Gastronomia - 10 de outubro

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 09 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

- A extrovertida e muito talentosa Nívea deu um show de bom gosto em sua última exposição no Centro de Arte. Natural de Cachoeiro de Itapimirim (ES) e criada no Rio, onde se formou em Cenografia e Artes Cênicas pela UniRio, acabou escolhendo Nova Friburgo para viver. E jura que não sai daqui por nada! Seus estandartes e trabalhos com papiêr marchê são de emocionar e veremos ainda esta talentosa atriz emocionando muita gente nos palcos friburguenses. Um viva bem grande aos artistas e a todos aqueles que respiram arte!

Dicionário

BRÓCOLIS

Pertencentes à família das crucíferas, é um vegetal verde, semelhante à couve-flor. É aparentado também do repolho e a couve-de-bruxelas. Deve ter talos brilhantes e flores firmes e bem verdes. São aproveitadas as flores, as folhas e a parte tenra do caule, que deve ser descascado. Rico em vitaminas A e C é também uma boa fonte de fibras e minerais (particularmente enxofre, ferro, cálcio e potássio). As folhas do brócolis têm cinco vezes mais cálcio que o leite de vaca. Seu sabor é característico e delicado. Pode ser utilizado cozido em água e sal, com molhos variados, na forma de suflê, misturado ao arroz, como recheio de tortas, em sopa etc. Nome científico, brassica oleácea; em espanhol, brocoles; em francês, broccoli; em italiano, broccoli; em inglês, broccoli; em alemão, brokkoli.

Perfil

NÍVEA SEMPRINI - ATRIZ - ARTISTA PLÁSTICA

NÃO COME: Bichos. Sou vegetariana.

COME DE JOELHOS: Qualquer coisa com chocolate. Sou uma chocólatra assumida!

GOSTA DE COZINHAR: Sim, dizem que uma taurina nunca veste um avental impunemente, sempre sai uma receita mágica. Temos o dom natural dos temperos e misturas especiais...

SOBREMESA: A minha charlotte de chocolate meio amargo e vinho do Porto... Hum, é uma delícia!

BEBIDA QUE APRECIA: Um bom vinho, com certeza, branco ou tinto, de acordo com o prato...

BOTECO PREDILETO: Ih, aí você me pegou, não costumo frequentar boteco...

RESTAURANTE PREDILETO: Trilhas do Araçari, em Debossan. É um restaurante vegetariano, mas recomendo até pra quem é carnívoro. A comida é deliciosa, o lugar é lindo, uma paisagem magnífica e os donos (o Flávio cozinha e a Marta ajuda a servir) são umas simpatias!

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Florença, na Itália, onde você caminha, literalmente, pisando em arte.

SERRA OU MAR? Serra, com certeza. Quando decidi vir embora, fugir da cidade grande, nunca me passou pela cabeça ir morar na praia. Adoro o friozinho da serra!

JANTAR INESQUECÍVEL: Bom, o que faz um momento inesquecível na nossa vida? Mesmo sendo uma refeição, é um conjunto de coisas, não só a comida ou o restaurante. No meu caso foi em Salzburg, na Áustria, um restaurante lindo, com paredes de vidro, de onde víamos toda a cidade. Eu era jovem e linda e meu acompanhante, idem! Nem me lembro o que comemos, acredita? Só que tomamos um vinho branco maravilhoso e que era dia, logo, um almoço ao invés de jantar. Mas, inesquecível, com certeza!

O QUE É SER BEM SERVIDO: Além de uma boa comida (gostosa e bonita, porque o aspecto visual também conta, comer com os olhos é importante), ser bem servido pelo garçom, pois garçom mal-educado ninguém merece!

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a tranquilidade e as pessoas.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A falta de bons profissionais, principalmente domésticos. Parece, às vezes, que todo mundo é curioso, faz tudo, mas nada muito bem. Também sinto falta de mais movimento na noite, mais eventos culturais. E, finalmente, o serviço de ônibus é muito ruim! Nos fins de semana, quando a cidade enche mais de turistas, os ônibus rareiam ainda mais! Quem não tem carro sofre, e muito!

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Mais restaurantes temáticos, principalmente dentro da influência suíço-alemã, e investir muito em divulgação fora daqui, para trazer mais turistas. Nosso turismo está em baixa, pelo que ouço dizer já foi muito melhor...

Receitas

BRÓCOLIS REFOGADOS À ITALIANA

BRÓCOLIS REFOGADOS À ITALIANA

Ingredientes:

Um pé de brócolis (cerca de 800g), 3 colheres de sopa de azeite, 1 dente de alho finamente picado, ½ xícara de água, 1 tomate maduro sem pele nem sementes, 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto, 1 pitada de pimenta desidratada e triturada e sal a gosto.

Modo de preparo:

Limpe e reserve as pontas muito fibrosas dos talos do brócolis; separe os buquês. Com um ralador de legumes, rale os talos e corte-os, em diagonal, em fatias de 1cm de espessura. Numa panela grossa e funda, aqueça o azeite em fogo moderado. Adicione os talos do brócolis fatiados e refogue por 5 minutos. Junte o alho, a água e os buquês. Tampe a panela e cozinhe-os mais 5 minutos, até ficarem macios, porém firmes. Retire a panela do fogo. Com uma escumadeira transfira o brócolis para uma travessa, deixando o líquido na panela. Junte o tomate, o vinagre e a pimenta. Cozinhe em fogo brando só para aquecer. Tempere com sal. Regue com o molho de tomate o brócolis e sirva em seguida.

Rendimento:

Quatro porções

Notas:

O brócolis desta receita fica muito gostoso com o molho frio. Cozinhe os talos e as flores e, na hora de fazer o molho, misture todos os ingredientes, bata com um batedor somente na hora de servir e acrescente em cima do brócolis. Fica excelente!

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade