Comemorando o sucesso da exposição “Uma história viva em busca de Guignard”, que reúne no Centro de Arte até a próxima quarta-feira, 28, diversas réplicas das obras do pintor friburguense de fama internacional Alberto da Veiga Guignard com a arte do papel machê do artista Zeppe, o Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) reverencia neste domingo, 25, cinco profissionais do município com atuação em diferentes áreas de atividade: os artistas plásticos César Marçal e Pedro Rocha, o estilista Tyrone, o fotógrafo e restaurador Osmar de Castro e o jornalista de A VOZ DA SERRA, Henrique Amorim. Eles receberão do Gama o título de “Pleno Cidadão Friburguense”.
“Com essa homenagem iremos reconhecer o talento desses profissionais que engrandecem este município através dos seus ramos de atuação”, destaca o presidente do Gama, Chico Figueiredo, que acredita ter cumprido o papel de difundir a memória e o talento de Guignard para os conterrâneos do renomado pintor com a mostra que tem atraído um bom público ao Centro de Arte. O fundador do Gama, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, observa ainda que a exposição em cartaz há quase um mês, além de despertar o interesse e o reconhecimento pelas obras de Guignard nos friburguenses e turistas, serve como uma justa homenagem ao talento da terra, “infelizmente ainda não tão valorizado como deveria por aqui”.
A exposição tem ainda despertado a curiosidade de estudantes sobre o legado de Guignard e propiciado a visita de caravanas de alunos ao Centro de Arte. “É uma possibilidade dos jovens conhecerem um pouco sobre a nossa cultura e terem mais contato com as artes”, observa Jaburu em meio aos trabalhos em papel machê de Zeppe que parecem ganhar vida tamanha a sensibilidade aliada ao talento nato do artista que reproduziu especialmente para essa mostra diversos personagens retratados nas obras de Guignard. A exposição “Uma história viva em busca de Guignard” reúne ainda trabalhos de mais dois grandes talentos friburguenses, os artistas plásticos Felga de Moraes, também diretor de artes visuais do Gama, que destaca desta vez seu talento com o desenho, e Marcelo Auad, que brinda o público com suas pinturas multicoloridas e cheias de vida.
Deixe o seu comentário