e vamos às festas!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade