perfil
GIRLAN GUILLAND
JORNALISTA
NÃO COME: Em geral, sopas e pratos muito caudalosos.
COME DE JOELHOS: Quase tudo, com preferência para massas e peixes (um salmão grelhado é algo dos deuses!!!)
GOSTA DE COZINHAR? Bem que gostaria, mas sinceramente não tenho a paciência necessária; não levo jeito mesmo! Mas se preciso for, me viro...
SOBREMESA: Mousse de maracujá, pudim de leite, sorvetes...
BEBIDA QUE APRECIA: Whisky.
BOTECO PREDILETO: “Todos”. O que faz de um bar um local especial são as pessoas, os frequentadores. Em mesas e balcões de bares protagonizei alguns dos meus melhores momentos, em termos de ideias, criações, os melhores papos; amizades compartilhadas... Agora, Nova Friburgo tem alguns locais fantásticos, mas destaco o Bar do Cesar (em homenagem póstuma ao Sr. Chico Faria), na Rua General Osório.
RESTAURANTE PREDILETO: Bräun & Bräun, do amigo Jorge Bräuniger.
PARA ALMOÇAR: Gourmet Brasil.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: SEMPRE Nova Friburgo (apesar de todos os pesares), uma cidade linda, clima perfeito, povo acolhedor... E não venham falar que faltam opções.
SERRA OU MAR? Serra, roça e a paz revigorante do interior. O mar e a praia sempre são mais cansativos...
O QUE É SER BEM SERVIDO? Educação, elegância, pontualidade, com simplicidade.
O QUE É SERVIR BEM? Ter paciência, respeitar o “espaço e o tempo” do cliente; amabilidade e um sorriso são sempre situações convidativas.
UMA SAUDADE UM SONHO: A Nova Friburgo que tínhamos até meados da década de 1980, culturalmente efervescente, uma cidade de referência e que considero plenamente possível retomarmos, no esforço e dedicação de cada um de nós, sem esperar milagres, sem “esperar”, mas com ação determinada.
JANTAR INESQUECÍVEL: De nossa lua de mel, em Trancoso (Bahia), numa noite de verão e luar, cujo restaurante francês acabara de ser inaugurado à época, na Praça São João do Quadrado (ainda então quase desconhecida).
O QUE PODE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Longa espera até mesmo para se fazer o pedido; garçons despreparados, má-vontade, (infelizmente ainda se vê muito nas melhores casas locais) e pressa para que o cliente “libere a mesa...”, às vezes com a casa vazia (já me aconteceu).
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a predominância e a combinação do verde e das belas paisagens naturais e as múltiplas potencialidades, sejam na cultura e nas diversas atividades.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O trânsito (e seus cada vez mais despreparados e mal educados motoristas e motoqueiros), aliada à falta de estudos e soluções pelas autoridades; a falta de sensibilidade para a cultura e a história e o descrédito de alguns para com tantos valores e talentos que, na minha opinião representam e são o verdadeiro patrimônio que Nova Friburgo dispõe para sua tão necessária recriação, sobretudo no atual momento.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Informação é a principal moeda do mundo, hoje. Considerando que Nova Friburgo já dispõe de uma gastronomia reconhecida e com posição consolidada, é preciso investir forte em marketing; mas, necessariamente, a partir de um esquema que integre as diversas possibilidades turísticas, eventos de qualidade, aliando a nossa boa música, os nossos melhores restaurantes e o clima. Mas para atrair um turista qualificado. Já escrevi certa vez que o “Frio é a nossa praia” e temos que ser inteligentes e criativos no uso desse diferencial. Muitos ainda buscam definir nossa marca até hoje, mas vão perdendo tempo em não colocar logo esse branding em prática. Nova Friburgo está pronta é só servir...
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Serra de Sonhos. Terra divina de tantos encantos. / Serra acima, Serra dos Órgãos, águas cristalinas./ Nova! Sempre Nova Friburgo! Minha (nossa!) / Terra divina”. (Girlan Guilland)
minutas
- UM JORNALISTA QUE SABE ESCREVER BEM – Nosso grande amigo Girlan é jornalista e assessor de comunicação da SMB Euterpe Friburguense, no momento dedicado à coordenação dos festejos do 150° da maravilhosa banda centenária. Friburguense, de descendência suíço-francesa (família originária do Cantão do Jura). Com vasta atuação no jornalismo regional, foi também secretário municipal de Comunicação Social. Casado há 22 anos com Rosi Santos Guilland, é pai de dois filhos: Ilana (bailarina, 16 anos), e Ílan (seis anos). Há 15 anos, em 1998, começou a refletir sobre os 200 anos de Nova Friburgo, a ser comemorado em 16 de maio de 2018, cujo projeto retomou este ano, quando restam apenas cinco anos para o bicentenário. “Sempre considerei a grande oportunidade que temos para repensar a Nova Friburgo que queremos”, acrescenta Girlan. Um viva bem grande ao nosso querido jornalista Girlan Guilland e sua linda família! Um viva maior ainda a todos os jornalistas friburguenses! Um viva enorme para a nossa linda Nova Friburgo rumo aos 200 anos!
LISTA DOS AGRACIADOS COM O TROFÉU IMPRENSA – A VOZ DA SERRA – Homenagens Especiais: S.M.B. Euterpe Friburguense; Hilda Teixeira Soares – Rádio Sucesso FM; jornalista Villas-Boas Correa; e o jornal A Voz da Serra. E ainda os agraciados: Jornalismo TV – Luciana Thomaz / InterTV; Entrevistas – Paulo Carvalho / TV Zoom; Mídia Impressa – Dalva Ventura / A Voz da Serra; Revista Êxito Rio – Ayrton Dias; Esporte TV – Wanderson Nogueira / TV Zoom; Rádio AM – Pedro Osmar / Rádio Friburgo; Ecoturismo – Programa Na Trilha / TV Luau; Moda / Beleza / Diversos – Cler In Revista/ Ricardo Cler/TV Focus; Reportagens Comunidades – Marconi Medeiros / Nova TV. Produção, realização e direção Grupo GAMA. Dia 13 de abril, às 19 horas, na Sede da SMB Euterpe Friburguense. Estão todos convidados!
dicionário
- EMPANAR - Técnica culinária que consiste em envolver um alimento numa massa de farinha de trigo ou de rosca, leite e ovos batidos, ou massa semilíquida, antes de fritá-lo ou de levá-lo ao forno. Esta camada protege o alimento durante o cozimento, concentrando o aroma e a umidade, evitando que se fragmente ou absorva óleo, enquanto está sendo frito. A espessura da camada varia de acordo com o tipo do alimento e a técnica de cozimento que será empregada.
- ENFARINHAR – Recobrir um alimento ou um utensílio com farinha de trigo ou de rosca. Esta técnica é usada para evitar que massas, ainda cruas, grudem nas mãos ao serem trabalhadas, ou nas formas untadas onde vão assar.
receitas
TORTA CREMOSA DE NOZES
Ingredientes:
Massa: 1 pacote de biscoito leite e mel ( escolha a marca), 100 g de manteiga sem sal.
Recheio: 1 lata de leite condensado, 3 ovos (separados), 1 colher de chá de amido de milho, 6 colheres de sopa de açúcar, 1 lata de creme de leite sem soro, 1 xícara de nozes picadas.
Modo de preparo:
Massa:
1) Bata o biscoito no liquidificador até obter uma farofa fina.
2) Coloque a farofa em uma tigela, junte a manteiga até obter uma massa homogênea. Reserve.
Recheio:
1) Faça o creme de gemas em uma panela pequena: leve ao fogo baixo o leite condensado com as gemas peneiradas e o amido de milho, mexendo sempre até obter um creme levemente espesso. Reserve.
2) Bata as claras em neve firme, junte o açúcar e bata mais um pouco.
3) Retire da batedeira e misture delicadamente o creme de leite.
4) Acrescente o creme de gemas reservados e as nozes.
5) Despeje na forma a massa, cubra com papel alumínio e leve ao freezer por cerca de 12 horas.
6) Desinforme e sirva com nozes trituradas por cima.
Notas: É muito fácil e o resultado é espetacular. Experimente! Querendo dar um toque especial, pegue calda pronta de caramelo e faça desenhos no prato antes de servir. Decore com uma bonita folha de hortelã. Caso tenha boa mão e entenda de gastronomia, faça uma boa grade de açúcar e decore. Fica maravilhoso.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário