LUIZ LOWNDS
CHEF DO CHICO E LOWNDS,
COZINHA ÁRABE E MEDITERRÂNEA
NÃO COME: Jiló.
COME DE JOELHOS: Queijo Minas.
GOSTA DE COZINHAR: Gosto. Como chef, desenvolvo muito bem doces e outras preparações.
SOBREMESA: Gosto muito da mousse de chocolate que faço e que realmente é muito boa. Adoro sorvetes também!
BEBIDA QUE APRECIA: Mate. Mas também aprecio um bom vinho.
BOTECO PREDILETO: Bar América.
RESTAURANTE PREDILETO: No momento, o Chico e Lownds. Outros ainda não tive tempo de conhecer por causa do trabalho, que é intenso. Mas conhecerei aos poucos, em breve.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio de Janeiro.
JANTAR INESQUECÍVEL: Um jantar que eu preparei em Nova York, para um grupo profissional mais informal. Foi muito bom mesmo.
O QUE É SER BEM SERVIDO: Receber a atenção que merece, em todos os sentidos: na música, no ambiente, no prato, no atendimento. E surpreender sempre. Saber que tudo aquilo foi preparado para você, para agradar ao cliente.
O QUE É SERVIR BEM: Ter amor em tudo que faz. Eu faço tudo para mim primeiro. Gostando, certamente estarei servindo bem. Servir bem é algo espiritual!
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a tranqüilidade (a violência ainda não chegou aqui, em comparação com o Rio), e o verde, as montanhas. Acho linda essa cidade, seu povo e sua comida!
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: A falta de cuidados com a cidade, um pouco desleixada, o turismo que não atende bem as nossas necessidades e a falta de incentivo do poder público.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Acho que já está havendo um trabalho para alavancar. O Senac vem tomando uma iniciativa muito boa na cidade. Este tipo de investimento é que precisamos. O ensino do Senac é de muito boa qualidade e a escola que eles estão trazendo pra cá será muito importante para o desenvolvimento de nossa gastronomia. Estamos sem mão-de-obra qualificada e o Senac é uma instituição muito respeitada.
minutas
ive o prazer de conhecer o trabalho do meu colega Luiz Lonwds nas oficinas do Festival Gastronômico, realizado no Cadima Shopping pelo Senac. Acho que com a cozinha que o Senac está montando e a vinda do CVT para a cidade, nossos problemas começam a ser resolvidos. Teremos em pouco tempo mais pessoas qualificadas nas áreas de gastronomia, uma reedificação dos empresários do setor turístico e gastronômico. O meu entrevistado da semana é carioca e formado pelo Hotel Escola Senac Grogotó, em Barbacena (MG). Já deu consultoria para o Clube Piraquê, foi personal chef do exigente Carlos Manga e também chef do Copa Sul Hotel. Deu ainda uma assessoria rápida à Churrascaria Quari Quara, entre outras coisas mais. Abriu recentemente o Chico e Lonwds – cozinha árabe e mediterrânea –, na Rua Farinha Filho, que veio abrilhantar ainda mais a nossa gastronomia. Parabéns ao Chico e ao Luiz pelo maravilhoso empreendimento. Desejo muito sucesso!
dicionário
GERGELIM – Também chamado sésamo e conhecido desde a antiguidade, é originário da Índia. O primeiro registro encontrado sobre sua utilização data de três mil a.C. e foi feito em argila, na Assíria. Suas sementes são cor de mel e, depois de tostadas, têm gosto de amêndoas. Seu óleo é ingrediente básico na culinária oriental. Desempenha papel importante também na culinária judaica. Encontrado em grão, com casca ou descascado, inteiro ou moído, existe ainda em pasta, conhecida por manteiga de gergelim, com consistências variadas. É usado em pastas salgadas, pães, bolos, biscoitos e doces. Uma de suas variedades é nativa do Brasil e pouco difere da oriental. Nome científico: Sesamum brasiliensis e Sesamum indicum; em espanhol, sezamo; em francês, sésame; em italiano, gingiolena ou sésamo d’oriente; em inglês, sesame; em alemão, sesam.
receitas
ATUM EM CROSTA DE GERGELIM (LUIZ LOWNDS)
Ingredientes:
1kg de atum em filé limpo, 100g de gergelim preto, 100g de gergelim branco e 100ml de shoyu.
Modo de preparo:
Coloque o atum para marinar em shoyu por dez minutos. Passe o atum no gergelim branco e preto. Frite até que o gergelim fique dourado. Corte o atum em V e disponha no prato.
Acompanhamento:
MOUSSELINE DE
MANDIOQUINHA
Ingredientes:
500g de mandioquinha, 100g de manteiga, 100ml de leite, 100g de queijo parmesão. Sal a gosto.
Modo de preparo:
Cozinhe a mandioquinha até que ela se desfaça. Passe num espremedor. Em seguida tempere com os ingredientes relacionados e reserve. Aqueça na hora de servir.
Molho:
PESTO DE
MANJERICÃO ROXO
Ingredientes:
Um molho de manjericão roxo, 100g de nozes, 100ml de azeite de oliva extra virgem, 100g de queijo parmesão e sal a gosto.
Modo de preparo:
Num liquidificador, coloque as folhas de manjericão, o restante dos ingredientes e bata até que fique bem homogêneo. Coloque para refrigerar antes de servir.
Notas:
Esta receita foi dada numa oficina no Cadima Shopping, durante o Festival Gastronômico do Senac. É bem fácil de preparar e o resultado é excelente. Pode-se substituir a mousseline de mandioquinha por batatas inglesas ou mesclar as duas. O manjericão roxo pode ser substituído pelo verde, que também fica muito bom.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário