Minutas
Esta é a primeira coluna de 2009. E não poderia deixar de fazê-la com alguém especial. Conversar com o prefeito Heródoto é ver que nunca é tarde para trabalhar. É emocionante vê-lo falar, a admiração que tem por nossa cidade, o brilho em seus olhos quando lembra a emoção de ter tido a votação estupenda de um povo que acredita e tem esperança numa cidade melhor. Creio e acredito em seu mandato, creio e acredito em sua força jovem, creio e acredito em ver uma cidade organizada e limpa e creio e acredito imensamente no amor de Heródoto por Nova Friburgo. Novos tempos virão e todos nós temos que contribuir para o sucesso de seu mandato, ajudando com projetos e boas ideias. Muita coisa já melhorou, mas ainda é pouco pela grandeza da cidade e de seu povo. Merecemos muito mais! Viva nosso prefeito Heródoto Bento de Mello! Viva Nova Friburgo!
- Na próxima semana teremos as retrospectivas de 2008! Qual foi o restaurante mais citado, o boteco, o que as pessoas comeram e beberam mais. Um belíssimo começo de ano para todos nós!
Dicionário
QUEIJO EMMENTHAL – Queijo de origem suíça, do Vale de Emmenthal, na região de Berna. É gorduroso, firme, mas macio, de massa espessa, com sabor suave e peculiar, de cor amarelo-claro e buracos que variam de tamanho. Tem a chamada massa cozida e de casca dura. Exige um período de maturação em torno de quatro meses e pode durar muito tempo. Tem a forma de um cilindro largo e achatado e grande tamanho. Para ser exportado deve pesar no mínimo 72kg, mas pode chegar aos 100kg. Muito usado na culinária, é indispensável na sopa gratinada de cebolas e no preparo de fondue de queijo. Serve-se também na sobremesa, acompanhado de frutas. É um excelente queijo de mesa. Queijos do tipo emmenthal são fabricados em muitos lugares do mundo, mas só os da Suíça estampam sua origem em vermelho, na casca. É genericamente chamado queijo suíço.
Perfil
HERÓDOTO BENTO DE MELLO – PREFEITO DE NOVA FRIBURGO
NÃO COME: Como de tudo. Em nossa casa, desde pequeno, tinha que se sentar à mesa e comer de tudo.
COME DE JOELHOS: Um bom talharim, um bom carneiro, comida japonesa... Mas hoje como mesmo é uma saladinha e um franguinho grelhado no dia-a- dia.
GOSTA DE COZINHAR? Comida comum eu faço. Aprendi de menino.
SOBREMESA: Gosto muito de frutas, todas as frutas. Gosto de quindim e strudel quentinho!
BEBIDA QUE APRECIA: Vinho tinto, argentino. Gosto dos brancos também. E de uísque, mas tomo pouco.
BOTECO PREDILETO: Não freqüento mais botecos. Mas tenho planos excelentes para todos eles.
RESTAURANTE PREDILETO: Crescente Gastronomia, Viva Rô, Bräun & Bräun, Auberge Suisse. Em nossa cidade já há excelentes restaurantes self-service e de comida a quilo.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Paris. E, depois de Paris, a mais bonita é Nova Friburgo. E a mais bonita do mundo é o Rio de Janeiro.
JANTAR INESQUECÍVEL: Está fazendo 60 anos! Foi o almoço do meu casamento, no antigo Mercado da Praça 15.
SERRA OU MAR? O mar é tranquilizante, mas gosto mesmo é da serra.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Ser servido com classe e por quem realmente sabe servir uma bebida e comida.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O pôr-do-sol atrás das montanhas, a vista dos Três Picos e o carinho do povo.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O esgoto e o desleixo com o Rio Bengalas, a falta de ética na política, e a terceira coisa é difícil achar. Eu amo esta cidade chamada Nova Friburgo!
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? O meu trem vai alavancar tudo!
O QUE PRETENDE DESENVOLVER NA ÁREA DA GASTRONOMIA? Acho que temos realmente que formar as pessoas, formar cozinheiros, garçons, ajudantes. Convencer as pessoas de que a cozinha é uma arte. Temos que fazer com naturalidade, quase sem sentir que se está fazendo arte. Ensinar as pessoas a delicadeza da gastronomia. O Senac pode participar ativamente. Vamos formar profissionais investindo profundamente.
Receitas
ROLINHOS EMPANADOS DE FRANGO COM QUEIJO
Ingredientes:
Duas metades grandes de peito de frango (cerca de 750g), sem pele e sem osso, ¼ de colher de chá de sal, 100g de queijo emmenthal, 1/3 de xícara de farinha de trigo, 1 ovo grande, uma colher de sopa de leite, ¼ de xícara de óleo e molho de tomate (opcional).
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 200°C (forno médio). Arrume os peitos de frango sobre folhas de papel-manteiga ou plástico aderente. Com um batedor, bata cada pedaço até ficar com ½ cm de espessura. Salpique-os com sal. Corte o queijo em quatro tiras. Coloque uma tira no centro de cada peito. Enrole-os com queijo, como pequenos rocamboles, fechando-os bem. Prenda com palitos, se achar necessário. Em duas folhas separadas de papel-manteiga, espalhe a farinha de rosca em uma e duas colheres de sopa de farinha de trigo na outra. Em uma forma para tortas misture o ovo com leite. Passe os rolinhos de frango primeiro na farinha de trigo, segundo na mistura de ovos e por último na farinha de rosca. Numa frigideira aqueça o óleo em fogo médio. Frite os rolinhos por cinco minutos, para dourá-los ligeiramente. Passe a frigideira ao forno e asse por 15 a 20 minutos, até o frango ficar firme ao tocá-lo. Retire os palitos e deixe secar em papel toalha. Sirva com molho de tomate, se quiser.
Rendimento: 4 porções.
Nota:
Uma salada de abacate e tomate picados, com molho vinagrete, acompanha muito bem esses rolinhos. Se for o caso, dispense o molho de tomates.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário