Gastronomia - 1º a 3 de outubro 2011

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 1º a 3 de outubro 2011
Gastronomia - 1º a 3 de outubro 2011

minutas

- Gugute, como é conhecido pelos amigos, é formado em matemática e também empresário da SYB Projetos há 26 anos. Atualmente está presidente da Fundação D. João VI, que dentro de outras funções detém o patrimônio do arquivo Pró-Memória de Nova Friburgo. Nosso querido amigo já foi funcionário da bolsa de valores Rio, IBM, DNER, Proderj, dentre outros. Com um novo espaço sendo montado para abrigar o pró-memória, o Salão Azul, na Prefeitura de Nova Friburgo, um espaço cedido pelo Prefeito Dermeval Barboza Moreira, acreditamos que o local fique em definitivo nesse novo local. Dentro de um mês, as novas instalações estarão prontas para que o público possa fazer suas pesquisas. Boher é casado com Diléia Celia Pinheiro e nosso amigo possui dois filhos: Nelson Augusto Boher Junior (25), estudante de Comunicação, e Inge Pessoa Boher (31), de Administração de Empresas. Um viva bem grande à Fundação D. João VI! Um viva bem grande ao Pró-Memória! Um viva bem grande a toda a família Boher.

dicionário

BACALHAU – Peixe do norte do Atlântico e do Pacífico, tem carne branca e firme. Pode pesar de 750g até 10kg. Apesar de geralmente pescado entre maio e outubro, está à venda durante o ano todo. Pode ser encontrado fresco, salgado e seco, defumado ou apenas salgado. O salgado deve ser muito bem lavado e demolhado antes do uso. Tradicional da culinária de Portugal, as primeiras referências à sua utilização são encontradas no segundo tratado culinário português, o Cozinheiro moderno, de Domingos Rodrigues (1780). São elas “bacalhau à provençal, “bacalhau à Bexamela” e “bacalhau assado nas grelhas e por outros modos”. Presta-se a uma grande variedade de pratos, sendo muito tradicional na culinária portuguesa. Na Espanha é chamado de bacalao.

BACALHAU À LAGAREIRO – Prato à base de bacalhau, em homenagem ao lagareiro português, homem que trabalha em lagares – espécie de tanque onde se espremem e se reduzem a líquido ou azeitonas destinadas ao azeite ou uvas destinadas ao vinho.

BACALHAU À GOMES DE SÁ – Bacalhau cozido e, em seguida desfiado, levado ao forno em uma travessa, acompanhado de cebolas, alho, batatas, ovos cozidos duros, salsa, azeitona preta, azeite e vinho branco. Foi criado por José Luís Gomes de Sá Júnior, no fim do século XVX, quando trabalhava no restaurante Lisbonense, no Porto.

perfil

NELSON AUGUSTO BOHRER

PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO D. JOÃO VI

NÃO COME: Gordura, apesar de gostar de carne.

COME DE JOELHOS: Uma panqueca de espinafre com ricota. Eu ajoelho para comer e um Bacalhau à Lagareiro, no restaurante Assis, no Rio.

GOSTA DE COZINHAR? Gosto. É o meu passatempo predileto. Minhas panquecas, massas. Faço muito bem. Sou um grande apreciador da comida portuguesa e italiana.

SOBREMESA: Gosto muito de frutas. Morango com pimenta eu aprecio muito.

BEBIDA QUE APRECIA: Um bom vinho.

BOTECO PREDILETO: O Bon Vivant, no Cônego.

RESTAURANTE PREDILETO: Viva Rô!

O QUE PODE TE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE: Ser mal servido.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio de Janeiro.

SERRA OU MAR: Serra. Apesar de amar o Rio de Janeiro.

UM JANTAR INESQUECÍVEL: Hoje, os almoços com minha mãe, almoçar com ela é sempre um prazer!

O QUE SER BEM SERVIDO: Ter a atenção para ser servido. Servir é uma arte!

O QUE É SERVIR BEM: Fazer as pessoas felizes!

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Minhas lembranças, meus amigos e esse céu azul de Friburgo que é incomparável!

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O trânsito e as calçadas da cidade me irritam muito e o transporte público.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Mais divulgação, cursos técnicos e investimento no setor são os maiores incentivos.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Que tudo se resolva”!

receitas

BACALHAU À LAGAREIRO

Ingredientes: 4 postas grossas de bacalhau, 240ml de leite, 4 dentes de alho, cortados em rodelas finas, sal e pimenta-do-reino a gosto, sumo de 1 limão, 2 ovos batidos, pão ralado (ou farinha de rosca) para envolver, 2 colheres de sopa de manteiga e 420ml de azeite.

Modo de preparo:

Depois de demolhado, retire as peles e as espinhas, corte em quadrados grandes. Numa travessa, coloque o bacalhau, regue com leite, tempere com alho em rodelas, sal, pimenta do reino e o sumo de limão e deixe de molho por duas horas.

Aqueça o forno em temperatura média (180° C).

Escorra os pedaços de bacalhau, reservando o leite, passe-os nos ovos batidos e, em seguida no pão ralado (farinha de rosca), procurando envolve-los por completo. Distribua os pedaços de bacalhau numa travessa (que possa ser levada ao forno), coloque sobre cada um deles, um pedacinho de manteiga.

Regue com um pouco de azeite, mas sem cobrir os pedaços de bacalhau, e com 2 colheres (sopa) do leite reservado.

Leve ao forno e asse, regando de vez em quando com o molho que se forma no fundo da travessa, até o bacalhau ficar bem dourado. Retire do forno e sirva com batatas a murro e salada.

Rendimento: 4 porções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade