Minutas
Quem pensa que Sílvio Poeta é só coquetel, está enganado! Nosso ilustre personagem é mais esperto do que se pensa! Conhecedor da agenda cultural da cidade, participa de tudo. É poeta independente, participa do Movimento Negro, tem 22 livros publicados, é premiado no concurso internacional de poesia da TVE e no concurso literário da Uerj. E ainda tem tempo para participar de todos os eventos da cidade! É um exemplo de perseverança, dedicação, que faz parte do nosso patrimônio cultural! O Sílvio não é apenas o rei do coquetel: tem participação ativa na memória da cidade e sem ele não existe qualquer manifestação cultural! Viva Sílvio, viva o poeta!
- O nosso mais do que conhecido amigo e batalhador Chico do Kibe estará de casa nova em breve. E sozinho! Reabrirá o restaurante, dando aquele show! Vem com muita novidade e todos serão surpreendidos com suas novas ideias! Vou comentar em breve esta façanha! Enquanto isso, vamos prestigiar e comer no Kibe do Chico as maravilhosas iguarias!
- Um verdadeiro espetáculo nos foi proporcionado na residência dos Valle! Viva toda a família do velho Galdo! Viva a Campesina! Viva a Manuela Sepulcri! Viva o Gama!
- Não poderia deixar de agradecer aos empresários friburguenses que sempre estão presentes no apoio cultural em nossa cidade: Nelson Flores, Habitare, Café 1930, Pizzaria Papillon, Universidade Candido Mendes. Eles merecem muitos aplausos, obrigado!
Dicionário
COCKTAIL – 1. Mistura de bebidas, sendo pelo menos uma alcoólica, que se serve gelada como aperitivo. De origem controversa, existe uma infinidade de misturas e combinações. A fórmula mais antiga de que se encontrou registro é francesa e do início do século XVIII. É uma mistura de champanhe seco com um torrão de açúcar embebido em brandy. É possível que realmente tenha se originado em Bordeaux, pois diversos filósofos creem que a palavra francesa coquetel originou-se nesta região. 2. Molho feito da combinação de ketchup ou molho chili com raiz forte, suco de limão, tabasco e temperos. É geralmente usado com frutos do mar ou como tempero para entradas e aperitivos.
COQUETEL - Abrasileiramento da palavra cocktail, é uma mistura de bebidas alcoólicas servida como aperitivo.
Perfil
SÍLVIO POETA
ESCRITOR INDEPENDENTE
NÃO COME: Doces.
COME DE JOELHOS: Camarão na chapa.
GOSTA DE COZINHAR: Claro que não, gosto de comer!
SOBREMESA: Salada de frutas.
BEBIDA QUE APRECIA: Qualquer tipo de suco.
BOTECO PREDILETO: Não frequento.
RESTAURANTE PREDILETO: Do Flávio, “Trilha do Araçarí”.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Uma cidadezinha de Minas, Palma.
JANTAR INESQUECÍVEL: No Hotel Fazenda Pedras Negras, em Rio Bonito, no Fórum da Agenda 21 Comperj.
O QUE É SER BEM SERVIDO: Ser tratado com educação.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Fazer caminhada, participar dos coquetéis e assistir a peças de teatro produzidas pelos artistas locais.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: A falsidade de algumas pessoas em relação à política, a exclusão de algumas pessoas dos eventos sociais e a discriminação às pessoas carentes.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Maior divulgação dos bares e restaurantes.
Receitas
COQUETEL DE CAMARÃO
Ingredientes:
500g de camarão, médios e com casca, ¾ de litro de água fervente, uma colher de sobremesa de sal, uma xícara de chá de creme de leite fresco, três colheres de sopa de ketchup (ou molho agridoce), uma colher de sopa de molho inglês, uma colher de sopa de gim e uma pitada de sal e pimenta-do-reino.
Modo de preparo:
Cozinhe os camarões na água fervente temperada com sal e pimenta-do-reino durante três minutos; retire os camarões da água, descasque-os e reserve-os. Pique metade dos camarões, conservando inteiros os outros. Deixe-os de reserva na geladeira. Misture o creme de leite, o molho inglês, o gim e a pitada de sal. Leve a mistura para gelar. No momento de servir, coloque no fundo de cada taça própria um pouco de molho, um pouco de camarões picados e, cobrindo os camarões, mais molhos. Decore com três camarões inteiros, separadamente, em volta da taça. Sirva com uma boa entrada.
Rendimento:
4 porções
Notas:
Não resisti em dar esta receita em homenagem ao amigo Sílvio Poeta. Nunca pensei ressuscitar o Coquetel de Camarão, apesar de seu valor! Mas, aí está, aproveitem! Confesso que gosto muito...
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário