GASTRONOMIA - 01/02/2014

Chico Figueiredo · chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Vamos nos preparar para a folia!!!


ÁGUA DE COCO... UM SANTO REMÉDIO...

Uma das bebidas mais populares nessa época do ano, por causa do calor. Por algum tempo, alguns nutricionistas achavam que as pessoas poderiam bebê-la, mas com restrições, por conter gordura saturada, frutose, entre outros elementos. Nada disso! A água de coco está liberada e podemos bebê-la até explodirmos...

Com muitas qualidades, nada melhor para recompor a flora intestinal, além de ser um excelente reidratante oral. Como temos tendência a exagerar nas bebidas alcoólicas e nas comidas pesadas e de difícil digestão durante os festejos de Momo, temos que tomar muita água de coco para reidratar e recompor o organismo. Pura ou misturada com outras frutas saborosas, a água de coco pode ficar ainda melhor e mais nutritiva. E para quem gosta de dar uma incrementada na bebida, é só fazer gelo da própria água de coco e servir com a bebida de sua preferência. Mais aí já são outros quinhentos!


UMA MISTURA MUITO ESPECIAL

A água de coco é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fito-nutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.


Glossário

COCO – fruto do coqueiro, ele é encontrado em todo o litoral brasileiro, além do leste e sudeste da Ásia, de onde é originário. Por fora é verde e sua polpa é feita de uma camada finíssima e delicada. Sua casca é consistente, recoberta de fibras, e em seu interior encontramos uma boa quantidade de líquido. Na sua forma mais madura, a casca fica duríssima, diminui de tamanho, a água pode secar e a polpa ficar mais firme e grossa. Essa polpa madura é rica em gordura e pode ser utilizada de diversas maneiras: fresca, ralada e espremida, fornece o leite do coco; fresca, ralada ou em lascas, é ingrediente para doces, bolos e comidas salgadas; ralada e desidratada, tem maior durabilidade e, reconstituída, é empregada em diversos pratos. Prensada, a polpa fornece ainda o óleo de coco, usado para frituras ou como ingrediente em muitos pratos. O coco é um ingrediente fundamental na culinária baiana, e também nas culinárias da Indonésia e da Tailândia. Muito produtivo, o coqueiro dá milhares de cocos durante seus 70 anos de vida (em média).

 

Receitas

ÁGUA DE COCO COM KIWI E MELÃO

Ingredientes: 1 fatia de melão de sementes, 1 kiwi, 1 xícara de chá de água de coco, 1 colher de sopa de mel e folhas de hortelã a gosto.

Modo de preparo:

Descasque o kiwi e o melão e corte-os em pedaços.

Ponha todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Se quiser, sirva com algumas pedras de gelo.

Rendimento: 1 porção.

Saborosa e refrescante!


ÁGUA DE COCO COM KIWI E MAÇÃ VERDE

Ingredientes: 1 litro de água de coco, 1 kiwi cortado em lâminas e 1 maçã verde sem sementes cortada em fatias finas.

Modo de preparo: misture todos os ingredientes numa jarra grande e leve à geladeira por, no mínimo, três horas antes de servir.

Rendimento: 5 porções.

Repõe as energias! E depois, saboreie as frutas para melhorar a flora intestinal.


GELADINHO DE ÁGUA DE COCO, MELANCIA E HORTELÃ

Ingredientes: 200ml de água de coco, ½ melancia pequena, de preferência sem os caroços e hortelã a gosto. Adoce se necessário.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Coloque o suco em saquinhos para geladinho (sacolé) e leve ao congelador até endurecer.

Retire o sorvete dos saquinhos e sirva-os em uma caneca. 

Rendimento: 10 porções.

Refrescante, saboroso e repõe as energias!

                BOM APETITE!


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade