perfil
PATRICK NOGUEIRA
ELABORADOR DE PROJETOS
CULTURAIS/PRODUTOR CULTURAL
ARTISTA CIRCENSE E ARTE-EDUCADOR
NÃO COME: Dobradinha.
COME DE JOELHOS: Comida japonesa (em alguns restaurantes japoneses, por causa das mesas baixas, às vezes, tenho que comer, literalmente, de joelhos).
GOSTA DE COZINHAR? Sim.
SOBREMESA: Brownie de chocolate.
BEBIDA QUE APRECIA: Um bom vinho.
BOTECO PREDILETO: Aquele que tiver um a boa cerveja gelada.
RESTAURANTE PREDILETO: Cantina Camping (além de ter uma maravilhosa pizza de aipim, é perto de casa).
PARA ALMOÇAR (CASO ALMOCE FORA CITAR UM LUGAR): Campestre (além de ter uma ótima comida, também é apoiador de nossos eventos).
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Tiradentes, em Minas Gerais.
SERRA OU MAR? Serra e Mar.
O QUE É SER BEM SERVIDO? É ser tratado com gentileza e atenção.
O QUE É SERVIR BEM? Ser generoso e atencioso.
UMA SAUDADE UM SONHO: Saudade do que não vivi e meu sonho é ter uma lona cultural, tipo circo, e levar cada vez mais arte e cultura (espetáculos, oficinas, brinquedos, livros) para crianças isoladas geograficamente ou em situação de risco, privadas do direito de brincar e do acesso aos bens culturais.
JANTAR INESQUECÍVEL: O último jantar de Natal que, devido a problemas no meu carro, não cheguei a tempo para a festa.
O QUE PODE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Ser mal servido e demora em demasia.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A Praça Getúlio Vargas, os rios e as matas.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O trânsito, o sistema de escoamento das águas das chuvas e os candidatos a prefeito.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Maior divulgação, festivais e aumento do poder aquisitivo da população para que possam frequentar mais assiduamente os bons restaurantes.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Depois da tempestade vem a bonança” (provérbio chinês).
minutas
- UMA FAMÍLIA DE ARTES – O meu amigo e agitador cultural Patrick é casado com Gabriela Ribas e tem dois filhos: o Davi e a Lúcia. São todos palhaços, atores e músicos, e sempre que possível, atuam juntos nos projetos da Associação Centro Cultural Viva, entidade sem fins lucrativos. Atualmente, ele coordena e produz vários projetos culturais, entre eles: “Fazendo arte na praça”, contemplado pelo ministério da Cultura com o prêmio Pontinhos de Cultura 2010; “Festival do Circo de Duas Barras”, contemplado em edital de apoio a eventos em 2011 pela secretaria de estado de Cultura; “Centro Cultural Viva” (brinquedoteca), contemplado com o prêmio Pontinhos de Cultura 2012, da secretaria estadual de Cultura; “Biblioteca Viva”, contemplado com o prêmio “Pontos de leitura 2012”, da secretaria de estado de Cultura.
Um viva bem grande à família Nogueira e Ribas! Um viva maior ainda aos maravilhosos artistas friburguenses!
dicionário
BROWNIES – Com formato de pequenos cubos, é um bolo tipicamente americano, feito com chocolate, farinha de trigo, ovos e nozes picadas.
GANACHE – Creme gelado elaborado com chocolate, manteiga e creme de leite fresco, utilizado para recobrir bolos, bombons e petit fours. Foi criado em Paris, por volta de 1850, para pâtisserie Siraudin. Uma variação, o ganache soufflé é feita com a mesma base, acrescida de rum ou conhaque, batendo-se até dobrar de volume. É utilizado como recheio.
PETITS FOURS – Denominação, em francês, para docinhos, bolinhos e biscoitos, simples ou recheados, de tamanho bem pequeno, para serem levados à boca de uma só vez. Podem ser cobertos ou não de glacê, com sabor de amêndoas, com ou sem frutas cristalizadas. Normalmente, são servidos como acompanhamento de chá e café.
receitas
BOLO BROWNIE
Ingredientes: 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de nozes picadas, ½ xícara de manteiga, 2 colheres de chá de essência de baunilha, 240 g de chocolate meio amargo picado e 4 ovos.
Acessório: Assadeira de 32 x 20 cm forrada com papel manteiga.
Modo de preparo:
1. Numa panela em fogo baixo, derreta o chocolate e a manteiga, mexendo sempre. Retire do fogo e deixe esfriar.
2. Aqueça o forno em temperatura média. Ponha o açúcar, a essência de baunilha e os ovos e misture até ficar homogêneo. Por último, acrescente a farinha e as nozes picadas e misture até incorporar bem.
3. Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até que, ao espetar um palito de madeira na massa, ele saia quase todo limpo. Retire do forno e deixe amornar. Desenforme. Sirva em quadrados com sorvete de creme.
Rendimento: 20 porções.
Notas: Com esse friozinho de serra, nada como uma boa sobremesa de chocolate para aquecer. Se você tiver um cortador especial, pode-se cortar o bolo em vários formatos e servir com o sorvete de creme ou baunilha. Decore com folha de hortelã. Fica muito bom e com uma linda apresentação.
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário