Durante a solenidade em que foi homenageado na Câmara de Nova Friburgo, no último sábado, 7, o ex-governador Anthony Garotinho - que, recentemente, trocou o PMDB pelo PR - foi contundente ao afirmar que disputará a eleição majoritária do estado do Rio em 2010. “Eu não queria, mas as contingências me levaram a aceitar este novo desafio”, afirmou. As contingências, no caso, foram geradas pelo rompimento político com o atual governador e seu ex-aliado, Sérgio Cabral (PMDB), duramente criticado por Garotinho por ter “abandonado os projetos sociais”, desenvolvidos pelas gestões do próprio Garotinho e de Rosinha Garotinho.
Nas conversas de bastidores, Garotinho usou uma frase do ex-governador Leonel Brizola para reforçar suas críticas ao atual governador: “Na política o que vale é a lealdade. O político desleal nunca será um bom político”, atacou Sérgio Cabral, seu ex-aliado e atual adversário. “Tudo que prometi fazer em Nova Friburgo e na região, fiz. As pessoas terão a oportunidade de fazer as devidas comparações entre o nosso governo e o dele (Sérgio Cabral)”, provocou.
O ex-governador iniciou sua visita a Nova Friburgo sábado, inaugurando o diretório local do PR, na Avenida Alberto Braune, e dando posse ao presidente da executiva local, vereador Isaque Demani, e aos demais membros da cúpula municipal. O também vereador Edson Flávio assumiu a vice-presidência do partido. Em seguida Garotinho teve um encontro com o Conselho de Pastores Evangélicos de Nova Friburgo (Copenf), na Igreja Presbiteriana Central, na Rua Oliveira Botelho, Centro. No caminho, o ex-governador abraçou transeuntes e recebeu abraços de admiradores.
Garotinho ainda participou de um almoço numa churrascaria na Praça Getúlio Vargas e depois fez uma visita de cortesia ao vice-prefeito Dermeval Barbosa Neto (PMDB), em Duas Pedras. Dermevalzinho foi cumprimentado pelo aniversário de 50 anos. O vice-prefeito, segundo informações, declarou que “não há empecilho algum”, mesmo estando filiado ao PMDB, “para apoiar Garotinho em 2010”, disse.
O último compromisso de Garotinho em Nova Friburgo foi à tarde, na Câmara, onde foi agraciado com uma moção especial de autoria do vereador Isaque Demani, aprovada por unanimidade pelo Legislativo pelas grandes realizações do governo Garotinho no município. A recuperação e pavimentação de estradas e de escolas, e a implantação de vários projetos sociais de sua gestão foram citadas pelo autor da proposição. Além de Demani e Edson Flávio, ambos do PR, participaram da solenidade os vereadores Renato Abi-Râmia (PMDB), Marcos Medeiros (PTB), Marcelo Verly (PSDB) e Sérgio Xavier (PP). Ex-prefeitos da região e outros políticos, como os deputados Altineu Côrtes (estadual) e Neilton Mulim (federal) também acompanharam Garotinho na visita ao município.
Presidente do PR afirma que visita foi “um dia memorável para o município”
O vereador e presidente local do PR, Isaque Demani, avaliou que a visita do ex-governador e pré-candidato ao governo estadual, Anthony Garotinho, no último sábado, 7, “foi um dia memorável para Nova Friburgo”. O político friburguense que propôs e entregou moção especial da Câmara, aprovada por unanimidade, “pelas grandes realizações de Garotinho no município e região”, disse que o retorno do ex-governador representa “uma esperança de desenvolvimento para todo o Centro-Norte Fluminense”, disse.
Na sua passagem pelo município, Garotinho inaugurou a sede do PR e também deu posse à nova executiva do partido, presidida pelo vereador Isaque Demani. Os demais cargos na sigla serão ocupados pelo vereador Edson Flávio (1º vice-presidente) e Wellington Moreira (2º vice-presidente). O advogado Alexandre Valença foi nomeado primeiro-secretário e Marcio André de Freitas Silva foi designado como primeiro-tesoureiro.
Isaque Demani aproveitou ainda a visita para conferir uma moção de aplausos com o deputado federal Neilton Mulim, reconhecendo emendas feitas pelo parlamentar na Câmara dos Deputados que beneficiarão Nova Friburgo e região.
Deixe o seu comentário