Volta às aulas: o que dar de merenda para os filhos?
Uma das maiores dificuldades para os pais é a "merenda” escolar no dia a dia dos filhos. É muito difícil para a mãe unir praticidade com qualidade e a criança acatar o que a mãe escolheu. E uma preocupação constante é a obesidade infantil, que aumenta cada vez mais – e com certeza a alimentação escolar tem uma parcela significativa de responsabilidade nessa situação. Mas, com paciência, sempre se consegue um meio termo! Complementando a entrevista que a nutricionista Cynthia Lamblet deu a esta edição do Light (página 6), deixo aqui algumas dicas e duas receitas para as mamães porem em prática.
ALGUMAS DICAS PARA TENTAR AMENIZAR OS PROBLEMAS!
- Tente negociar um dia na semana. Nesse dia, a criança escolhe o que levar de lanche. De preferência no meio da semana, já que no final de semana ela já dá uma exagerada!
- Tente variar o máximo nas opções, para que a criança tenha prazer em comer.
- Cuidado com os produtos que precisam de refrigeração. Nem todas as escolas têm geladeira para atender os alunos. Frios, queijos, iogurtes, entre outros alimentos, estragam com facilidade.
- Quais frutas as crianças mais gostam? Deixe-a escolher para que ela tenha vontade de comê-la. Dê preferência às frutas com maior durabilidade.
- Se o seu filho tem problema de obesidade, cuidado com a troca de lanches entre os amigos. Essa troca é muito comum entre eles.
- Nunca deixe que as crianças levem todo o pacote de biscoito como merenda. Elas certamente vão comê-los.
- Coloque sempre água na mochila do seu filho e mostre a ele a importância de bebê-la durante todo o dia.
- Caso ela coma salgadinhos da cantina, aconselhe-a a optar por salgado de forno para evitar frituras.
- Para as crianças adeptas aos lanchinhos naturais, as opções são barrinhas de cereais, bolos e pães integrais e os suquinhos à base de soja. São sempre muito saudáveis! Mas não deixe de olhar o rótulo (veja o que deve ser observado na página 6 deste caderno).
- Incentive desde cedo as crianças optarem por lanches naturais. Biscoitos de aveia, sucos naturais, saladas de frutas, frutas da época, enfim, coisas que façam elas se sentirem mais saudáveis. Com o tempo elas irão te agradecer!
Receitas
BISCOITO DE AVEIA E MEL
Ingredientes: 1 xícara de farinha integral ou branca, 1 xícara de chá de aveia em flocos, 1 xícara de chá de açúcar mascavo ou branco, 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de chá de fermento, 1 ovo e uma colher de sopa de manteiga derretida.
Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque todos os ingredientes secos, depois acrescente os ingredientes molhados e misture até soltar do recipiente.
Pegue porções da mistura com uma colher, faça pequenas bolinhas e disponha em uma assadeira untada ou antiaderente.
Leve ao forno, pré-aquecido, por mais ou menos 30 minutos.
Notas: O rendimento é de acordo com o tamanho dos seus biscoitos. Esses biscoitos são deliciosos e muito fáceis de fazer. Conserve-os em potes fechados.
BOLO DE MAÇÃ (LIQUIDIFICADOR)
Ingredientes: 2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de sopa de canela em pó, 1 pitada de sal, 3 ovos, 3 maçãs grandes e 1 xícara de óleo vegetal.
Modo de preparo:
Unte e polvilhe com farinha um tabuleiro médio (23x35), ou uma forma de buraco no meio.
Em uma tigela grande, peneire a farinha e o açúcar.
Juner os demais ingredientes secos. Reserve.
Descasque as maçãs, reservando as cascas, e pique em cubinhos.
Bata no liquidificador os ovos, o óleo e as cascas da maçã.
Junte essa mistura na tigela com os ingredientes secos e misture delicadamente.
Junte as maçãs picadas, misture e despeje na assadeira.
Asse por cerca de 40 a 50 minutos em forno médio.
Depois de pronto, polvilhe açúcar e canela.
Rendimento: 25 porções.
Notas: Essas duas receitas são simples e práticas para quem tem o dia corrido. Faça-as para as crianças lancharem e também levarem para a escola.
BOM APETITE E BOA VOLTA ÀS AULAS!
Deixe o seu comentário