Minutas
- É com muito carinho que faço a coluna dessa semana. O CVT – Centro Vocacional Tecnológico, em nossa cidade, talvez seja uma das coisas mais importantes que possuímos no momento. Com 13 cursos voltados para o desenvolvimento do cidadão, os alunos saem com grandes chances de conseguir um bom emprego. Sou professor do curso de cozinheiro e sei o quanto estamos atrasados nesta área, com a falta de mão de obra qualificada. O CVT oferece cursos de: auxiliar de cozinha, cozinheiro, informática, espanhol, francês, inglês, barman, garçom, recepcionista hoteleira, montagem e manutenção de micro, camareira, assistente de gerencia hoteleira, operador de telemarketing e ainda tem a previsão do curso técnico de cozinha em breve. E o mais importante, todos os cursos são gratuitos. Marinise, coordenadora do CVT, está bastante otimista nesse um ano de escola e sente que a procura é grande, já que, a medida que são concluídos os cursos, o número de alunos interessados aumentam cada vez mais. De São Fidelis, mas há 32 anos morando em nossa cidade, Marinise, já foi secretária de Assistência Social e da Secretaria do Trabalho. Casada com Everaldo Ferreira, três filhos e dois netos, nossa amiga vem desenvolvendo um belíssimo trabalho. Uma vida bem longa para o CVT é o que desejam todos os friburguenses que amam nossa cidade!
- Gostaria de agradecer o carinho do Nilson, ou melhor, Nelson Flores, pelo carinho e generosidade, que tem com a nossa cidade! O nosso amigo ama Nova Friburgo!
- Falta apenas uma semana para o show do nosso grande friburguense Benito di Paula e Banda. Dias 28/29/30 de Maio, vai entrar para sempre na memória de todos nossos. Um patrocínio Stam. Produção e realização do grupo Gama e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo/Secretaria de Cultura.
Dicionário
ROSBIFE – Peso grande e limpo de carne, em geral contrafilé, filé ou maminha de alcatra, embora se possam utilizar diversos outros tipos de carne. A parte externa deve ficar bem escura e tostada, enquanto a interna, tenra e quase crua. Serve-se quente ou frio, em fatias bem finas. Seu nome vem do inglês roastbeef (roast = assado e beef = carne de vaca).
Perfil
MARINISE GUIMARÃES FERREIRA
ASSISTENTE SOCIAL/ COORDENADORA DO CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO
NÃO COME: jiló.
COME DE JOELHOS: uma boa feijoada.
GOSTA DE COZINHAR: gosto muito. Faço cozido, rosbife, peixe assado; pratos que todos gostam e elogiam muito.
SOBREMESA: Manjar.
BEBIDA QUE APRECIA: vinhos suaves e aprecio chope também.
BOTECO PREDILETO: eu costumava ir ao Cesar’s Bar. Atualmente não tenho frequentado.
RESTAURANTE PREDILETO: Oca Maloca.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Cabo Frio.
SERRA OU MAR: serra para morar e mar para passear.
UM JANTAR INESQUECIVEL: um jantar meu e do meu marido, quando fizemos 25 anos de casados.
O QUE SER BEM SERVIDO: ter sempre alguém atento, por perto e principalmente, com muita gentileza.
O QUE É SERVIR BEM: ter atenção com as pessoas, ser gentil, simpático e sempre ter um sorriso no rosto.
TRÊS COISAS AGRADAVEIS EM NOVA FRIBURGO: bons restaurantes, a nossa área rural que transmite muita paz, a simpatia do friburguense e ainda sair à noite em Friburgo.
TRÊS COISAS DESAGRADAVEIS EM NOVA FRIBURGO: trânsito, as pessoas só nos respeitarem quando estamos em evidência e alguns pontos turísticos fechados no fim de semana.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Profissionais mais qualificados, melhorar os serviços na área de gastronomia com os cursos que são oferecidos.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: ”Para que todos nós estejamos voltados para o crescimento de Nova Friburgo, dentro de um clima de paz e harmonia”.
Receitas
ROSBIFE DE FILÉ MIGNON
Ingredientes:
1 peça de filé mignon, limpo e de aproximadamente 2 kg, 1 ½ colher de sopa de sal e pimenta-do-reino branca e 2 colheres de sopa de mostarda Dijon.
Modo de preparo:
Utilizando uma faca apropriada, retire as peles e gorduras do filé e amarre-o com barbante culinário de forma que o mesmo fique bem firme e roliço. Besunte a carne com o sal, a pimenta branca e a mostarda e leve ao forno pré-aquecido à 250ºC por aproximadamente 30 minutos ou até que o filé esteja ligeiramente dourado e firme ao toque. Por último, desligue o forno e deixe por mais dez minutos, quando então, embrulhe em papel alumínio e leve à geladeira até o dia seguinte, ou até que fique bem gelado. No dia seguinte, corte o rosbife em fatias finíssimas e empregue-o na travessa ou nos pratos.
Nota:
O rosbife é um prato que pode ser saboreado num bom sanduíche, com um arroz branco ou uma gostosa salada de batatas. Existem várias receitas de rosbife, algumas até, feitas somente na panela. O bom do rosbife é que ele fique tostadinho por fora e rosado por dentro. Por isso é muito importante calcular o tempo de cozimento.
BOM APETITE!
Deixe o seu comentário