Gastronomia - 07/04/2012

Chico Figueiredo - chicop.figueiredo@gmail.com
quinta-feira, 12 de abril de 2012
por Jornal A Voz da Serra

perfil

SEBASTIÃO VENTURA (TATÁ) GERENTE DO BRAMIL SUPERMERCADOS

NÃO COME: Como de tudo. Sou bom de boca!

COME DE JOELHOS: Comida mineira. Angu, couve, torresmo são meus pratos prediletos.

GOSTA DE COZINHAR? Gosto. Faço comidas simples, receitas baratas e criativas. E gosto também de inventar e recriar as receitas.

SOBREMESA: Pudim de leite condensado.

BEBIDA QUE APRECIA: Refrigerante, uma cervejinha no verão ou um vinho no inverno vão muito bem, mas sempre com moderação.

BOTECO PREDILETO: Gosto de ir à praça de alimentação do Shopping Cadima. O chope é bom e os petiscos de primeira!

RESTAURANTE PREDILETO: Vou muito ao Rei da Picanha.

PARA ALMOÇAR: Em casa, durante a semana. Faço minha comida ao meu gosto!

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Nova Friburgo. Adoro esta cidade!

SERRA OU MAR? Serra.

O QUE É SER BEM SERVIDO? Além de uma boa alimentação, higiene e carinho são primordiais!

O QUE É SERVIR BEM? Servir ao gosto de cada um, com carinho, e atender a todos os requisitos que as pessoas esperam.

JANTAR INESQUECÍVEL: O jantar de 15 anos da minha filha, Carla Ventura, em Paraíba do Sul.

O QUE PODE TIRAR VOCÊ DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Mau humor de garçom.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: As pessoas, o clima e a gastronomia.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O trânsito. Não acho mais nada desagradável na cidade.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Incentivar o turismo, já que a gastronomia está inserida neste ponto.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Que Nova Friburgo, que está chegando aos 200 anos, continue rica e prosperando cada vez mais para acolher a todos que por aqui passam e se encantam com esta cidade, como fui encantado!

minutas

- UMA PESSOA ILUMINADA – Tatá, como é conhecido na cidade, não é só bom de boca, mas também muito bom de papo. Dono de uma gentileza e simplicidade ímpares, começou muito cedo sua trajetória nas Empresas Bramil. Foi servente, carregador, balconista, açougueiro, padeiro, motorista e agora responde pela gerência do supermercado. E já são 39 anos prestando seus serviços na empresa! Nascido em Sapucaia, no Estado do Rio de Janeiro, começou numa pequena loja em Itaipava, em 1972. Depois foi para o distrito Posse, também em Petrópolis. Foi gerente em Paraíba do Sul, Miguel Pereira e desde 2006 responde pela gerência da nova loja friburguense, no bairro de Olaria. O Bramil direciona 1% de seu faturamento a obras sociais, preocupando-se com o bem-estar do povo. A loja conta com 216 funcionários em Nova Friburgo, com um total de 8.432 nas dez cidades entre Rio e Minas. A empresa tem ainda uma central de treinamento para incentivar os funcionários com cursos de recursos humanos, padaria, açougue e liderança. Mas não é só: acaba de fechar apoio ao curso de cozinheiro da Faetec/CVT, melhorando ainda mais o nível das aulas. Um viva bem grande às empresas Bramil! Um viva bem grande a todos os funcionários! E um viva maior ainda ao Tatá, que acredita na transformação dos jovens através da educação!

- Não só o Supermercado Bramil aderiu ao curso de cozinheiro do CVT! O maravilhoso Tuti-Fruti e o restaurante Truta & Cia, referência em trutas na região, também percebem a importância das parcerias com a comunidade para uma Nova Friburgo mais rica gastronomicamente! Meu muito obrigado!

dicionário

TORRESMO – Muito utilizado na cozinha mineira, é o toucinho do porco cortado em pequenos pedacinhos e frito duas vezes, até ficar crocante. É acompanhamento fundamental do “tutu à mineira”, da “couve à mineira”, do “feijão tropeiro” e da “feijoada”, e pode ser utilizado também como aperitivo.

receitas

MINIOVO COM DOCE DE ABÓBORA

INGREDIENTES: 200 g de chocolate ao leite hidrogenado e uma forma de acetato para miniovo de páscoa. RECHEIO: 1 e ½ xícara de chá de abóbora seca (pescoço) em cubos, ½ xícara de chá de água, 4 colheres de sopa de açúcar, 4 cravos-da-índia e canela em pau a gosto.

MODO DE PREPARO: Em fogo médio, derreta o chocolate hidrogenado em banho-maria. Use uma colher de sopa para colocar o chocolate na forma. Coloque 4 colheres de chocolate por vez, girando a forma do miniovo até que todas as partes estejam cobertas pelo chocolate. Deixe na geladeira por 10 minutos até endurecer. Retire uma metade do ovo da geladeira e reserve. DOCE DE ABÓBORA: Misture os ingredientes e leve ao fogo médio com a panela tampada. Mexa de vez em quando até começar a desmanchar o preparo. Retire do fogo, deixe esfriar e recheie a metade do miniovo. Repita o mesmo procedimento com a outra metade do ovo.

RENDIMENTO: Uma ou duas porções.

DICA: Achei esta receita diferente e fica linda para servir no almoço de Páscoa. Pode servi-la em pratos separados e ainda criar uma decoração bem legal. Para variar o recheio substitua o doce de abóbora por doce de leite, brigadeiro, doce de coco e outros de sua preferência!

FELIZ PÁSCOA!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade