Gastronomia - 10 de janeiro

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 09 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

Muitos restaurantes e botecos foram citados pelos entrevistados desta coluna em 2008. Sem dúvida, as pessoas estão valorizando mais a gastronomia de Nova Friburgo. Alguns festivais foram realizados e há promessas de cursos de gastronomia e hotelaria e de maior investimento no turismo. Esperamos que realmente se invista mais e, sobretudo, que elevem nossa cidade ao lugar que merece: Capital da Gastronomia!

- Mais restaurantes e bares foram abertos recentemente, mas o que realmente preocupa o empresário local é a falta de mão-de-obra. As escolas profissionalizantes são de suma importância para o setor.

- Os interessados em participar com receitas e vê-las publicadas nesta coluna devem enviá-las por e-mail. As selecionadas serão publicadas uma vez por mês. Participe!

Dicionário

SUGO – Molho, em italiano.

SUCO – O mesmo que sumo, é a essência líquida de alimentos animais e vegetais.

SUCO DE FRUTAS – Invenção europeia, utilizando o caldo da fruta e o mel como adoçante ou o açúcar que se industrializava nos engenhos.

Perfil

O que foi destaque no ano que passou

As preferências dos entrevistados em 2008. Sem dúvida, as pessoas estão mais exigentes quanto ao atendimento e à qualidade.

O QUE NÃO COMEM: Jiló! Unanimidade, como sempre.

O QUE COMEM DE JOELHOS: Camarão. Impressionante!

O QUE GOSTAM DE COZINHAR: A maioria gosta de cozinhar o trivial.

SOBREMESA PREFERIDA: Preparações à base de chocolate são sempre as campeãs. Quase ninguém faz a linha diet, mas muitos também optam por frutas, um bom sinal.

O QUE BEBEM: Vinho tinto e cerveja.

BOTECOS CAMPEÕES: Casarão de Minas (22) e Bar América (14).

RESTAURANTES MAIS CITADOS: Crescente Gastronomia (20), Bräun & Bräun (17), Viva Rô (16) e Oca Maloca (14).

O QUE CONSIDERAM COMO COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, o povo e as montanhas.

COISAS DESAGRÁDAVEIS: O trânsito (disparado), as calçadas esburacadas e a violência que cresce assustadoramente.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Nova Friburgo e Rio das Ostras.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? A maioria dos entrevistados ressaltou a necessidade de investimento no turismo e cursos profissionalizantes no setor gastronômico e hoteleiro, além de um número maior de bons festivais.

Receitas

POMODORO (MOLHO DE TOMATE)

Ingredientes:

500g de massa (talharim ou espaguete), 1 ½ colher de sopa de azeite, uma cebola finamente picada, 400g de tomates italianos enlatados, picados, sal e pimenta-do-reino e folhas de manjericão frescas a gosto.

Modo de preparo:

1. Cozinhe a massa numa panela grande, com água salgada, até ficar al dente. Escorra e coloque novamente na panela, para manter quente. Aqueça o azeite numa frigideira grande. Acrescente a cebola e cozinhe em fogo médio até amolecer. Junte o tomate picado e deixe cozinhar durante cinco a seis minutos, ou até que o molho reduza e engrosse um pouco. Tempere com sal e pimenta. Junte as folhas de manjericão e cozinhe mais um minuto. Deite o molho por cima da massa quente e delicadamente misture. Sirva imediatamente.

Rendimento:

4 porções, como prato único.

Nota:

Tradicionalmente, o pomodoro é servido com tagliatelle. Pode ser usado também o fettucini. Este prato é indicado para servir o parmesão ralado à altura.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade