Gama promove encontro de arte, cultura e história no Sanatório Naval

Cinco exposições na centenária casa da Marinha em Nova Friburgo resgatam parte da história da cidade e podem ser conferidas gratuitamente até 12 de agosto
quinta-feira, 11 de julho de 2013
por Márcio Madeira
Gama promove encontro de arte, cultura e história no Sanatório Naval
Gama promove encontro de arte, cultura e história no Sanatório Naval

Juntos, o Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) e o Sanatório Naval somam exatos 150 anos de história em Nova Friburgo. E boa parte desta tradição poderá ser apreciada pela população a partir desta sexta-feira, 12, quando as duas instituições dão início a um mês de parceria em nome da arte, cultura e história friburguenses.

Ao todo serão cinco as exposições de arte dentro dos domínios da Marinha, conforme explica o fundador e coordenador do Gama, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, popularmente conhecido como Jaburu. "Uma das exposições será ao ar livre, logo na entrada do Sanatório Naval. Ao longo da alameda que leva à sede da instituição, 24 fotografias do Nova Friburgo Country Clube pertencentes ao acervo de Osmar de Castro ficarão expostas, em ampliações de 2,00m x 1,87m. Duas destas imagens são antigas, feitas há mais de cem anos. As demais são de autoria do próprio Castro”, explica Jaburu.

"Na Casa do Velho Marinheiro estarão expostos 24 trabalhos em papier mârché de Zeppe, 12 dos quais inspirados na obra de Guignard, e os restantes dedicados a inspirações diversas, como Milton Nascimento, Charlie Chaplin, Os Saltimbancos do Picasso, o próprio Picasso quando era criança, Van Gogh, Paul Gauguin... É arte refletindo arte, uma espécie de metalinguagem”, continua Jaburu.

"A terceira exposição também pertence ao acervo do Gama e é composta por obras de Guignard reproduzidas em PVC. A Secretaria Municipal de Cultura também está apoiando a mostra e tornou possível a vinda da quarta coleção, composta por quadros do colecionador francês naturalizado brasileiro Romaric Büel. As obras foram pintadas pelo artista Tony Minister e são réplicas de quadros de Guignard”, explica Jaburu.

"Por fim haverá ainda a exposição de 14 pinturas assinadas por artistas de Nova Friburgo, ou que sejam ligados à cidade. Nomes como Luciano Maurício, J. Coelho, Herbert Prelog, Dirce Montechiari, Fabiano De Longo, Maranhão, Waldemar Perales, Mário Ferreira e Egídio Libotte. Trata-se, portanto, de uma exposição muito rica, em um lugar muito importante para Friburgo. Será um momento muito rico para o Gama em preparação às comemorações pelo aniversário de 47 anos, em setembro”, encerrou.

Chico Figueiredo, presidente do Gama, enfatiza a importância do local para o alcance da exposição. "Para nós, do Gama, é muito importante a parceria com o Sanatório Naval. Boa parte da população friburguense ainda não conhece as belezas desse lugar, e isso torna a experiência muito mais significativa e completa. Sem entrar nos méritos da conservação ambiental, que é um dos pilares do Sanatório e faz dele um verdadeiro santuário ecológico. O capitão de fragata Luiz Carlos da Graça, novo diretor do Sanatório, é um médico de forte ligação com a arte. É um homem que viajou muito, que tem um grande desenvolvimento cultural. O mesmo pode ser dito do vice-diretor, também capitão de fragata, Paulo Arthur Braga Coelho Jr.”, concluiu o presidente do Gama.

Valorizando a educação informal

A educadora Maria Salete Lamego vê ainda outros significados para essa exposição conjunta. "Eu entendo que exista uma ênfase muito grande na educação formal no Brasil. Por outro lado, a educação informal, que se obtém através da arte, da cultura, do convívio com pessoas que fizeram e testemunharam a história do município, me parece ficar um pouco esquecida. Então essa exposição se revela uma oportunidade preciosa para que as escolas possam valorizar esse tipo de saber, permitindo que os alunos possam conhecer e resgatar a história de uma forma diferente”, explicou.

Do lado do Sanatório Naval, a parceria também é comemorada. "O Sanatório Naval existe há 103 anos em Nova Friburgo. É um patrimônio da cidade, e nós ficamos muito felizes com a possibilidade de oferecer um pouco de cultura à população, em especial às crianças”, explica o capitão de fragata médico Luiz Carlos da Graça, diretor do Sanatório Naval.

"E tudo começou por acaso, há cerca de um mês, num encontro que tive com a diretoria do Gama na Secretaria de Cultura para tratar de outros assuntos. Nós acabamos conversando, e eu fiquei muito surpreso ao saber que muitos friburguenses ainda não sabem, por exemplo, que o famoso pintor Guignard nasceu aqui. Em outros países nós vemos crianças frequentando museus e exposições e sabemos que isso contribui muito para a formação cultural e para uma educação mais plena. E foi assim que surgiu a ideia da parceria”, encerrou o diretor do Sanatório.

A exposição é gratuita e ficará aberta à população entre os dias 12 de julho e 12 de agosto, de segunda a sexta, das 13h às 18h, ou aos sábados e domingos, das 10h às 18h. Livre

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: GAMA | Jaburu
Publicidade