Garanta a segurança de seu prédio com ações preventivas

sexta-feira, 11 de julho de 2008
por Jornal A Voz da Serra
Garanta a segurança de seu prédio com ações preventivas
Garanta a segurança de seu prédio com ações preventivas

Os muitos problemas de um prédio podem ser evitados com a revisão periódica nas instalações e algumas medidas preventivas. Ao reconsiderar alguns hábitos, pode-se garantir maior segurança. Confira a seguir o que o tenente-coronel Roberto Robadey, comandante do 6º GBM, fala sobre o assunto.

Porta corta-fogo

Um problema já constatado em prédios de Nova Friburgo é o calçamento das portas corta-fogo. Os prédios acima de três pavimentos, dependendo da categoria ou de exigências da corporação, têm portas corta-fogo e o que nós chamamos de escada enclausurada. A escada é acessada através de duas portas. Você passa na primeira, que tem que se fechar automaticamente, e depois passa na segunda porta, que também se fecha automaticamente. Isso forma uma antecâmara. Esta tem uma saída de fumaça, uma verdadeira chaminé que faz o que a gente chama de tiragem de fumaça. Se estiver pegando fogo num pavimento, a fumaça fica contida naquele pavimento porque a antecâmara vai segurar a fumaça. Mesmo que entre um pouco de fumaça na antecâmara, a fumaça vai ser arrastada por essa chaminé. Assim, a pessoa chegando à escada sabe que está segura. Acontece que muitos prédios, principalmente comerciais, às vezes de uma mesma empresa, têm lojas em dois andares. Então eles calçam a porta corta-fogo, para que eles possam ficar passando. Com isso eles perdem o dispositivo de segurança mais importante que eles têm. A fumaça é um grande problema tanto para a fuga do prédio quanto para nós, bombeiros, combatermos e é uma forma também de propagação do incêndio.

Mangueiras e hidrantes

Um alerta para os condomínios e prédios que têm mangueiras para combate a incêndio: o sistema preventivo tem que ser testado e avaliado anualmente. Na mesma época que for recarregar os extintores – normalmente, as mesmas empresas que cuidam de extintores também cuidam de mangueiras – é muito importante testar as mangueiras. Se houver vazamento, elas devem ser trocadas. Afinal, um prédio gasta uma fortuna para instalar a casa de máquina de combate a incêndio. E se depois o sistema não funcionar? Quanto ao hidrante de coluna, que só pode ser operado pelo Corpo de Bombeiros ou pela companhia de água, se houver alguma dúvida pode-se pedir manutenção.

Sistema contra incêndio

A caixa d’água tem uma reserva técnica de incêndio. Quando acaba a água do prédio, ainda tem água nos hidrantes (aqueles dispositivos internos nas caixas das mangueiras) para o caso de incêndio. Essa água não pode ser usada para outra finalidade. Já vimos casos de porteiros usando aquela água para lavar garagem ou calçada. Já aconteceu de baixar o nível da reserva técnica e quando foi preciso não tinha água para combater o incêndio.

O sistema preventivo funciona da seguinte maneira: existem duas bombas. Se uma falhar, a outra vai pressurizar o sistema. Na hora que você abre os registros dos hidrantes para usar qualquer uma daquelas mangueiras, há uma queda de pressão no sistema e a bomba entra em funcionamento automaticamente. Ao mesmo tempo, toca uma campainha na portaria para que o porteiro saiba que alguém está usando aquela água. Pode estar acontecendo um incêndio. O que muitas vezes acontece? O sistema tem um vazamento, ocorre queda de pressão, o sistema entra em funcionamento automaticamente, começa a tocar a campainha. O porteiro vai lá, desliga a chave e a campainha pára de tocar. Mas aí ele perdeu o automático do sistema, que é fundamental. Por isso é muito importante a manutenção periódica. Se começar a tocar a campainha com freqüência é porque há vazamento; tem que chamar uma firma conservadora. No Corpo de Bombeiros, na seção de serviços técnicos, existe uma relação de firmas credenciadas, mas nós não damos o nome por telefone, porque não fazemos propaganda. A pessoa é que vai escolher a empresa que for mais conveniente para fazer a verificação periódica do sistema.

Extintores de incêndio

Todos devem aprender a usá-los e não é muito difícil. Se a pessoa ainda não sabe usar, deve ler as instruções no rótulo, para ter uma noção. Os extintores, se bem utilizados, são muito eficazes. Eu costumo dizer que mesmo um incêndio numa refinaria começa pequeno, numa fagulha, e se tiver uma pessoa certa no lugar certo ela consegue combater aquele princípio de incêndio e com isso consegue evitar grandes perdas posteriores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade