A dois anos do seu cinquentenário, o grupo Gama orgulha-se cada vez mais por fazer jus ao seu nome (Arte, Movimento e Ação) e, por conta disso, mobiliza as mais possíveis e variadas atividades em defesa da cultura e também de quem luta e faz por ela, colaborando assim para o engrandecimento de Nova Friburgo. Em 2014, o Gama estará ainda mais voltado para o reconhecimento dos talentos da terra com o projeto "Nossa Gente, Nossa História”, que busca o resgate das raízes locais. O projeto, na verdade, já teve início há um ano com as exposições itinerantes de fotografias antigas e atuais de Nova Friburgo do acervo de Osmar de Castro. A mostra com painéis percorreu diversos espaços públicos e se inova ao destacar os "Recantos Encantadores” friburguenses, como as inúmeras belezas naturais dos distritos de São Pedro da Serra e Lumiar.
\O Gama espera dinamizar o projeto com a inauguração da placa em homenagem ao médico Dermeval Barbosa Moreira, no próximo dia 29, em solenidade às 11h na galeria do Edifício União, na Praça Getúlio Vargas 105, onde ele manteve seu consultório recebendo um grande número de pacientes que se tornavam verdadeiros amigos ante ao carisma e a dedicação do médico. "O doutor Dermeval soube honrar o juramento de Hipócrates e marcou uma época. Portanto, merece o reconhecimento desta cidade”, defende o fundador do Gama, Júlio Cesar Seabra Cavalcanti, o Jaburu.
No próximo dia 10 de abril, o Gama reverenciará profissionais de diversas áreas em solenidade na sede da banda Euterpe Friburguense. Brandão, professor de futebol do Nova Friburgo Futebol Clube, e Maria Cybele Toledo, intérprete do projeto teatral infantil Belinha e sua Malinha, receberão o Troféu Galdino do Valle Filho — 6ª edição; os artistas plásticos Mário Moreira, Mário Massena e Mário Guadagnini serão agraciados com o Troféu Alberto da Veiga Guignard (pintor friburguense de fama internacional). Aos destaques da música, o Gama oferecerá o Troféu Benito di Paula aos grupos Tom sobre Tom e Meu Chapéu Virou Pandeiro, e ao jovem músico Tiago Guzzo.
Os profissionais de comunicação também serão reverenciados pelo Gama com o Troféu Imprensa A Voz da Serra, nesta edição oferecidos às apresentadoras Marly Pinel e Carla Daiane, na categoria mídia visual, e aos jornalistas de A VOZ DA SERRA Vinicius Gastin e Henrique Amorim, na categoria mídia impressa.
O Gama também é música e cultura infantil
O projeto "Nossa Gente, Nossa História” também abrirá espaço para a música e a descoberta de talentos entre a garotada friburguense. Nos dias 22 e 23 de maio será encenado no Teatro Municipal Laercio Ventura o espetáculo musical "O Gama canta Noel Rosa”, com arranjo, voz e violão do jovem Tiago Guzzo, acompanhado de uma banda com seis componentes friburguenses. Tiago é formado em música pela UniRio e recentemente foi brindado com uma bolsa para especialização em música na Suécia por seis meses. "Nova Friburgo é um celeiro de talentos que precisam ser valorizados. Para este espetáculo, teremos 17 músicas já escolhidas e que estão sendo roteirizadas”, adianta Jaburu. A apresentação em tributo ao compositor Noel Rosa será às 20h, com ingressos a R$ 20. Estudantes e idosos pagarão meia-entrada.
Para outubro, mês da criança, o Gama prevê homenagear o criador da lei que instituiu o Dia Nacional da Criança, o deputado federal Galdino do Valle Filho, que viveu em Nova Friburgo em um casarão na avenida que leva o seu nome. O grupo promoverá concursos de redação e desenho para estudantes de 7 a 12 anos, de escolas públicas e particulares. Os alunos deverão fazer desenhos da Avenida Galdino do Valle Filho, uma trova sobre o político, tirar fotos da via atualmente, além uma redação sobre Galdino.
Os autores dos melhores trabalhos serão premiados com materiais escolares e certificados. O melhor desenho receberá a homenagem que terá o nome da artista plástica Dirce Montechiari, Osmar de Castro (melhor fotografia), Janaína Botelho (melhor dissertação) e Rodolpho Abbud (melhor trova).
Memorial Gama reunirá esculturas de personalidades friburguenses
2014 promete ser um ano de destaque para o Gama, que pretende tornar realidade um projeto almejado já há algum tempo por sua diretoria: o Memorial Gama. O projeto será desenvolvido em espaço físico ainda a ser escolhido, para abrigar as mais de 60 esculturas de personalidades locais esculpidas em papel machê pelo artista plástico Zeppe, que impressiona pelo realismo e sensibilidade de suas obras. É sonho de Jaburu e do presidente do Gama, Chico Figueiredo, criar uma galeria de esculturas "by Zeppe” de todos os prefeitos de Nova Friburgo e todos os presidentes do Brasil.
"Cada personalidade, no entanto, não ficará exposta no memorial por si só. Teremos placas e equipamentos digitais que fornecerão um breve histórico de cada homenageado. Será uma novidade que atrairá pelo realismo e pelo inusitado e, ao mesmo tempo, promoverá cultura. O memorial será um referencial para os estudantes. Será um corte na sociedade de Nova Friburgo sem qualquer grafismo oficial e com personagens de vários aspectos socioculturais”, acredita Jaburu.
O memorial buscará também incentivar a busca pelo conhecimento estimulando a preservação da nossa memória. Para tanto, a galeria contará ainda com réplicas de ilustres personalidades ligadas a Nova Friburgo, como Dom João VI, barão Antônio Clemente Pinto, o empresário Francisco Faria, a educadora Dilva Maria de Moraes, Julius Arp, Iza, "a mulher da vara”, Antônio Silvério, o patrono de A VOZ DA SERRA, Laercio Ventura, o jornalista Zuenir Ventura, entre tantos outros. Tudo com o apoio de quem faz o Gama: Antônio Fernando, contador; Irapuan Guimarães, literatura; professor Tadeu, cultura afrodescendente; Salete Lamego, pedagogia; Teleco Ventura, música; Filé, projetos especiais; Lanúzia Pimentel, vocal; Paulo Carvalho, teatro; Osmar de Castro, fotografia; Cil Corrêa, infantil; e o casal Eduardo e Imaculada Valentim, no apoio, além, é claro, de Jaburu, fundador, e Chico Figueiredo, presidente.
Deixe o seu comentário