Gastronomia - 09 de maio

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 08 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Minutas

Não conhecia pessoalmente o meu entrevistado desta semana e fiquei encantado com seu carisma e determinação. Há algum tempo na estrada, Vilmar de Lima está tentando uma carreira solo, depois de dez anos com o ex-Remexesamba. Agora alguns integrantes do grupo o acompanham nessa nova empreitada. Neste sábado o cantor friburguense lança seu primeiro CD individual e acho que agradará bastante. Quem quiser conhecer um pouco da música de Vilmar de Lima terá a oportunidade esta noite, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Muito sucesso é o que desejo a esse cantor de 26 anos, que muito ainda abrilhantará o nome de nossa cidade. Um beijo bem grande para Isabela, de 3 anos, filha do Vilmar, que já é tiete do pai. Parabéns e boa sorte!

Emocionante a comemoração dos cem anos do nosso querido Afrânio, na belíssima residência dos Galdino do Valle. A Campesina Friburguense e os grupos teatrais Gama e Taca brindaram a família com um dos mais puros presentes: a arte. O bufê de Manuela Sepulcri, como sempre, foi impecável! Os convidados ainda foram brindados com belos fogos de artifício, orquestrados pelo fogueteiro Wiliam. Uma noite agradável, de alegria, de emoção e o mais importante: um brinde à vida! Ainda como parte da homenagem do Gama, June Mastrangelo deu um verdadeiro show de competência e emoção, cantando o Hino de Nova Friburgo. Parabéns a essa importante e centenária família friburguense!

Dicionário

CANELONE – Massa italiana salgada, feita com farinha de trigo, ovos e água. Tem a forma de um grande quadrado de massa fina (8cm de lado), que deve ser cozido em água fervente e passado, em seguida, em água fria. Depois disso, é recheado e enrolado como um canudo. Os recheios mais comuns são de ricota com salsa, espinafre ou carne moída bem temperada.

Perfil

VILMAR DE LIMA

CANTOR & COMPOSITOR

NÃO COME: Jiló. Eu me preocupo muito com a minha saúde, até porque, gosto muito de praticar esporte.

COME DE JOELHOS: Massas em geral. Adoro um bom canelone!

GOSTA DE COZINHAR: Até gosto, não sou nenhum grande cozinheiro, mas me viro.

SOBREMESA: Adoro pudim!

BEBIDA QUE APRECIA: Não tomo bebida alcoólica, gosto mesmo é de água.

BOTECO PREDILETO: Sou meio caseiro, não sou de frequentar a noite, não tenho esse costume.

RESTAURANTE PREDILETO: Don Carrero e La Bamba.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Nova Friburgo, para turismo, e Rio de Janeiro, para lazer.

SERRA OU MAR: Prefiro a serra.

JANTAR INESQUECÍVEL: O almoço do meu aniversário de 18 anos. Uma confraternização com amigos e pessoas que fazem parte da minha vida.

O QUE É SER BEM SERVIDO: Não ficar esperando muito tempo pelo prato, se sentir bem no local e ser bem atendido.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A tranquilidade da cidade, o clima e as belezas naturais.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Falta um pouco de lazer; ter que atravessar a cidade entre 17h30 e 18h30, que é muito complicado, e a urbanização e as calçadas, que são indecentes!

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Investir mais em pontos turísticos, mais músicas em bares e restaurantes, ajudando a melhorar a frequência dos lugares com boa música. Espero que esse projeto do prefeito Heródoto, de música nas ruas, realmente ajude os profissionais da área e os empresários.

Receitas

CANELONES DE ESPINAFRE E RICOTA

Ingredientes - 375g de folhas frescas de lasanha, duas colheres de sopa de azeite, uma cebola grande, finamente picada, um ou dois dentes de alho, esmagados, 1kg de espinafres finamente picados, 650g de queijo fresco, ricota, dois ovos batidos e ¼ de colher de chá de noz-moscada moída.

Molho de tomate - Uma colher de sopa de azeite, uma cebola média picada, dois dentes de alho finamente picados, 500g de tomates bem maduros e picados, duas colheres de sopa de pasta de tomate (polpa de tomate duplamente concentrada), uma colher de chá de açúcar e 150g de queijo mozzarella ralado.

Modo de preparo - corte as folhas de lasanha em 15 pedaços iguais e ao comprido, de modo que caibam perfeitamente numa travessa retangular funda, para ir ao forno. Ferva água numa panela grande e cozinhe de uma a duas folhas de lasanha de cada vez, até que amoleçam. O tempo que demoram a cozinhar varia de acordo com o tipo e marca da lasanha, mas geralmente levam cerca de dois minutos. Retire as folhas com cuidado, usando uma escumadeira grande ou peneira, e coloque-as estendidas em pano úmido. Ferva novamente a água e repita o processo com o resto da massa. Aqueça o azeite numa frigideira funda. Cozinhe a cebola e o alho até que fiquem dourados, mexendo regularmente. Junte os espinafres lavados, cozinhe durante dois minutos, tape e cozinhe mais cinco minutos. Escorra, retirando o máximo possível de líquido. Os espinafres devem estar bem secos, senão a massa fica ensopada. Misture os espinafres com a ricota, os ovos, a noz moscada, sal e pimenta e a gosto. Misture bem e reserve. Para fazer o molho de tomate, aqueça o azeite numa frigideira e cozinhe a cebola e o alho durante dez minutos, em fogo brando, mexendo de vez em quando. Junte o tomate picado, com o sumo, a pasta de tomate, açúcar, 125ml de água, sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe ferver por dez minutos. Se preferir um molho mais homogêneo, passe-o numa peneira, aproveitando todo o sumo. Não desperdice nada. Pré-aqueça o forno a 180° C, pincele levemente a travessa com manteiga derretida ou óleo. Espalhe cerca de 1/3 de molho de tomate na base da travessa. Com uma folha de lasanha de cada vez, coloque duas ½ colheres de sopa da mistura de espinafre no centro da folha, deixando as pontas vazias. Enrole e coloque na travessa com o lado de junção para baixo. Repita com o resto do recheio e da massa. Despeje o resto do molho de tomate sobre os canelones e espalhe mozzarella por cima. Asse durante 30 a 35 minutos, até que fiquem castanho-dourados e comecem a borbulhar. Reserve durante dez minutos antes de servir. Guarneça com raminhos de ervas frescas, se quiser.

Rendimento: Seis porções.

Notas: Esta é uma receita típica da Itália, de uma região onde estudei. O leitor poderá adaptar a receita a sua maneira. As folhas de lasanha fresca podem ser substituídas por tubos secos de canelones, à venda em alguns supermercados. A textura da massa é mais firme, mas o prato continuará a ser um sucesso. E dará muito menos trabalho.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade