Gama homenageia Dom João VI com manifestações artísticas

quinta-feira, 14 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Um telegrama diferente está circulando pela cidade: de um lado, uma foto colorida do monumento a Dom João VI, do outro, as seguintes informações: “Urgente – Obs.: Sem memória não há identidade. Número de expedição: 16/05/2009 – Homenagem a Dom João VI - Parque Santa Elisa”, entre outros dados. Após observá-lo atentamente, percebe-se que é mais uma iniciativa do Gama – Grupo de Arte, Movimento e Ação. Desta vez para homenagear o criador de Nova Friburgo, o então rei de Portugal, Brasil e Algarves, que autorizou a vinda dos pioneiros colonos suíços para a Fazenda do Morro Queimado.

No dia 16 de maio, data que marca o 191° ano de fundação do município, através de ato assinado por D. João VI, será realizada manifestação artística, das 10h às 12h, no Parque Santa Elisa, onde foi erguido, em dezembro do ano passado, o monumento a Dom João VI. A ideia do telegrama original foi do fundador do Gama e diretor de teatro, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, mais conhecido por Jaburu.

O objetivo da ação é despertar a população para a importância da preservação da memória, reunir artistas e cidadãos friburguenses para prestar homenagem a Nova Friburgo e a D. João VI. Os cantores Ivan Diolindo e Adriana Novaes cantarão fados; June Mastrangelo, acompanhada de Tiago Guzo, no violão, interpretarão o Hino de Nova Friburgo e uma canção de grande apelo idealístico, cujo nome está sendo guardado em segredo por Jaburu; Dalmo Latini e seu filho (palhaços da Família Clou) apresentarão números acompanhados de outros palhaços em perna de pau; serão lidos e interpretados textos de Fernando Pessoa, Luís de Camões, Florbela Spanca, José Régio, entre outros; e integrantes do Grêmio Português e da Colônia Afro-Brasileira reservam surpresas para a ocasião.

Circuito Turístico Cultural

O monumento a Dom João VI é uma das 11 obras que fazem parte do Circuito Turístico Cultural Gama. Até o momento estão erguidos no mesmo parque monumentos a Galdino do Valle Filho e a Alberto da Veiga Guignard. O projeto conta com apoio da Prefeitura de Nova Friburgo e a produção das empresas Gemini Engenharia, Wermar e Pedrinco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade